Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Eu tenho 3x20


    trifásica com 20 ampéres p/ fase?
  2.  # 22

    Então vamos ver as regras de consumo,

    Irei calcular a necessidade de amperagem de um equipamento com 10KW com ligação monofásico e trifásico:

    P= Potencia
    V= volts
    I= Intensidade

    Monofásica:

    P=VI
    I=P/V
    I=10000W : 220V= 45,45 A


    Trifásico:
    P= VI:√3
    I= P:√3 x V
    I= 10000w :√3 x 220v

    I= 15,20A


    Cumprimentos
    • eu
    • 13 março 2010

     # 23

    Ricardo, no sistema trifásico, a corrente é menor em cada uma das fases, mas são 3 fases.

    Como o que se paga é a energia consumida e não a corrente por fase, a conta a pagar é exactamente a mesma, quer seja monofásico ou trifásico.
  3.  # 24

    Viva

    Eu,

    Segundo o calculo o equipamento ligado em trifásico precisa de quase 3 vezes menos amperagem. Se precisa de menos amperagem o consumo de energia é menor também, ou seja


    Trifásico

    P= 220v x 15,20A

    P= 3344wats = 3,3Kw


    Monofásico
    P= 220v x 45,45 A

    P= 9999wats = 10Kw

    recorrendo aos cálculos da física, bate certo...mas posso estar enganado. Algum electricista aqui no fórum que nos explique?

    cumprimentos
  4.  # 25

    Boas
    Já sigo este fórum á bastante tempo, embora sempre de fora.
    Decidi entrar para de vez em quando puder ajudar alguém, visto que também me ajudaram muito.

    Em relação a este tópico, tenho alguma formação na área, a nível eléctrico como termodinámico. (mais termodinámico)
    Não quero ferir susceptibilidades mas a verdade é que não se pode "quebrar" as leis da termodinámica (1º Lei) isto é para ter 10Kw térmicos é necessário ter pelo menos 10kw (se o rendimento for 100% ) de outra energia qualquer, neste caso eléctrica. Logo não importa o modo de transmissão dessa energia, se trifásica ou monofásica, os 10Kw eléctricos têm de lá estar. O que se pode dizer é que hipoteticamente um motor trifásico tem uma eficiência maior do que um monofásico (discutível...).
    Resumindo, trifásico realmente tem menos intensidade de corrente por fase, mas está dividido por três fases logo respondendo ao Ricardo.mrd
    -15,2A x 3 = 45,6A em trifásico
    -45,45 A em monofásico.

    Espero que não leve a mal.

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo.mrd
  5.  # 26

    Sr. Jacinto fico muito grato pela sua contribuição, pois de facto o que acima argumentei não foi com nehuma certeza, apenas me guiei pela calculos de fisica. Isto porque já precensiei algumas ligações de termoacumuladores de água, com possibilidade de ligação trifásica/monofáisca, e o próprio equipamento menciona consumos de trabalho monofásica/trifásica e há uma diferença considerável.

    mas como você disse e muito bem, são coisas distintas.

    Muito obrigado pela sua contribuição.

    Abraços
  6.  # 27

    Agora vou dar a minha opinião em relação ao monofásico e trifásico.
    Para quem puder pôr monofásico em bi-horário, acho que é a opção mais económica, embora os hábitos de consumo eléctrico se tenham de adaptar, o que muitas vezes não é fácil. Uma das grandes vantagens do monofásico (alem da poupança em bi-horário) é de não precisar de distribuir os maiores consumidores pelas 3 fases do trifásico. Este sistema funciona bem para quem não precisa de accionar motores trifásicos, embora para este caso e para quem tem motores trifásicos até 3Kw é possivel transformar os 230V monofásicos em 230V trifásicos, sendo só necessário ter acesso aos bornes de ligação do motor para trocar de estrela para triangulo (depende do motor) e adquirir um variador de frequência monofásico ( perto de 250€).
    Em minha casa tenho sistema trifásico, pois tenho bomba do poço, e compressor trifásico. Já instalei em casa de um amigo um variador de frequência de 0,75Kw monofásico para transformar a bomba da piscina trifásica 400V em trifásica 230V, e a redução de custos ao passar de trifásico para monofásico bi-horário foi bastante acentuada, além dos disjuntores nunca mais terem disparado.

    Em relação ao tema desta discussão, tem que ver qual a potência térmica que necessita para o seu caso, mas pelo catálogo da Daikin parece que é monofásico 230V com um corrente máxima de 20 ou 32A.

