Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Tenho um inquilino que já não paga renda à mais de 3 meses porque decidiu que devia fazer obras e ser eu a paga-las dessa forma..

    Vou proceder ao pré aviso de despejo, mas comecei a ler aqui nos foruns e apercebi-me que não posso usar o modo simplificado do BNA por não ter um contrato escrito?

    Em 1998 arrendei a casa, desde então que está registado nas finanças, e todos os anos pago os impostos e passo os recibos, mas agora pelo que leio mesmo assim tenho que proceder a uma ação normal de despejo em tribunal por nao ter contrato escrito e assinado, é mesmo assim? Na altura as finanças não exigiam contrato escrito..

    Se é o caso como devo proceder? Dou o aviso de 30 dias para pagar e depois tenho que arranjar um advogado? No fim, se tudo estiver bem o inquilino será obrigado a pagar as minhas despesas com o advogado? Porque estou a prever ficar anos em tribunal sem receber a renda e ainda ter os custos do advogado..

    Muito obrigado pelas possíveis ajudas.
  2.  # 2

    O melhor que tem a fazer é arranjar já um advogado competente, para que todo o processo seja bem instruído desde o inicio.
    Aqui podem dar-lhe alguns conselhos, mas nada como um processo bem instruído.
    Quanto a tempo para a recuperação do imóvel pode demorar meses como anos, por isso eu mencionar o processo bem instruído desde o inicio.
    A carta a exigir o pagamento da renda com 50% de acréscimo devia da ter enviado logo que ele não efectuou o pagamento na data prevista. O estar à espera tanto tempo só atrasou o processo.
  3.  # 3

    mas então o meu caso não dá mesmo para o BNA, sendo que tenho tudo em ordem excepto um contrato assinado que na altura não era obrigatório? E tem recomendações de bons advogados na zona do Porto, é a primeira vez que vou precisar de um e todas as pessoas que conheço que precisaram acabaram por se arrepender de pagar somas altas sem resultados.
  4.  # 4

    Colocado por: EduardoSimas então o meu caso não dá mesmo para o BNA.

    Na minha opinião não senão consulte este site.
    https://bna.mj.pt/Faq.aspx


    Colocado por: EduardoSi E tem recomendações de bons advogados na zona do Porto, é a primeira vez que vou precisar de um e todas as pessoas que conheço que precisaram acabaram por se arrepender de pagar somas altas sem resultados.

    Não! resido em Lisboa e quando falo em processo bem instruído é porque por causa de um processo de despejo que tenho a decorrer em tribunal não ter sido bem instruído tenho um atraso de cerca de quatro ou cinco meses, devia ter sentença em Maio e só a vai ter para o inicio de Setembro.
  5.  # 5

    Colocado por: EduardoSiNa altura as finanças não exigiam contrato escrito..


    lol
  6.  # 6

    Colocado por: martesjo

    lol


    Provavelmente um problema de comunicação, as finanças não exigem uma cópia do contrato entregue nas finanças. Faça como lhe disseram, envie cartas a cobrar os atrasos. O inquilino escreveu-lhe uma carta a dizer que ia fazer obras?
  7.  # 7

    Colocado por: LMGuerreiroas finanças não exigem uma cópia do contrato entregue nas finanças


    não exigem agora que registam online dantes exigiam
 
0.0111 seg. NEW