Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Só me lembro do Ecorkhotel em Évora, com menos de um ano estreado, com a cortiça toda a "pelar" do edifício principal...
  2.  # 22

    Colocado por: EduRodBom Dia,

    Sou novo cá pelo forum, mas tenho aprendido bastante nos últimos dois meses, não só, mas sobretudo sobre bombas de calor e afins.
    e como vou construir uma moradia em Ovar (entre a ria e o mar) decidi partilhar a minha experiência.
    o projecto deu entrada para licenciamento na ultima semana de Dezembro, imagens em anexo.
    o briefing para a arquitectura foi muito simples: queria um T3, para 4 pessoa sem luxos, eficiente, saudável e funcional mas que não me levasse há falência.
    o projecto teve em consideração a geobiologia e Feng shui.
    Alguns pormenores:
    -construção com Tijolo Térmico e Acústico de 29 da preceram
    -revestimento exterior em cortiça
    -bomba de calor, piso radiante com apoio solar

    Sugestões e opiniões são sempre bem vindas.


    Em primeiro lugar, seja bem vindo ao fórum!

    Eu acompanho o fórum à vários anos e tenho que dizer que vai ser o primeiro caso que conjugue tijolo térmico de 29 (por norma o pessoal só mete 24 por motivos de poupança) e revestimento exterior em cortiça aparente (por norma colocam ETICS com placas de EPS, alguns poucos casos com XPS e só).

    Como pode imaginar o seu caso vai despertar-me muita curiosidade, já que são tudo soluções pouco vistas mas que agradam-me por demais. O seu arquitecto disse-lhe quanto é que iria custar construir o seu projecto? No meu caso tivemos que fazer 2 cortes na dimensão da moradia e vamos ver se quando passarmos ao Projecto de Execução não teremos que prescindir de algum material mais nobre em detrimento de soluções mais "acessíveis".
  3.  # 23

    aqui em fafe h+a uns prédios tb revestidos a cortiça
  4.  # 24

    Ao pesquisar pelo conceito de geobiologia encontrei referências ao conceito da "casa doente". E por acaso ontem estive a ler sobre construção em terra crua e como esta auxilia no melhoramento da qualidade do ar interior.
    Ora já tem a cortiça pelo exterior, não tem adobes nem BTC mas tem tijolo cerâmico, só lhe faltam os rebocos de argila caiados. Não poupe em materiais naturais (de preferência pouco transformados):)
    • EduRod
    • 9 janeiro 2019 editado

     # 25

    Colocado por: ****E porque dizem para impermeabilizar a mesma ?


    pois vou ter de averiguar melhor...

    Colocado por: ADROatelierSó me lembro do Ecorkhotel em Évora, com menos de um ano estreado, com a cortiça toda a "pelar" do edifício principal...


    alguma noticia ou imagens, estive a fazer uma pesquisa breve mas não encontrei nada, gostava confrontar a arquitecta com essa situação.

    de qualquer forma, tenho um amigo que trabalhou na fibran muitos anos, e muitas vezes era ela que ia a obras com reclamações de placas xps, sempre que estas começavam a "pelar" eram problemas de má aplicação, basicamente não seguiam as recomendações para a colagem.
  5.  # 26

    O "Hotel da Cortiça" em Évora, como era chamado, mudou de nome. Acho que as coisas com a cortiça não correram nada bem.

    https://www.google.com/travel/hotels/Évora/place/13257125324925075400
  6.  # 27

    https://www.hotelandia.pt/ecorkhotel-evora/

    "Continuo em rewind. Avançamos por uma estrada secundária, entre azinheiras, até deparar com um grande volume revestido a cortiça. Chegamos ao Ecork, a primeira unidade hoteleira a utilizar esta matéria-prima como revestimento exterior. Num hotel com consciência ecológica as vantagens são óbvias: a cortiça funciona como isolante térmico e acústico, permitindo uma grande eficiência energética."
  7.  # 28

  8.  # 29

    Colocado por: branco.valterO seu arquitecto disse-lhe quanto é que iria custar construir o seu projecto? No meu caso tivemos que fazer 2 cortes na dimensão da moradia e vamos ver se quando passarmos ao Projecto de Execução não teremos que prescindir de algum material mais nobre em detrimento de soluções mais "acessíveis".


