Iniciar sessão ou registar-se
    • LC_83
    • 27 fevereiro 2018

     # 1

    Boa tarde a todos,

    tenho andado a estudar a substituição da minha actual caixilharia em aluminio s/ corte térmico por PVC ou mesmo por aluminio mas uma série em condições

    Queria manter a estilo actual, com vidro verde, mas parece que é mau termicamente.... e até já pondero esquecer essa opção... mas só se se justificasse mesmo.

    O principal vão grande virado a sul (sol quase todo o dia) estou a considerar colocar estores monobloco, sendo já uma boa proteção, digo eu.

    Neste momento sem pensar nos valores em si, tenho os dados da imagem abaixo.

    Alguma opinião?
      ESCOLHA.jpg
    • nmex2
    • 27 fevereiro 2018

     # 2

    sem ter a certeza de qual o vao grande virado a sul que se refere - e a vivência que tem da casa - tenho dúvidas se essa caixa de estore não vai ficar "feia"

    já lhe sugeri as portadas, se a questão for alguma privacidade (noite) e proteção (térmica) do vão - isto assumindo que abdica da vista para o exterior no verão para se defender do calor.

    julgo que não tem palas a proteger os vãos, certo?

    pode também aumentar o factor solar - para aguentar o verão com vista e sem proteções, mas depois já sabe que no inverno na vai ter ganhos - a casa não aquece através do vidro.

    relativamente a imagem, já que teve o trabalho de fazer a tabela, evolua-a um pouco e fica com uma coisa como deve ser:

    subdivida mais as colunas, incluindo:

    perfil : marca/modelo
    ferragens : marca, tipo de abertura, pontos (tipo) de fecho, características especiais (microventilacao, abertura invertida, manter com chave, etc..)
    vidros : vidro 1 (espessura, capas, laminado, temperado etc..), caixa (ar ou gás, espessura, warm edge, etc..), vidro 2 (espessura, capas, laminado, temperado, etc..)

    em que terá uma tabela (ou linhas separaras) para cada vão e para cada proposta

    pode tentar fazer uma primeira linha (para cada vão) com aquilo que acha o mínimo indespensavel ou o que está a procurar, depois tente que as várias opções venham mais ou menos alinhadas/detalha das com essa linha : para poder comparar soluções equi valentes.
    • LC_83
    • 27 fevereiro 2018

     # 3

    caro nmex

    PORTADAS
    A questão das portadas está colocada de lado, quer pelo preço como pela comodidade.


    As grandes dúvidas colocam-se em 2 sacadas dos quartos viradas a norte, que não apanham sol directo mas que queremos controlar a luz e como não gostámos de ver os monoblocos no exterior, a solução passaria então por aproveitar substituir a caixilharia e colocar então o monobloco já dentro do vão em conjunto com a caixilharia. Isto iria permitir tb mais uma barreira termica e de segurança.
    Haveria sempre a opção de colocar um blackout interior com guias laterais..

    O outro ponto crítico é um vão de 4200x2300 (LxA) que actualmente é de correr e o vidro tb não será nada de especial. Há alguns meses até houve uma reparação/melhoria deste vão pois tinha algumas falhas de montagem, além de ser uma série simples (acho que é CS da SAPA, de 2005, segundo ouvi da empresa que fez a melhoria). É um vão que raramente abrimos, mas no futuro não sabemos, pelo que será substituida por um vão fixo central e 2 oscilobatentes laterais, que permitirão assim ventilação.
    Sendo um vão que apanha tanto sol, já chegamos quase a instalar um brisa-solar, mas aquilo realmente ficaria um pouco mal, daí que tb tenho algum receio na opção de este vão tb ter os monoblocos.
    Este vão não tem qualquer proteção exterior.
    Tb existe a possibilidade de colocar um bom vidro (tipo cool-lite + 16 argon + 44.1), e manter um estore de rolo interior para bloquear a luz... não sei... mas lá está, neste caso não terei a cor verde do vidro..

    COR DOS VIDROS
    Outra dor de cabeça é a actual cor dos vidros, que é verde.... e alguns instaladores chamaram a atenção para a questão da cor absorver calor... que me deixou reticente.. será que fará realmente a diferença relativamente a um vidro incolor tipo planilux?! Se a melhor opçao passar realmente por esquecer a cor verde, reduzo logo essa variante...