    Continuação e cumprimentos.
      Altherma.jpg
  7.  # 28

    Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: JancidoO que se pode dizer é que hipoteticamente um motor trifásico tem uma eficiência maior do que um monofásico (discutível...).


    claro que é discutível....

    muito pelo contrario, nem sequer tem discussão!
    Uma maquina trifásica é sempre mais eficiente, basta pensar que sao 3 os enrolamentos em que se distribui a corrente, logo para o mesmo trabalho, comparativamente á monofásica, menor é a corrente, menor corrente menos Khw, facil!
    mas ainda acrescento mais uma deixa, na realidade não existe maquinas monofásicas na realidade são maquinas bifasicas, estas só funcionam porque nos socorremos de técnicas que nos permitem criar um desfasamento direi antes desequilíbrio para não criar confusão, de forma a que a maquina possa girar em torno do eixo, mas como não estamos em nenhuma aula de maquinas apenas deixo a seguinte questão, alguma vez viram maquinas industriais monofásicas ? pois, bem me parecia.
    Quanto ao user Jacindo, permita me que lhe diga que não ajudou em nada o seu amigo eheheh, sorte que é um motor de uma piscina, se fosse um elevador de uma oficina ou de um prédio tinha percebido logo a razão, o motor agora trabalha com muito menos potencia, não é potencia eléctrica a consumir porque essa aumentou, potencia mecânica mesmo, binario ou força como queira e seguramente aquece muito mais, imagine que tem de ir para casa todos os dias e que vai com mais dois companheiros naquelas bicicletas de 3 lugares e tem que vencer uma subida de 1º categoria, a coisa com 3 a pedalar é facil, imagine agora que os seus companheiros ficaram doentes em casa, é melhor reforçar o almoço e o lanche, ou não acha ? eheheheh mais valia ter investido o dinheiro num transformador mas nem precisava, então passou de 400 trifasico para 230 trifasico ? acho que ai se enganou no post de certeza, pois se era isso que queria fazer bastava juntar o neutro e deixa va de ter os 380~400 e teria os tais 230 por fase mas teria que ter acesso ás ligações dos enrolamentos, os 6 fios,penso que queria dizer de 400 tri para 230 mono, mas de qualquer das formas um condensador de uma maquina de lavar velha qualquer fazia o mesmo serviço e mais barato que o variador mas insisto que o tranformador era a solução optima, 230 primario com 3x380 no secundário, mas já que falou em variadores, penso que os sistemas AC inverters sao assim chamados por regularem a velocidade dos motores por intermédio de variadores de velocidade logo mais economicos menos velocidade menos corrente menos Khw, corrijam me se estiver errado, não percebo nada de AC e afins tambem ando a ver estas bombas de calor da daikin parece que sao os Rolls-Royce das bombas, embora ainda nao esteja totalmente convencido da sua rentabilidade, continuo a investigar.

    E para terminar quero desmistificar a questão da potencia contratada em monofásico ou trifásico que parece me que existe ai muitas duvidas e muitas vezes somos "comidos" na EDP sem necessidade apenas por desconhecimento nosso e electricistas pouco credenciados que informam mal as pessoas, entao vamos lá,por exemplo se contratarmos 13,8Kva em monofasico (20A) apenas temos essa potencia, se contratarmos em trifásico temos isso x3, ou seja 13,8kva por fase, o custo é ligeiramente maior mas não é o triplo isto na potencia contratada no da energia é igual, eu tenho 13,8 em trifasico bi-horario pago 18,90 més, nao sei o valor para mono mas não é 3x menos de certeza, vantagens, como alguem já disse, permite nos distribuir melhor os consumos no circuito para estarmos dentro do tal intervalo dos 20A mas não na optica do que o user Jacindo diz, nós pagamos o que passa nas 3 fases o total da energia consumida e não fase a fase, o facto de organizarmos os "consumidores" nas fases tem a ver com o não ultrapassar a potencia por fase de forma a poupar na potencia contratada alem de outras vantagens que nao importa agora para o caso, no meu caso se não fosse trifásico provavelmente necessitaria de muito mais potencia pois estaria tudo a "comer" de uma única fase logo mais corrente a circular nessa fase logo mais potencia contratada para o diferencial não disparar, penso que dá para perceberem a coisa......
    A quem está a contruir uma casa, conselho de amigo, exijam sempre uma implementação trifásica da casa independentemente de depois contratarem monofasico ou trifásico, isso não importa para a implementação e o custo é igual, nem mais nem menos, igual.
    Abraço a todos
    • eu
    • 13 abril 2010

     # 29

    Colocado por: vendettamuito pelo contrario,nem sequer tem discussão!
    Uma maquina trifásica é sempre mais eficiente, basta pensar que sao 3 os enrolamentos em que se distribui a corrente, logo para o mesmo trabalho, comparativamente á monofásica, menor é a corrente, menor corrente menos Khw, facil!


