No prédio onde vivo só o meu andar tem acesso a metade do telhado através de um sotão que, excluindo os esconsos, tem cerca de 40m2. A estrutura do telhado tem vários barrotes infestados por bicho da madeira. Há cerca de 5 anos foram substituídas todas as ripas e alguns barrotes já em estado grave de deterioração (desfaziam-se facilmente com as mãos). Todos os anos aplico produtos anti xilófagos para remediar o problema mas percebo, pela quantidade de pequenos furos feitos pelos bichos, que a praga não é erradicada, apenas retardada. Queria aproveitar o sotão para acrescentar mais espaço à casa (65m2 a contar com marquises). Já pedi vários orçamentos para substituição da estrutura e telhas e as propostas ultrapassam todas os 10.000€. Somando a este valor os custos de forrar o sotão com roofmate, pladur, pintura e instalação eléctrica percebi que não tenho capacidade financeira para efectuar tal obra. Tendo em conta que substituir a estrutura actual, e as telhas que nela assentam, está fora de questão, haverá alguma solução alternativa?
Já me lembrei de construir uma estrutura interna em metal (fiz algumas pesquisas e encontrei preços bastantes competitivos), adjacente à de madeira já existente, em metal na qual poderia aplicar roofmate e aparafusar pladur. Esta solução, será execuível?
Colocado por: epferreiraTendo em conta que substituir a estrutura actual, e as telhas que nela assentam, está fora de questão, haverá alguma solução alternativa?
a estrutura se não estiver em condições, terá que ser mudada, der por onde der. No entanto o telhado é responsabilidade do condomínio, não sua.
Colocado por: MariaseveraTem licença dos outros condóminos para ocupar o sótão?
mesmo com a autorização dos outros condóminos, pode ser um belo 31. fico a pensar se será sensato estar a gastar dinheiro numa coisa em que a futura legalização é praticamente impossível
Sim, quanto à autorização os condóminos, não se opõem, desde que não haja encargos para o condomínio. Estou ciente que a solução seria a substituição da estrutura e telhas, mas face ao facto incontornável da limitação financeira queria ter a certeza que não existe solução alternativa. Para ser franco, queria trazer mais um rebento para a família, mas dado as áreas da casa, sem o sótão, não vejo como. Face a este plano familiar, e tendo em conta que já ultrapassamos ambos os 40 anos, não sendo expectável que em tempo útil consigamos aumentar o nosso rendimento familiar de forma a mudarmos para uma casa maior, no fundo procuro aqui o vosso conselho sobre se haverá alguma alternativa menos convencional para aproveitar o sótão ou deveremos desistir desde já. Eu sei lá, já me lembrei inclusivamente de pregar directamente pladur aos barrotes podres e acrescentar como suporte paredes de pladur com estrutura de calhas reforçadas. Mas desconheço de todo se o posso fazer, seja por ignorar se é exequível e seguro estruturalmente, ou mesmo, tendo em conta a saúde das crianças, se dessa forma garantiria que o bicho da madeira e suas larvas ficariam contidos do lado de fora da estrutura interna; suponho ainda que entre as telhas entra sempre água chutada pelo vento o que comprometeria a durabilidade do pladur. Já pedimos vários orçamentos e expusémos a nossa situação mas as empresas contactadas respondem que apenas lhes compensa realizar a substituição integral do telhado. A vinda a este fórum é a nossa derradeira tentativa de perceber se realmente existem ou não alternativas no contexto das nossas impossibilidades financeiras de substituir integralmente o telhado.
Chame 3 pedreiros para verem o trabalho e darem a opinião.Aprende-se muito com as dicas que eles dão. Trabalhar com vigas metálicas parece-me talvez a melhor opção,para reforçar a estrutura. Para acabar com o bicho:aspirar o pó dos orifícios com um aspirador e injectar xylophene com seringa.Depois envolver com película aderente (glad ou outra).
Estas pessoas agradeceram este comentário: epferreira