    TABELA COMPLETA
    Eu não dividi mais a tabela porque, por exemplo nas ferragens, nem sei que caracteristicas especiais poderá ter... para mim é oscilobatente/microventilação e fico por aí no que poderá ter extra... se calhar tenho que pesquisar melhor o assunto..
    • LC_83
    • 28 fevereiro 2018

     # 4

    Ora bem, estive até agora a ler sobre vidros e até me registei no CalumenLive para "brincar" com as opções e entender os efeitos... teoria é claro, mas pelos testes que fui fazendo, o vidro verde (parsol verde) não será o problema em relação ao aquecimento.

    Ou seja, os principais itens por onde me guio são:
    - Factor solar (G), que dirá respeito ao calor que entra na casa pelo vidro
    - Ug - Quando menor, menos perdas tenho de calor
    - Transmissão Luminosa - que será a luz que entra na casa

    Estou a pensar bem?
    Que outros valores tenho que ter em atenção?

    A minha questão neste momento é: o vidro verde deve estar no exterior ou no interior?
    • LC_83
    • 28 fevereiro 2018

     # 5

    Boa tarde,

    peço desculpa por insistir, antes que este tópico fique perdido lá para o fundo, será que alguém me consegue esclarecer pelo menos esta questão?


    O vidro verde deve estar no exterior ou no interior?
  1.  # 6

    O vidro verde, em tempos andou na moda porque uns teóricos diziam que era melhor termicamente, mas na realidade o que fazia era melhorar ligeiramente o factor solar.

    Pode esquecer isso, se vai optar (e bem) por baixo emissivos, descarte o Parsol Verde. Não faz sentido e só lhe dá dores de cabeça pois o vidro com coloração pode de facto partir por choque térmico, daí alguns orçamentos terem colocado esse vidro temperado, para aguentar os choques térmicos.

    Quanto ao resto, visto que não está a colocar o factor preço na equação. Que tal ponderar um bom sistema de alumínio? A nível estético ficava mais parecido com o que tem aí.
    • LC_83
    • 28 fevereiro 2018 editado

     # 7

    two rok,

    Parti para o PVC pela questão dos conjuntos caixilharia/monoblocos, assim como pela questão térmica. No entanto é uma decisão que deixarei para quando decidir sobre os vidros, pois nessa altura será apenas uma questão de comparar a caixilharia.

    De facto já tive um orçamento em que variava apenas 190€ (sistema LT da sosoares) ... até pensei que fosse engano... e por esse valor iria para o aluminio sim.

    E é claro que o factor preço entra na equação, mas é quando tiver os "minimos" definidos.. ;)

    A questão do vidro verde é que me obriga a substituir um outro aro fixo de canto, que fica na frente da casa... mas tb não é por esse custo extra que não passo para "incolor" se se justificar é claro...
    No entanto, em termos térmicos, não acaba por ser a mesma coisa?!
  2.  # 8

    Vim reavivar o tópico.... pela questão da cor do vidro.

    a verdade é que depois de estar habituado a ver a cor na casa, não sei se vou gostar do vidro "sem cor".

    Com o "medo" que me colocaram com a questão do "vidro verde absorve mais calor", fiquei mesmo muito reticente. Só que à medida que fui tentando perceber um pouco mais, parece-me que o vidro verde porta-se basicamente como um vidro normal (planilux por exemplo) mas com a benesse de melhorar pouquissimo o factor solar.
    Estou obviamente a falar de vidro verde temperado (Parsol Verde Temperado 6) aliado a um planitherm 6 (XN ou 4S)...

    A principal questão a nível solar é um vão de 4200x2300 que tenho virado a sul, mas onde vou colocar uma brisa solar. Ainda ponderei os monoblocos, mas visualmente é uma solução que acabou por ser descartada pela familia...
    • LC_83
    • 1 agosto 2018 editado

     # 9

    Ora bem...
    O assunto foi-se arrastando e como é óbvio, com as temperaturas mais amenas o ressoamento tb foi desaparecendo e deixou de "parecer" crítico.. ;)

    Mas não está esquecido e fui reduzindo as opções.

    Está definido que se manterá o vidro verde e só estou a ver qual a melhor restante composição do vidro e do fabricante PVC final. Estou virado para perfis da Aluplast cujas janelas serão feitas na TagusPVC.

    O instalador tinha-me sugerido vidro laminado, mas acusticamente não vejo necessidade disso.