    Olhe que não, olhe que não...
  8.  # 30

    Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: vendettanão percebo nada de AC e afins tambem ando a ver estas bombas de calor da daikin parece que sao os Rolls-Royce das bombas, embora ainda nao esteja totalmente convencido da sua rentabilidade, continuo a investigar.


    realmente tem de investigar,está como muitos aqui do fórum não conhecem mais nada!!..daikin daikin daikin..e mais daikin...enfim.

    isto é desconhecimento total!!

    e volto a dizer que é discutivel...


    Pois, e que outras marcas sugere, fiáveis claro.
    Quanto ao "discutível", nem vale a pena insistir, maquinas trifásicas tem melhor rendimento aqui ou em qualquer parte do mundo, não me quer obrigar a escrever um tratado sobre maquinas trifasicas vs monofasicas, ou quer ? eheheheh
    Abraço
  9.  # 31

    Colocado por: aprendiz2tem um exemplo nas bombas de água....e isto para não complicar....mas não conhece de certeza!!



    Colocado por: vendettaPois, e que outras marcas sugere, fiáveis claro.

    tantas e tão boas...deixe os kws e os trifasicos em paz e procure bombas de calor,.ou então um antídoto para a daikin....

    Caro aprendiz2, não insista no que não sabe, monofasico vs trifásico ganha sempre o trifasico e olhe que não precisa de nenhum curso para saber isso, basta ler o que você mesmo escreveu e pense um pouco em especial nas bombas de agua, mas se quiser complicar esteja á vontade, seja ela monofasica, trifasica, sicrona, asincrona, de agua ou de uma central nuclear ou lá do que for esteja á vontade, não quero que saia deste mundo com uma ideia errada destas maravilhas da técnica electrotécnica que se chamam maquinas, e olhe que ainda vai ser na nossa vida que vamos todos andar de carrinhos a "pilhas", estão já ai ao virar da esquina, uma das razoes de procurar as bombas de calor.....

    Quanto á daikin foi me sugerido, não sei se é bom, menos bom, ou mau, por isso ando a investigar e a procurar alternativas e aceitando de bom grado todas as opinião validas que me permitam tomar uma decisao fundamentada, e se no decurso desta busca encontro afirmaçoes erradas mesmo que feitas de boa fé, como estamos num forum de ajuda e partilha é de bom tom corrigir o que está errado sabendo eu dessa poda e olhe que sei muito, e aqui nem se trata de uma questão de gosto e ou opinião, são factos reais mas se quiser criar um topico sobre maquinas monofasicas vs trifasicas terei muito gosto em lhe explicar o que é uma e o que é a outra.
    Agora se quiser sugerir algo com venda em PORTUGAL com representante e instalador capaz agradeço a sugestão
    Obrigado.
    • LuB
    • 13 abril 2010

     # 32

    Vou colocar na minha moradia piso radiante hidraulico com bomba de calor altherma (em principio). Para esta bomba de calor é necessario uma ligação electrica trifasica ou monofasica


    Eu coloquei uma bomba de calor altherma, de um modelo especial para radiadores, há cerca de um mês e estou satisfeita. Fizeram-me um desconto de 10%. A Marca é boa, e a bomba funciona lindamente.
    Consta que a mitsubichi tb e muito boa, sobretudo nas bombas para ar condicionado.
    A outras marcas, não sei. São mais baratas, mas às vezes o barato sai caro!
    Cumprimentos
    L Bartolomeu
    • LuB
    • 13 abril 2010

     # 33

    ah.. Coloquei trifásico. Aconselhado pelos fornecedores. A instalação nunca se vai abaixo.
    Cumprimentos
    L Bartolomeu
  10.  # 34

    Colocado por: LuBartolasah.. Coloquei trifásico. Aconselhado pelos fornecedores. A instalação nunca se vai abaixo.
    Cumprimentos
    L Bartolomeu


    Foi aconselhado só pelo fornecedor com que fez negócio ou por todos a quem pediu orçamento?

    Colocado por: LuBartolas
    Vou colocar na minha moradia piso radiante hidraulico com bomba de calor altherma (em principio). Para esta bomba de calor é necessario uma ligação electrica trifasica ou monofasica


    Eu coloquei uma bomba de calor altherma, de um modelo especial para radiadores, há cerca de um mês e estou satisfeita. Fizeram-me um desconto de 10%. A Marca é boa, e a bomba funciona lindamente.
    Consta que a mitsubichi tb e muito boa, sobretudo nas bombas para ar condicionado.
    A outras marcas, não sei. São mais baratas, mas às vezes o barato sai caro!
    Cumprimentos
    L Bartolomeu


    Pode dizer qual a marca/máquina altherma que optou? Dizer que teve 10% de desconto não ajuda nada, importante seria dizer o modelo e o preço pelo que ficou.

