Eu tenho um portão de batente da marca Gebox, modelo Open 300, que não fecha, depois de aberto.
Já percebi que o problema é com a fotocélula que, está sempre a disparar o relé, como se alguém estivesse a interromper o infra-vermelho. Como se um carro ou alguém fosse a entrar/sair naquele momento.
E como está sempre a disparar, não volta a fechar.
MAs, se eu retirar a tampa de plástico, já funciona bem.
Será do calor? Bastará trocar o relé? Devo mudar o par das células?
Será que o portão pode funcionar com as fotocélulas desligadas, ou seja,.só abre e fecha com o comando do portão?
As tampas das células são também filtro de ultra-violetas, dessa forma o " polir" que aqui falam será uma limpeza mais cuidada. Se danificar a protecção de que falo poderá ter interferências com o sol. Regra geral, o problema reside na falta de potência de emissão ou seja avaria no amplificador que normalmente tende a piorar, se for o caso no inverno com os salpicos e sujidade também não irá funcionar. Nesse tipo de material é frequente essa avaria com temperaturas altas. Algumas células da Gebox têm uma pequena lente no LED da foto-célula emissora e em frente ao "chip" receptor da célula de contacto, verifique se estão limpas. Se o sol não incidir directamente, poderá então substituir a tampa por um plástico transparente. Lembro que a célula emissora emite um feixe de infra-vermelhos do tamanho de um fio até à foto-célula receptora e portanto pode colar o plástico transparente em frente ao LED emissor e ao "chip" receptor. Mantenha um bom isolamento. Se tiver que substituir a célula, não compre só a emissora, algumas células usam frequências de infra-vermelhos distintas e poderá não ser compatível. Compre o par e depois verifique se a recetora funciona ou vice-versa pois o problema poderá ser da recetora (raro). Se for compatível guarde a usada em bom estado para posteriores avarias e use sempre as novas para usufruir da garantia.
Deve ligar um fio entre os contactos que dão a informação, como se trata de circuito de emergência funciona em normalmente fechado e por isso não pode desligar os fios mas sim "shunta-los". Atenção aos fios da alimentação. Atente que o portão não pode fechar por temporizador, só deverá fechar com o comando.
Boa Tarde, Venho reabrir este tema, pois tenho também um problema com o automatismo de meu portão de entrada. O sistema é da marca Ditec e deixou de funcionar por ter queimado (julgo), a placa emissora. Entretanto, e enquanto não arranjo novas fotocélulas, pretendia pôr o portão a funcionar de forma automática, isto é, com o comando, mas não sei como. A fotocélula receptora tem os seguintes fios:
1 fio côr preta, 1 fio côr vermelho, 1 fio côr azul e 1 fio côr amarela. A fotocélula emissora tem: 1 fio côr preta e 1 fio côr amarela. Que ligações poderei fazer para pôr o portão a abrir e fechar até que consiga arranjar fotocélulas novas? Se algum amigo me puder ajudar, desde já muito agradeço.
Deve ligar um fio entre os contactos que dão a informação, como se trata de circuito de emergência funciona em normalmente fechado e por isso não pode desligar os fios mas sim "shunta-los". Atenção aos fios da alimentação. Atente que o portão não pode fechar por temporizador, só deverá fechar com o comando, para isso preciso de saber qual a central que tem.