Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Esta situação já se vem arrastando há vários, vacilo entre fechar os olhos e contactar um advogado para um processo que pode ser moroso.
    Pedia apenas um esclarecimento, eu podia contar aqui uma história longa que só iria aborrecer os outros participantes deste fórum.

    A questão que se põe é: tenho uma vivenda, com 3 janelas para o terreno de um vizinho que decidiu construir um prédio novo de 3 andares no espaço que sobrou entre o novo prédio dele e a minha vivenda decidiu construir uma piscina. Não respeitou o artigo do código civil que obrigaria a deixar uma distância de um metro e meio entre a parede onde estão as janelas e o início do pavimento onde estão os frequentadores da piscina. Pode parecer estranho mas a autarquia aprovou o projecto sem contestar. Ou nem veio fiscalizar.

    O problema é, neste momento, eu estou na sala descansado a ver TV e vejo na janela ao lado pessoas em biquini a saltarem para a piscina fazendo barulho com tudo isso a acontecer eles a esforçarem-se para me ignorar e eu também a eles. Mas não consigo. Fecho as persianas e a conversa acabou. O problema é a falta de privacidade que está a ser completa e a todo o momento a ter lugar. Acontece que esse meu vizinho vendeu os apartamentos todos do prédio e neste momento a falar com alguém não sei quem é: é com um condomínio de quem nem sei quem seja o responsável.

    Eu abro uma das janelas e tenho mesma distância do alcance mão espreguiçadeiras, guarda-sois, toalhas, mesas.
    A última noite um grupo de miúdos ficou a jogar à bola dentro da piscina até às tantas. Fartaram-se de fazer barulho e eu estive para chamar as autoridades. Mas é férias e eu deixei tar. Toda a gente quer é descanso e deixei passar. Fiquei com receio de que me riscassem as paredes ou danificassem as persianas. Tentar chegar à comunicação com esta gente é impossível.
    E é impossível porquê?

    Acontece que moro numa zona de veraneio. Os apartamentos são alugados a veraneantes e então durante o verão vejo pela janela pessoas completamente diferentes. Um dia se calhar até acontece ver o António Costa pela janela em banhos na piscina. lol Desconfio que o prédio alberga vários alojamentos locais não declarados. Como disse atrás, ignoro até quem seja o actual responsável do condomínio.
    Mas voltando ao princípio, tenho o direito de exigir que os frequentadores respeitem o metro e meio de distância da minha janela para a frente e não aproximem tanto os pertences deles à minha janela, já que o autarquia e o ex-vizinho (e o actual condomínio) não respeitam/respeitaram)a lei ?
    • eu
    • 6 agosto 2017

     # 2

    Colocado por: digfishestou na sala descansado a ver TV e vejo na janela ao lado pessoas em biquini

    E queixa-se ?
  2.  # 3

    Colocado por: digfishMas voltando ao princípio, tenho o direito de exigir que os frequentadores respeitem o metro e meio de distância da minha janela para a frente e não aproximem tanto os pertences deles à minha janela, já que o autarquia e o ex-vizinho (e o actual condomínio) não respeitam/respeitaram)a lei ?
    os utilizadores da piscina podem usar o espaço até ao limite vedado da sua propriedade, se é coincidente com a janela será até esta que podem usufruir.
    • DR1982
    • 6 agosto 2017 editado

     # 4

    Entao e como é que a sua janela esta no limite do seu terreno virada para o vizinho?
    A sua janela nao devia estar afastada uns X metros do terreno do vizinho? Veja la se nao arranja a fecharem-lhe as janelas que tem viradas para o terreno do vizinho...
    • LuB
    • 6 agosto 2017

     # 5

    As piscina têm de ser legalizadas. Se ela estiver legal, nada a fazer.
  3.  # 6

    Colocado por: DR1982Entao e como é que a sua janela esta no limite do seu terreno virada para o vizinho?
    A sua janela nao devia estar afastada uns X metros do terreno do vizinho? Veja la se nao arranja a fecharem-lhe as janelas que tem viradas para o terreno do vizinho...

    Acho que não fui claro. A minha casa já existia e as janelas que davam para o terreno dele (aconteceu virem de uma casa antiga que foi divida ao meio por dois antepassados meus). As janelas ficaram porque as pessoas se conheciam. Até que os meus familiares venderam-no a um indivíduo que nunca quis nada comigo. E fez o que lhe apeteceu. Eu é que tinha de fechar as janelas quando a casa já existia !? Que eu saiba, pressupõe-se o respeito pelo existente. O meu ex-vizinho é que não quis fazer divisória para separar o espaço da piscina das minhas janelas. Ele é que não quis.
    Não vou fechar as janelas porque estas já existiam e ele (e os do município que lhe aprovaram o projecto) não respeitaram a lei.
  4.  # 7

    Se você diz que a camara aprovou à primeira vista não parece estar ilegal
    Concordam com este comentário: digfish
  5.  # 8