    Abraço, Pedro
  11.  # 35

    Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: vendettanão percebo nada de AC e afins tambem ando a ver estas bombas de calor da daikin parece que sao os Rolls-Royce das bombas, embora ainda nao esteja totalmente convencido da sua rentabilidade, continuo a investigar.


    realmente tem de investigar,está como muitos aqui do fórum não conhecem mais nada!!..daikin daikin daikin..e mais daikin...enfim.

    isto é desconhecimento total!!

    e volto a dizer que é discutivel...


    A questão nem sempre é o facto das pessoas não conhecerem mais nada, as máquinas dos links que colocou atrás podem ser muito boas mas será que têm boa representatividade em Portugal? O que quero dizer é que se uma marca estiver melhor implantada num país, ajuda bastante na confiança pelo produto. Não quero dizer que daikin é (ou não) um bom exemplo, mas se fizermos uma pesquisa na net, encontramos mais informação e revendedores daikin do que hoval por ex (para Portugal), e quando se trata de grandes investimentos, pelo menos para mim, esse ponto conta muito.

    Abraço, Pedro
    • LuB
    • 13 abril 2010

     # 36

    Pode dizer qual a marca/máquina altherma que optou? Dizer que teve 10% de desconto não ajuda nada, importante seria dizer o modelo e o preço pelo que ficou.


    O modelo que coloquei foi um modelo recente (Altherma HT) que é bastante caro e que se destina apenas aos radiadores de parede (que já possuia) e que, para serem eficientes, exigem que a temperatura da água suba,pelo menos até 65 ou 70ºC. Não é este o seu caso.

    [Os preços dos HT oscilam entre aproximadamente 7.000 E (11kw) e 9.000 E (16 kw) incluindo uma unidade interior e outra exterior. Este aparelho só existe na Daikin por isso não tive escolha.]

    Mas talvez não lhe interesse o preço desse modelo, porque para o piso radiante a temperatura da água não necessita de ser tão elevada, basta uns 40.ºC. Para o seu caso são aconselháveis as bombas de calor LT, que consomem menos (COP + elevado de 4 ou 5) e essas existem não só na Daikin como na Mitsubishi, Caleo e em várias outras marcas boas... Os preços das LT não os sei, terá de se informar.

    Se pensa optar por piso radiante e bomba LT... A meu ver faz uma boa opção. O conforto é total e os consumos convidativos.
    Era o que eu faria se estivesse a construir a minha casa agora... Isso, ou Ar condicionado que tb não e nada mau...
    e gasta um nadinha...
    Cumprimentos
    L. Bartolomeu
    • LuB
    • 13 abril 2010

     # 37

    Foi aconselhado só pelo fornecedor com que fez negócio ou por todos a quem pediu orçamento?


    A corrente trifásica foi aconselhada pelo engenheiro da própria Daikin. Foi tb ele que me indicou um instalador credenciado da minha zona e fez questão de estar esteve nos 1.º ensaios, para verificar se tudo estava a funcionar.
    Quanto ao motivo porque aconselhou a trifásica, desconheço.
    Cumprimentos
    L Bartolomeu
    • LuB
    • 13 abril 2010

     # 38

    E, já agora penso que anda aqui alguma confusão.
    "Altherma" é o nome com que foi baptizado a bomba de calor ar/água da Daikin. È fornecida em duas modalidades: LT e HT.
    Quase todas as boas marcas têm bombas de calor Ar/àgua equivalentes ao altherma LT (Low T.) em tudo e, por isso, nesta variante a concorrência é grande. Contudo a Daikin apareceu este ano com o seu modelo HT (Hight T.) e eu corri a comprar... Chorei a massa mas estou confortável como nunca...

    Cumprimentos
    L. Bartolomeu
  12.  # 39

    O critério é precisamente poder funcionar com radiadores de parede, e piso radiante, o piso radiante apenas para a sala, e neste critério apenas cumpre a daikin, boa assistência técnica, a daikin tb cumpre, quanto ao "polémico" trifasico vs monofasico, obviamente a trifasica basta ler pdf das características da maquina da daikin e percebe se logo a razao, a mesma maquina em monofasico obriga a um maior dimensionamento dos cabos de alimentação assim como uma maior potencia contratada já não falando no consumo, vejam a parte das correntes no pdf.....
    Num dos orçamentos foi me proposto a instalação de 10 colectores solares para apoio ao aquecimento o que me parece excessivo, e sendo a moradia no Algarve dissipar este calor todo no verão irá ser muito complicado e não tenho a garantia de que os 10 painéis contribuam de forma significativa de inverno para o aquecimento que é o que importa.
    Cumprimentos.
  13.  # 40

    assim como uma maior potencia contratada já não falando no consumo, vejam a parte das correntes no pdf.....


    consumos? pode explicar melhor... é que esta questão ainda não me entrou, ou seja os consumos para ligações monofásicas VS trifásicas não são o s mesmos? uns dizem que sim, outros não.... eu julgo que não mas sem certezas...
 
0.0206 seg. NEW