Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Pedi um orçamento para a instalação de um sistema de ar condicionado na moradia que estou a renovar.
    A casa tem +/- 70m2 dos quais 16 não pretendo climatizada. Dado o layout da casa, o instalador concordou com a nossa sugestão para a localização das máquinas interiores, sendo colocada uma de 18000BTUs para a sala e quarto principal (totalizando 25m2) e outra de 12000BTUs para os outros 2 quartos e corredor (19m2).
    As máquinas sugeridas são da Samsung com o preço de 565€ para a de 12000 e 750€ para a de 18000 BTU.
    Pelo que vi na NET, os preços das máquinas estão dentro do normal, mas achei a instalação cara de mais..o preço final são 2400€ c/IVA..

    O que acham dos valores?
  2.  # 2

    AC/ no corredor!!?
    Eu acho é que parece não fazer sentido a localização, numero e potencia de algumas maquinas. meta aqui a planta da casa ( com a indicação do Norte)..
    A casa tem quantos anos, que tipo de isolamentos tem, onde está situada?
    Do que se queixa mais? do frio ou do calor?

    PS: eu tenho um apartamento de 150m2, climatizado so com duas máquinas.... sendo que a sala cozinha, com 40m2, tenho uma maquina de 14.000btu, e está num local com uma exposição solar terrivel, a poente com grandes envidraçdos expostos, somente com protecção solar interior no Verão.... e vai-se safando.
    Também não menos verdade que gastei cerca de 2200€ nas duas máquina, já faz 15 anos (Fujitsu).
  3.  # 3

    Nada no descrito faz sentido

    Não seram 2 unidades exterior com 4 interiores?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

    Colocado por: jorgealvesNão seram 2 unidades exterior com 4 interiores?

    .... pois , assim já será outra história...
  5.  # 5

    Pedro Barradas como faz para ter apenas 2 maquinas a climatizar tudo? Tem a segunda no corredor dos quartos?
  6.  # 6

    Uma no extremo da casa e outra no outro extremo ( Poente- Nascente)... Tenho um caso particular aqui. depois abro as portas do corredor.. e igualizo as temperaturas. ou por outro lado, fecho as portas do corredor e climatizo só metade da casa...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  7.  # 7

    Ah ok, foi obrigado a colocar assim então, pensei que era melhor ter menos maquinas mais potentes do que mais maquinas de potência menor...
  8.  # 8

    Boas,

    Obrigado pelas respostas.
    Em anexo a planta da casa com a localização das máquinas sugeridas.

    Relativamente à casa, de momento sofre de calor e frio dado não ter qualquer forma de isolamento.
    De acordo com o certificado energético, vai ser revestida a EPS 60mm, equipada com janela oscilo-batente em PVC com vidro 6mm baixo emissivo, caixa de 14mm e vidro de 5mm, finalmente a placa será coberta com 120mm de lã de rocha.
      ASAS.png
  9.  # 9

    Sei que nao é objetivo receber opiniões sobre a planta, mas troque la a cozinha pelo quarto ao lado da Sala!
    Concordam com este comentário: desofiapedro, 21papaleguas
  10.  # 10

    Se vai fazer essas melhorias na envolvente termicada casa, não vai precisar de tanta máquina/ potencia.
    Eu se fosse a si, além da questão de trocar o quarto com a cozinha... para já so metia AC na sala e deixava pre-instalação nos quartos.
    No corredor é uma parvoiçe, basta abrir um pouco a porta da sala/ corredor para climatizar o resto..
    E não precisa de 18000BTU na sala.
    Isso é onde?

    Outra coisa, meta caixa de ar de 16mm pois funciona muito melhor que 14mm e custa o mesmo.
  11.  # 11

    Boas

    Compreendo perfeitamente a ideia de trocar a cozinha com o quarto..e já nos passou isso pela cabeça umas quantas vezes, o principal entrave é que para fazer isso envolve alterar a fachada, dado que teria de fechar a porta da cozinha e, para não perder o acesso directo aos anexos (que ficam por trás da casa, afastado uns 4M), teria de abrir a porta no corredor e remover onde agora era a despensa.

    Eu vivia bem sem a porta para trás, dado que só vou colocar lá a minha oficina, mas a minha namorada cismou que teria de ter uma casa de banho de serviço nos anexos, e sem acesso directo perde um bocado o propósito..

