Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho um terreno que tem algumas pedras e ervas daninhas e a terra parece não ser de boa qualidade além de ter bastante areia que ficou de uma obra. Vamos agora vedá-lo e irá servir não só para os miudos jogarem à bola como para plantarmos alguma sebes, árvores de fruto e plantas.
    O terreno mede cerca de 450m2. Tinha pensado juntar terra de jardim e revolver a terra mas aconselharam-me a juntar apenas adubo de pato e revolver a terra com a areia e ervas daninhas.
    Gostaria de saber se são desta opinião e qual a quantidade de adubo necessária para um terreno com esta dimensão.
    Agradeço desde já a atenção e disponibilidade.
    Cumprimentos.
    Filipa
  2.  # 2

    olhe, existe variadas formulas,

    tipo low cost, e sem pressas. compre umas galinhas e uns patos que possam andar no terreno á solta, enqunato la andarem não cresce nada, tratam das ervas daninhas e estrumam o terreno todo pois o coco de passar tem um alto teor de nitratos. um dia matas isso tudo e o terreno está fértil e começas a semear..

    a opção B é procurares um produtor de gado e negociares com ele uns belos tratores de estrume. espalhares isso e lavrares, repetir uma serie de vezes, ou mesmo todos os anos.

    pessoalmente optaria pelos dois ao mesmo tempo. estrumava o terreno e comprava umas galinhas para lhe tratar das ervas daninhas.. acredite que enquanto la andarem não cresce erva daninha nenhuma. minimo umas 10. os patos já são mais selectivos. bom bom eram uns ganso, comem como vacas e estrumam como elefantes.. e com o bonus de darem sinal quando houver intrusos pois s´ão melhores nisso que muitos cães. nem precisam de grão basta-lhes verdura, erva, fruta, landres, castanhas... etc.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  3.  # 3

    Como o Antony disse pode estrumar a terra e/ou colocar mato. Depois passa os discos e posteriormente lavra a terra. Quanto mais tempo ela estiver lavrada, mais as ervas que foram para baixo apodrecem. Quando decidir fazer o plantio fresa a terra e ela fica "fofa" e pronta a colocar o que quiser semear.
    Este ciclo deve ser repetido todos os anos.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  4.  # 4

    Colocado por: antonylemosnem precisam de grão basta-lhes verdura, erva, fruta, landres, castanhas... etc.

    E água, muita água. De preferência um reservatório para eles tomarem banho, que adoram.
    Eu fiz um buraco no chão e cobri-o com plástico. Quando mudo a água é um verdadeiro espectáculo o ritual do banho.
    Concordam com este comentário: branco.valter
  5.  # 5

    Colocado por: 21papaleguasEu fiz um buraco no chão e cobri-o com plástico. Quando mudo a água é um verdadeiro espectáculo o ritual do banho.
    para n\ao falar que essa ]agua ]e um verdadeiro adubo
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  6.  # 6

    Agradeço imenso os comentários.
    Os animais poderiam ser uma boa opção, mas a ideia seria o terreno poder ser usado como jardim pelo que a convivência de crianças pequenas com o estrume talvez não seja boa ideia.
    Estava a pensar pedir cerca de 6m3 de estrume de pato e pedir a alguém com uma máquina para revolver o terreno e misturar tudo.
    Mais uma vez agradeço os comentários.
    Não percebi o que é "passar os discos".
  7.  # 7

    Colocado por: Filipa CardosoNão percebi o que é "passar os discos".

    Veja aqui
  8.  # 8

    Ah.Já percebi. Obrigadíssima!

    Aqui não tenho acesso a tractores agrícolas. Na verdade tinha falado com o condutor de uma retroescavadora para ver se conseguia revolver um pouco o terreno mas começo a achar que talvez seja complicado...
  9.  # 9

    Para fertilizar bem a terra use Guano, tem um contra, cheira muito mal, mas é do melhor que há.

    Cumprimentos.
  10.  # 10

    Obrigada pela sugestão.

    Cumprimentos.
  11.  # 11

    Grade esse solo superficialmente para remover as pedras.

    Depois pode fazer o que lhe disseram, qual o tipo de solo sob a areia?
    Estrume de pato não tenho experiência, mas estrumes de ovelha e/ou de cavalo, é muito bom, em especial se quiser enrelvar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Filipa Cardoso
  12.  # 12

    vc quer que a crianças brinquem mas o estrume so esta á vista até passar o trator.. depois semeia e deixe crescer a relva.. isso n deve faltar quem tenha tratores aí perto. 6m3 de estrume de pato não dá para nada com a área que tem, dois tratores chegam bem. para isso. afinal vc quer melhorar a terra ou quer que fique areia-?.. procure bem por estrume de gado, cavalo,vaca ovelha... e faça como lhe disse, nao se arrependerá... para melhorar a terra necessita de matéria orgânica com força, e não apenas um ano.. mas todos os anos at que fique satisfeito, especialmente se quiser meter aí arvores de fruto.. necessitam de estrume com força..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Filipa Cardoso
  13.  # 13

    Faça como eu fiz, que está a dar frutos.

    Comece por saber onde na sua zona pode entregar uma amostra de terra para ser analisada (Veja na pagina do DRAP a delegação mais perto de si).
    Eles explicam como fazer a colheita, entrega no serviço, e paga 15 euros, se não me engano.
    Depois enviam-lhe o resultado por mail, e com essas características é só falar com um Engº do próprio serviço, que lhe faz a "receita" dos correctivos a aplicar, consoante o fim a que se destina (correcção do pH, matéria orgânica, etc etc).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Filipa Cardoso
 
0.0150 seg. NEW