Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Preciso de pintar algumas divisões do meu apartamento. Foi remodelado quando o comprámos à cerca de 6 anos, a tinta usada na altura era suposto ser boa e anti fungos, mas na altura andava demasiado ocupado para supervisionar as obras e nem sei que tinta exactamente usaram, mas não era boa de certeza.

    Boa parte do apartamento faz fachada lateral do prédio, e nessas divisões é muito comum aparecerem manchas de bolor e fungos na parede, geralmente atrás de sofá, cabeceira da cama, etc. Há uns anos houve renovação do exterior do prédio, procederam a isolamentos e pintura nova, pelo que o maior problema não deverá ser do exterior, mas principalmente da tinta usada no interior.

    Andei a pesquisar um pouco online e lojas e por enquanto vi:

    CIN:
    Primário Cinolite + Tinta Vinylmatt ou Vinylclean

    Robbialac:
    Primário Plastron + Tinta Rep

    Por outros tópicos que vi por aqui, vi opiniões de que apesar de estas serem opções caras, não são necessariamente as melhores ou poderão haver outras opções tão boas mas a menores preços, estou aberto a qualquer sugestão.


    Outra questão importante: A pintura em si.

    Sempre fui habilidoso em trabalhos manuais, ou não fosse filho do senhor que pintava os cartazes de cinema das fachadas dos cinemas de Lisboa como São Jorge e Condes entre muitas outras coisas, mas não tenho experiência de pintura de paredes. Não sei até que ponto será benéfico poupar algum e ver vídeos no youtube e ler dicas de como o fazer, ou pura e simplesmente apenas comprar as tintas e contratar um profissional para o fazer (tornando até o processo mais rápido).

    Obrigado desde já pelos comentários.
  2.  # 2

    Na minha opinião se as paredes tem problema de humidade devia resolver o problema no exterior .

    Ao pintar não devia por uma tinta tão boa . No inverno vai escorrer em fio pelas paredes. Qt melhor for a tinta pior p sua Casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: polomotion
  3.  # 3

    Vinilmatt ? ...
    No estuque virgem, dei primário e seguindo a ficha técnica com a diluição adequada teve de levar 3 demaos ...e merecia outra, dado que a toma foi a 3% diluição e não a 5....
    No gesso cartonado hidrofugado teve a mesma receita mas teve de levar 5 demaos..
    Sim faco pinturas já desde 1991....
    Em contrapartida no areado, bastou primário e 2 demaos.....
    Amanha segue reclamação para a cin....
  4.  # 4

    O que deve estar a acontecer e...
    Pintura exterior nova e tal tinta com pouca permeabilidade ao vapor ou isolante mesmo...
    Aparece uma fissura e a agua entra e alastra humildade...
    Como a tinta exterior poderá fazer um filme, impede o vapor dessa humildade de evaporar para o exterior e vai para o interior...
    Alem disto, pontes térmicas, se for junto a pilares, vigas ppq o isolamento não deve ter corrigido as mesmas...
    Uma das razoes mais fortes a adicionar as potenciais anteriores, e ...falta de ventilação interior....certinho...
    Limpe bem co um pano mergulhado em agua e lexivia.
    Deixe secar, não só ao tacto e toca a pintar com uma tinta razoável...
  5.  # 5

    Se for você a pintar, meta um foco no chão afastado da parede para o calor não fazer a tinta puxar mais rapidamente...
    Assim consegue ver melhor o que esta a fazer...
    Pense apenas que o objectivo e criar um filme de tinta na parede com distribuição homogenia da tinta, sem rebarbas nem irregularidades no picotado do rolo
    Existem ai uns rolos que custam mais 1 euro, mas deixam o picotado mais suave....
    Se e para pintar com cor...fazer o recorte bem feito junto a sanca em contra relógio para a tinta não secar e gerar marcas, ainda por cima se acetinada ou brilhante, então o melhor...e não estragar material...
    De onde e?
  6.  # 6

    Obrigado pelas respostas até agora.

    Posso dizer que os problemas que temos nas paredes ao nível de humidade e bolores já existiam ANTES da renovação do exterior do prédio. E creio que o trabalho foi bem feito, por isso o problema não deverá ser causado por infiltrações do exterior.

    Dá completamente a ideia que tem a ver com condensação em casa. E assim for, a situação vai melhorar com as tintas que mencionei por exemplo?

    Se for eu a pintar ainda vou ter de ler um pouco sobre o assunto, ver vídeos, possivelmente "sacrificar" uma das paredes e alguma tinta a fazer a primeira experiência.

    Se alguém puder recomendar uma lista de material agradecia.

    A minha esposa por curiosidade foi pedir ofertas de orçamento ao site Zaask para a pintura de 3 divisões, uma sala com 18m2 e dois quartos de 12m2, e já recebemos um de 1.000€. Quando ela me disse o valor obviamente que a primeira coisa que pensei foi que nem que lixe uma lata de tinta ou demão, e comprando o material para o trabalho, ainda vai compensar ser eu a pintar.

    Estou na zona da Amadora já agora.
  7.  # 7

    Se lhe aplicar uma tinta com pouca permeabilidade ao vapor ou primário o problema vai piorar...
    Uma solução pouco permeável, forma um filme...logo o gesso da parede perde a capacidade de absorção de humidade, e libertação durante o dia com a abertura de janelas..
    Se as paredes ficarem com um filme, tipo vidro, ao minimo de humidade começa a escorres, dai o final do comentário do user valtere.
    Esses valores são só mao de obra ?
  8.  # 8

    O valor é só de mão de obra, tintas compraríamos nós.

    Se ir pelo caminho que disse de primário mais aquelas tintas está fora de questão, que recomendação fazem para tentar resolver ou minimizar isto ao máximo?
    • CD00
    • 2 agosto 2018

     # 9

    airjoca, desde já os meus agradecimentos ao teu pai. Lembro-me perfeitamente desses posters gigantescos. No Condes, São Jorge, mas também no Eden quando ainda funcionava como cinema. Sempre me impressionou como é que alguém conseguia fazer aquilo naquela escala.

    Quanto à tua situação, tive um caso parecido e optei pelo primeiro conjunto (cinolite + clean) e pintores profissionais- tudo chave na mão, eles compraram as tintas. A minha avaliação:

    - relativamente ao material, excelente: é agradável ao toque, super lavável, e até agora, em 2 anos, não se voltou a formar bolor, nem há rachas, nem escorrimentos, etc.

    - relativamente aos pintores, não fiquei propriamente satisfeito. Fizeram tudo à pressa e não traziam materiais suficientes nuns casos, ou apropriados noutros e ainda tentaram enganar no primário a usar. A nível de resultados: deixaram imensas irregularidades nas paredes, os rodapés ficaram "borrados" de tinta e danificaram os vários pavimentos (riscos), especialmente a zona de entrada. O único aspecto positivo é que pelo menos foram rápidos, despacharam tudo em 3 dias (aquela pressa toda algum efeito teve).

    Lições aprendidas p/ próximas pinturas: CIN + DIY.

    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: airjoca
  9.  # 10

    CD00, era assim:

    https://i.imgur.com/FuJof97.jpg

    https://i.imgur.com/ekg9db6.jpg
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CD00
 
0.0127 seg. NEW