Precisava da vossa sincera opinião, tenho projecto aprovado na Câmara de Santarém para reconstrução de uma moradia, foi projectado uma estrutura para o telhado em lsf que levaria painel sandwich e a telha depois por cima e por baixo seria tudo em pladur e não teria laje porque assim seria muito mais barato, hoje em conversa com um construtor disse-me precisamente o contrário fazendo a laje e com as vigotas em cimento o que poupava dava para as telhas.
é assim, o LSF é muito mais leve e possivelmente para o tipo de reconstrução será a solução mais adequada. O construtor com quem falou vai obviamente querer puxar a brasa á sua sardinha, e possivelmente não trabalha com LSF e obviamente vai querer que VC opte pelos seus serviços e o que ele sabe fazer.... Mais do que isso não posso comentar pois não sei.
Não sei que tipo de construção é a original. Mas pela descrição vou adivinhar que seria algo mais antigo com cobertura original em madeira. A solução de placa em cimento e vigas etc pode não á a mais adequada para certos tipos de construções antigas. O construtor quer é fazer, pouco se importa se é melhor ou pior, para si é sempre melhor.
depois existe outra vertente nisto tudo, o que tem foi estudado para o sistema em LSF etc. certamente tiveram em conta solucionar pontes térmicas etc.. ao mudar o sistema construtivo tem de ter tudo isso em conta, estudar a solução a nível térmico e arranjar soluções para pontes térmicas etc... não é tão simples como trocar uma coisa pela outra, o resultado de tal troca pode trazer problemas futuros que sairão caros. solucionar no futuro pontes térmicas, humidades, condensações... etc
apenas vou comentar esses pontos técnicos pois a nível de preços não lhe sei dizer pois não sei ao certo do que se trata. mas a diferença não há de ser muita. na minha opinião siga com o que foi projectado e procure quem saiba fazer em LSF. caso contrário irão todos dizer que o que sabem fazer é o melhor.