    Segue anexo com a proposta actual. Pelo que vou lendo, as espessuras deveriam ser diferentes, mas será que gera assim um impacto perceptível?
      Screenshot_1.png
      Screenshot_2.png
  3.  # 10

    O único impacto será acústico. Fora isso não tem problema nenhum.
  4.  # 11

    As espessuras diferentes (uma vez que é vidro de cor) só são relevantes acusticamente.
    De resto, se os vãos são grandes deve manter os 6mm, se forem pequenos não há qualquer necessidade disso.

    Árgon é bom para os valores da ficha técnica e certificações energéticas. Daqui a 2/3 anos o que resta no caixilho é menos de 30% e assim sucessivamente.
    Concordam com este comentário: two-rok
  5.  # 12

    Boa noite os vidros laminados desempenham o papel de segurança e acústico. No caso térmico aconselho um vidro A 70 ou o A 50 em que fica na cara exterior. A câmara de ar também vai fazer diferença quanto maior melhor. Nos dias de hoje o mais usual é câmara 16.18 e 20.o vidro temperado só é necessário se ambos os vidros forem escuros . Exemplo interior bronze 5mm temprex+cx16+A70 6 mm exterior
  6.  # 13

    Colocado por: NmvmartinsBoa noite os vidros laminados desempenham o papel de segurança e acústico.


    Os laminados de gama normal desempenham um papel acústico? Ou estamos a falar em Laminados Akustex? Esses sim, desempenham um "papel acústico", os normais não. Lá por protegerem mais um dB em relação ao vidro float de igual espessura, não significa que sejam um produto acústico, pois não é essa a sua função. Akustex sim, são um produto acústico e que protegem cerca de 3dB em relação ao monolítico de igual espessura.

    Colocado por: NmvmartinsA câmara de ar também vai fazer diferença quanto maior melhor.


    Errado. A melhor caixa é 15 ou 16mm, tudo o que fuja destes valores é prejudicial. Basta usar os simuladores para perceber isso.

    Colocado por: Nmvmartinso vidro temperado só é necessário se ambos os vidros forem escuros . Exemplo interior bronze 5mm temprex+cx16+A70 6 mm exterior


    A VitroChaves não concorda consigo. A mim dizem-me sempre para pedir temperado os vidros acima de 4m2 quando um dos vidros é de cor.
  7.  # 14

    Estava a falar em vidros normais área inferior a 4 m2. Em relação a câmara de ar que colocaria numa série de 60 com caixa de 48 mm
  8.  # 15

    Colocado por: NmvmartinsEstava a falar em vidros normais área inferior a 4 m2.


    Ok, mas esses casos são raros. Certo?

    Colocado por: NmvmartinsEm relação a câmara de ar que colocaria numa série de 60 com caixa de 48 mm


    Estava a perguntar-me o que coloco numa série de 60? Caixa de 16mm ou vidro triplo com ambas as caixas de 16mm. Há casos em que precisamos mesmo de usar 14 ou 18mm por imposição técnica deste ou daquele perfil. Tirando isso devemos sempre optar por caixa de 16mm. O 0,1 de valor ug é importante, se tivermos em conta que a escolha da caixa é uma coisa que não altera o valor da obra (ok são uns cêntimos por metro quadrado, mas é quase irrelevante para o valor global).
  9.  # 16

    Pois mas entre a escolha de 50 centimos de uma caixa de 18 e vidro triplo já mexe no bolso
    Concordam com este comentário: two-rok
  10.  # 17

    Muitas vezes os clientes limitam nos nestes aspectos de propor um produto melhor com algum custo e se colocar mos este ponto da térmica muitos são leigos na matéria nem se interessam nem perdem tempo para pesquisar o que interessa e fechar a casa
    Concordam com este comentário: nmex2, two-rok
  11.  # 18

    Colocado por: NmvmartinsMuitas vezes os clientes limitam nos nestes aspectos de propor um produto melhor com algum custo e se colocar mos este ponto da térmica muitos são leigos na matéria nem se interessam nem perdem tempo para pesquisar o que interessa e fechar a casa
    Concordam com este comentário:nmex2


    mas o inverso não é menos verdade... o cliente pedir um pouco mais, e a maioria, ou não estar nem aí para o assunto, ou não saber mais do que o “sempre fiz assim”
    Concordam com este comentário: Nmvmartins, two-rok
 
0.0186 seg. NEW