    Se o raio da piscina estivesse afastada mais 1,5m, isso ia resolver os seus problemas? Nao, pois nao?
    O barulho haveria de ser igual, ia continuar a ver o pessoal de bikini a mesma, etc...
    Quer me fazer parecer que já não sabe por onde lhe pegar...
    Concordam com este comentário: DEEPblue, eu, Picareta
  6.  # 9

    digfish

    cuidado com isso pois mesmo sem conhecer todos os meandros da coisa digo-lhe que ele até pode construir um muro afastado apenas um metro e meio da sua janela e com 1.5 m de altura no mínimo, portanto não sei mesmo o que será pior.
    • DR1982
    • 6 agosto 2017 editado

     # 10

    Eu entendo os dois lados, por um lado nao queria ter uma casa e pessoas a incomodar-me imediatamente a frante da minha janela, por outro nao queria ter um terreno onde nao pudesse fazer uma piscina porque o barulho ia incomodar o vizinho.
    Como o Marco1 diz nao vá o vizinho levantar lhe uma parede a 1.5m da janela, (eu era o que fazia se tivesse uma piscina num terreno assim)...
    •  
      GMCQ
    • 7 agosto 2017

     # 11

    Colocado por: digfish .
    Eu abro uma das janelas e tenho mesma distância do alcance mão espreguiçadeiras, guarda-sois, toalhas, mesas.


    Está à espera do quê para saltar para a piscina?? 😊
    Concordam com este comentário: digfish
  7.  # 12

    é uma situação chata, resta-lhe chamar as autoridades com o ruído aumentar durante a noite e aguentar todos os constrangimentos da situação.
    As janelas podem ser suas, o terreno é do vizinho, você só tem direito à servidão de vistas.

    por acaso é uma piscina, mas até podia ser um motor de rega debaixo da sua janela, acredito que era bem pior. Não tem privacidade? claro que não, o terreno é do vizinho, legalmente ele pode fazer muita coisa nele, que o incomoda e bastante.

    Não conheço a envolvente, mas deduzo que a sua casa, para estar nessa situação, que deve ter alguns anos, hoje isso não era possivel. Se a sua casa sofreu obras de recuperação, podia ter ponderado fechar essas janelas, caso fosse possível, ou então colocar nesse lado da casa divisões menos usadas, como wcs ou arrumos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: digfish
  8.  # 13

    Se a piscina estiver legal, não deve haver muito a fazer.

    Se a piscina estiver ilegal, tente averiguar se a mesma se pode manter após legalização ou construção de algum muro por parte do vizinho. Se assim for, mais vale que em vez de um muro, sejam colocados uns arbustos ou algo mais agradável para cortar essa vista.

    Quanto ao ruído, penso que será uma questão de ir aguentando e/ou sempre que necessário chamar as autoridades.

    Mesmo que ao seu lado estivesse um bloco de apartamentos de habitação permanente ou um hotel totalmente legal e com todas as infraestruturas inerentes a um "hotel de verão", iria sempre ter o problema do ruído. A diferença é que sendo para férias, as pessoas mudam frequentemente e não vale muito a pena queixar-se às autoridades (a não ser que ultrapasse largamente os limites), pois na semana seguinte serão outros veraneantes...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: digfish
  9.  # 14

    Pois, obrigado por todas as vossas respostas. Já vi então que não haverá volta a dar. A questão premente aqui é que neste momento o meu vizinho que construiu o prédio vendeu os apartamentos todos e retirou-se. Neste momento haverá um condomínio. A quem me hei-de queixar se me causarem estragos na parede e/ou janelas !? E tendo em conta que nem sei quem são os actuais proprietários, tenho "vizinhos" diferentes todas as semanas, porque as casas são usadas exclusivamente para aluguer de férias.
    •  
      GMCQ
    • 9 agosto 2017

     # 15

    Se calhar pode tentar começar por falar com o condomínio ou quem o representa e ver no que dá.
    • LuB
    • 9 agosto 2017

     # 16

    Sempre lhe pode atirar com uns sapos para a piscina!
    Não disse que ela ficava mesmo ao lado da sua janela?
      maxresdefault.jpg
  10.  # 17

    Como em todo o lado, num fórum também há gente de todo o género... desde os t-o-l-o-s, até os xico-espertos e no meio de tanta gente, lá se aproveita uma resposta ou outra...
  11.  # 18

    A erguerem o muro terão de o fazer a 1,5 metros de altura, mas não poderão levantar mais pondo em causa as actuais condições de luminosidade...
    • FFAD
    • 25 julho 2018

     # 19

    a única forma de evitar estas situações é comprar os terrenos adjacentes à sua propriedade...

    viva a sua vida e deixe-se de ressabiadices...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo999
  12.  # 20

    outro comentário escusado, que não adianta nada...
 
0.0183 seg. NEW