    Quem disse à arquitecta quanto ia custar o projecto foi eu, espero que não fique muito longe do valor definido, e por causa disso também já teve de levar um corte nas dimensões bastante significativo.
    em relação à combinação do tijolo + cortiça vamos ver o que vai dizer o projecto térmico, mas a informação que a arquitecta me passou é de que pela diferença de preço compensa colocar o tijolo de 29 pelos ganhos térmicos que se obtém, sendo que avaliando o custo da combinação dos dois materiais a cortiça é mais cara, logo será preferível menos espessura da cortiça e blocos maiores de tijolo, o que está planeado para a cortiça é uma espessura de 60 mm.
  9.  # 30

    Colocado por: José BarnabéAo pesquisar pelo conceito de geobiologia encontrei referências ao conceito da "casa doente". E por acaso ontem estive a ler sobre construção em terra crua e como esta auxilia no melhoramento da qualidade do ar interior.
    Ora já tem a cortiça pelo exterior, não tem adobes nem BTC mas tem tijolo cerâmico, só lhe faltam os rebocos de argila caiados. Não poupe em materiais naturais (de preferência pouco transformados):)


    um dos princípios para esta habitação é precisamente o da "casa Saudável" recorrendo sempre que possível a materiais naturais e amigos do ambiente
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  10.  # 31

    Foi uma hipótese considerada, mas abandonei pela manutenção necessária.
  11.  # 32

    vou seguir ;)
  12.  # 33

    Então vamos lá acompanhar isto.
  13.  # 34

    Estou com curiosidade em acompanhar.
  14.  # 35

    Curiosidade, video do sistema produtivo do capoto de cortiça:

    https://www.youtube.com/watch?v=oXdumRapcC0
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  15.  # 36

    Colocado por: EduRodSugestões e opiniões são sempre bem vindas.

    Na sua simplicidade a casa está bem resolvida,
    opinião:

    - percebo a necessidade de criar um átrio, mas comparativamente com a área da sala o átrio com roupeiros + i.s. ocupam aí uns 40% do espaço total SALA-ÁTRIO-I.S.
    há necessidade de uma i.s. de visitas ser tão grande?
    - Tb acho que não vai ser fácil a disposição de moveis na sala;
    - vai existir mesa de jantar? ou é aquela bancada?
    - para compactar a casa e poupar na circulação eu despensava o corredor dos quartos, ou parte dele, e metia a escada noutro sitio, perto do átrio por ex.
    - quartos a poente certo? Eu virava-os as Sul para ganhos solares no inverno - i.s. e cozinha a norte.
  16.  # 37

    Qual a solução para a casa de banho acessível, e para a acessibilidade em geral?
    • EduRod
    • 25 janeiro 2019 editado

     # 38

    Bom Dia

    Colocado por: fcristovao2há necessidade de uma i.s. de visitas ser tão grande?

    já foi cerca de metade a entrada estava a meio do atrio , mas a minha mulher queria uma "pala Maior" para proteger da chuva, e deixou de fazer sentido ter essa reentrância e passou a ficar alinhada com a fachada.

    Colocado por: fcristovao2
    - vai existir mesa de jantar? ou é aquela bancada?


    sim vai haver

    Colocado por: fcristovao2- para compactar a casa e poupar na circulação eu despensava o corredor dos quartos, ou parte dele, e metia a escada noutro sitio, perto do átrio por ex.


    a sala e cozinha tem pé direito duplo, a escada dá acesso a um mezzanine por cima dos quartos, que será uma espaço multifunções (escritório, quarto(s) extra, o que for preciso), por cima da lavandaria/átrio/casa de banho de serviço será a área técnica, com acesso por alçapão.
    • EduRod
    • 25 janeiro 2019 editado

     # 39

    Colocado por: nunogouveiaQual a solução para a casa de banho acessível, e para a acessibilidade em geral?


    não sei se percebi a pergunta, refere-se a mobilidade de cadeira de rodas?
  17.  # 40

    Colocado por: EduRodsim vai haver


    tem pouco espaço
 
0.0177 seg. NEW