    Ainda que a casa não tenha projecto (é anterior a 28/07/1970, ano em que entrou o RGEU em Estarreja), cometer essas ilegalidades deixa-me sempre apreensivo..

    Mas que ficaria melhor isso não tenho dúvidas..

    Relativamente às potencias, penso que a lógica dos 18000BTU seria para climatizar tanto o quarto como a sala..

    Que potencia aconselham? E Já agora, outros instaladores onde pedir orçamentos na zona de Estarreja/Ovar

    Obrigado!
  12.  # 12

    Se vai gastar tempo e dinheiro, melhorar as coisas , trate logo isso de raiz e faça como deve ser. Vaão perpetuar um amá situação, localização da cozinha por causa disso!!!? não tem lógica.
    14.000BTU chega e sobeja, ainda por cima com o novo isolamento termico...
  13.  # 13

    Obrigado pelas respostas.
    Depois de terem trazido aqui o assunto de novo à 'baila' decidiu-se fazer a mudança, até porque o layout da divisão onde era o quarto é mais eficiente para albergar uma cozinha que o espaço anterior.
    Agora surgiu-nos um problema..vamos fechar a janela virada a norte (que só tinha vista para o barraco da lenha do vizinho..) e abrir uma a OE. Para além disso, a porta também será fechada.

    O problema é que a minha companheira teima em querer colocar uma porta varanda no quarto para 'ter duas saídas, caso precise'...e eu, para além de não gostar de portas varandas (mal menor), tenho algum receio em abrir um buraco desse tamanho na parede exterior..

    O empreiteiro diz que não tem qualquer problema, e ele numa outra casa da mesma altura que esteve a arranjar, tirou 1 parede interior e uma exterior para ligar a cozinha ao resto da casa (a cozinha só tinha acesso por fora).

    Os únicos detalhes que consigo dar sobre a casa são os seguintes:
    Parades exteriores em tijolo furado de 15cm, a fundação está enterrada cerca de 70cm e é feita de tijolo 15 posicionado lado a lado com a parede colocada por cima .
    Um tijolo acima da fundação tem uma cinta de betão e aço.

    Acima das portas tem a viga cinta.

    Tanto quanto sei , não tem qualquer pilar, sendo feita em tijolo cruzado.

    As paredes interiores também estão cintadas em cima e em baixo, ligadas à parede exterior.

    O solo é areia.

    A placa é feita em tijolo, aço de 8mm e betão.

    O telhado tem estrutura de madeira e 4 águas (telha Marselha).

    Com estes detalhes (que é tudo o que sei, dado não ter qualquer projecto), acham arriscado abrir a dita porta varanda?

    Obrigado
  14.  # 14

    Não é porta varanda, é uma janela de sacada. Abrir uma janela existente até baixo não tem mal algum.
    A estrutura que descreve dessa casa é que sendo verdade, é muito deficiente.
    Atenção às obras ilegais, alterar fachadas está sujeito a licenciamento camarário.
  15.  # 15

    Bom dia,

    Não será a estrutura mais eficiente, mas já tem 60 anos e sobreviveu sem dano aparente ao tremor de terra de 69 xD

    O problema é que não existe nenhuma janela nesse lugar, atualmente é uma parede que tem uma porta que será fechada.

    Mas tenho algum receio de abrir tamanho buraco..
  16.  # 16

    Ninguém? Tenho a moça impaciente em saber se poderá ou não ter a porta sacada xD
  17.  # 17

    Coloque duas pontas de ferro de 6mm ou 8mm e macice com betão antes de abrir o buraco e durma descansado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SS1128
  18.  # 18

    Obrigado pela resposta.
    A minha ideia inicial foi mesmo essa, tenho lá umas quantas barras de 6mm e pensei abrir um rasgo fazer a armação e fazer um lintel maciço.

    Mas depois vi como fizeram lá na outra casa, onde meteram umas vigotas a fazer o reforço e depois encheram o espaço com cimento.

    Qual das opções é melhor?

    Mais uma vez,
    Muito obrigado
  19.  # 19

    É igual... Não abra vãos muito largos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SS1128
  20.  # 20

    Obrigado
    Estava a considerar 1,2m..
 
0.0187 seg. NEW