Iniciar sessão ou registar-se
    • IBBC
    • 30 março 2010 editado

     # 1

    Boa tarde
    Sou nova aqui, portanto espero não me estar a repetir...
    Estou a pensar comprar casa, mas confesso que não está a ser nada fácil, porque o que procuro parece difícil encontrar.
    Gostava de ter uma casa com sotão ou duplex, mas com um espaço exterior. E não há muito disso...(pelo menos na localização que queria e a um preço relativamente barato)
    Então pensei no seguinte...Como há muitas casas com sotão, alguns deles bem grandes, gostaria de saber se é possível "destruir" parte do telhado para fazer um terraço ou solário...Se sim, quanto custaria mais ou menos uma coisa dessas?
    Obrigada
    IBBC
    •  
      FD
    • 30 março 2010

     # 2

    Não é bem a mesma coisa mas o princípio burocrático (que se sobrepõe ao custo financeiro) é o mesmo: Substituição de um telhado por terraço em propriedade horizontal.
  1.  # 3

    Olá.

    Sou nova por aqui, e estou com algumas dúvidas. Tenho um apartamento duplex e gostaria de partir parte da placa para transformar em terraço. Preciso de licença para isso? Quanto me custará a brincadeira?
  2.  # 4

    Colocado por: amelia_anastacio Preciso de licença para isso?

    Sim (da Câmara, e dos condóminos,...).

    Quanto me custará a brincadeira?
    Depende de como estiver construído, e das dimensões do que você pretende fazer.
  3.  # 5

    Obrigado pela rapidez na resposta. Já agora esclareço tudo! O meu prédio está ligado a mais 2, sendo as áreas das garagens comuns. Preciso da autorização do meu condomínio ou de toda a gente? Basta 51% certo de aprovação?
    Tentei contactar a câmara para me confirmarem o valor de uma licença, mas não obtive qualquer resposta. Tem a noção do valor?
    O sotão tem uma área de 120m2, e estava a pensar "descobrir" uns bons 30. Tenho de partir placa já sei, mas só tenho de mexer naquelas vigas mais fininhas (não sei o nome técnico, desculpe)... Tenho uma grande que penso que tenho de partir parcialmente, mas penso que não haja problema se lhe der sustentabilidade ao chão. vou ver se faço um desenho, que assim não me safo...
    Obrigado,

    Amélia
  4.  # 6

    Cá vai então o desenho...a parte que está a tracejado é a que quero retirar. e a que está a verde vai continuar coberta com placa, mas acessível para arrumação, através de uma porta. A viga principal está a cinzento, e terei de lhe retirar uma "extremidade". Mas penso que não haverá problema se a ligar ao chão (não me consigo explicar melhor). Fui clara? Tenciono fazer alguma coisa com o meu marido, mas mesmo assim precisaremos de um pessoa. Mas não faço ideia dos valores...
    Obrigado,

    Amélia
  5.  # 7

    Boas

    A viga principal está a cinzento, e terei de lhe retirar uma "extremidade". Mas penso que não haverá problema se a ligar ao chão

    Nem pense em fazer isso. De certeza que haverá uma solução que deve ser definida tendo em conta e estrutura da casa. Fale a um técnico para lhe ver isso (ou exponha aqui o projecto de estabilidade).

    cumps
    José Cardoso
  6.  # 8

    Como faço para expôr o projecto de estabilidade?
  7.  # 9

    Boas

    Se puder, em PDF. Se não puder, fotografe e exponha as fotos.

    cumps
    José Cardoso
  8.  # 10

    Olá novamente. Tal como combinado, tirei algumas fotos que vou colocar à disposição para perceber melhor. Estive a falar com o meu marido e resolvemos fazer algumas alterações ao que havíamos pensado inicialmente, de forma a facilitar a realização da obra. Cá vai a foto Nº1. (Desculpem a desarrumação, mas a única funcionalidade é mesmo para guardar tralha.
    Nesta foto podemos ver uma coluna do lado esquerdo. Sobre essa coluna passa uma viga. Não iremos mexer nela, pois a área que precisamos é suficiente. O que pretendemos, é abrir a placa precisamente dessa coluna para a direita até à parede. Da coluna para a esquerda (depois publico mais fotos), irá ficar um espaço acessível pelo futuro terraço, apenas para arrumação. Ficará fechado com parede e acessível com porta. Mas não iremos mexer na placa nessa área.
      14.jpg
  9.  # 11

    Esta é a foto nº 2 e corresponde à área que se encontra do lado esquerdo da coluna da foto nº1. Este espaço vai ser para colocar as cadeiras e mesas de exterior, ou coisas do género.
      23.jpg
  10.  # 12

    Pronto, não queria mais nada. Penso ser uma coisa simples. O que acham? Irei gastar muito dinheiro? Quanto custará a licença?

    Obrigado.

    Amélia
  11.  # 13

    Boas

    Se eu percebi bem no fundo o que pretende é remover a cobertura na zona da foto 1, entre a viga (à esquerda) e a parede (à direita)? Se assim é não há problemas com a estrutura.

    cumps
    José Cardoso
  12.  # 14

    Colocado por: amelia_anastacio O que pretendemos, é abrir a placa precisamente dessa coluna para a direita até à parede.

    Será preciso sustentar a placa.
    A placa não pode ficar «no ar» desde a zona em que a vai cortar até à cumeeira.
    Terá de colocar uma viga perpendicular à que se vê na fotografia. Mas é preciso apoiar esta viga (no pilar do lado esquerdo da primeira fotografia e .... ?).

    A obra envolve trabalhos de pedreiro, isolamento e impermeabilização, serralheiro?, pinturas?, instalação eléctrica?, etc. Custos? Só fazendo contas (talvez entre 10 e 15 mil euros?)...

    MAS ANTES, vai precisar de UM PROJECTO (processo de licenciamento com projectos de arquitectura + estabilidade, etc.), de licença da Câmara e de autorização do condomínio.
  13.  # 15

    Colocado por: j cardosoSe assim é não há problemas com a estrutura.

    Oops!
    Não me diga que este é mais um telhado com as vigotas assentes ao contrário! :-)

    Nesse caso, amelia, talvez a «viga» de que lhe falei em cima não faça falta...
  14.  # 16

    Ok, em relação à viga não haveria problema de a colocar. Nao sabia era que era preciso projecto, arquitecto etc...Parece-me uma coisa tão simples. Em relação ao condomínio não haverá problema. Mas o meu prédio está entre outros 2. tenho de pedir autorização a esse condomínios também?
  15.  # 17

    Colocado por: amelia_anastacio Mas o meu prédio está entre outros 2. tenho de pedir autorização a esse condomínios também?
    Em princípio, não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aanaa_82
  16.  # 18

    Não resisto a chamar-lhe á atenção para que está redondamente enganada ao dizer que isso parece-lhe uma coisa tão simples. Não faz ideia do "molho de broculos" em que se pode meter, repare que é um prédio em que vive mais gente e para todos os efeitos vai mexer na estrutura e ainda numa parte extremamente sensível que é a cobertura de uma edificação. Está sujeita a no futuro qq problema com possível origem na mesma, ser~lhe imputada a responsabilidade.
    Se realmente quer avançar com essa ideia, acho que devia contratar os serviços de um bom engenheiro e assegurar depois uma escrupulosa execução da obra não descurando qualquer pormenor técnico.
  17.  # 19

    Boas

    Não me diga que este é mais um telhado com as vigotas assentes ao contrário!

    Não é muito nítido mas parece-me que as vigotas apoiam na viga da esquerda e na parede da direita.

    cumps
    José Cardoso
  18.  # 20

    Caro Marco,

    Penso que não exista assim tanta razão para alarme. O sotão fica por cima do meu apartamento e somos 4 fracções apenas. E independentmente disso está a pressupôr que os terraços dão sempre problemas, o qe não é verdade. Além disso eu não disse que não ia pedir ajuda técnica.

    Obrigado pelo seu comentário.
 
0.0181 seg. NEW