Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Surgiu uma dúvida em relação a saída de fumos/gases e vapores. A casa dos meus pais está colada à via pública e está na extrema com outra propriedade (terreno baldio). Na cozinha tenho chaminé - sendo esta a única saída de gases - que está para a saída de gases dos esquentador. No entanto gostaria de colocar um exaustor mas a saída (chaminé) não pode ser partilhada.

    De alguma forma, se fosse possível, gostaria de fechar a chaminé só com o tubo que vem do esquentador e fazer um buraco na parede para a saída do exaustor - idealmente para a via pública ou então com um par de metros de tubo na direcção do terreno vizinho.

    Poderei fazer isto? Estamos a falar apenas de um buraco na parede.

    Alternativa: exaustor de recirculação (filtro de carvão ativo), que não tem conduta de saída. Poderia usar com o velhinho fogão a gás?
      C-rculo-de-Metal-Air-Vent-Grelha-Condutas-Round-Tampa-de-Ventila-o-de-Teto-Parede.jpg
  2.  # 2

    Alguém pode ajudar aqui?
  3.  # 3

    Não equaciona fazer uma chaminé?
  4.  # 4

    Ideal era uma chaminé.

    Quanto a abrir na lateral para via publica ou terreno não posso opinar, não sei os trâmites legais da coisa...

    Quanto a usar exaustor com filtros de carvão activo, esqueça isso, já usei tmb por experiência e não funciona... Existe na mesma cheiro, e muitos condensados de vapor... simplesmente não funciona.
  5.  # 5

    Colocado por: antonioliAlternativa: exaustor de recirculação (filtro de carvão ativo), que não tem conduta de saída. Poderia usar com o velhinho fogão a gás?

    NÃO!!!

    Tem de ser uma chaminé...
    Concordam com este comentário: ADROatelier
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonioli
  6.  # 6

    Não compliquem, se colocar uma grelha à cor da parede e não atirar o ar para cima de pessoas que vão a passar, não há problema nenhum.
  7.  # 7

    Aqui, para a exaustão do fogão, é proibido.

    Colocado por: PicaretaNão compliquem, se colocar uma grelha à cor da parede e não atirar o ar para cima de pessoas que vão a passar, não há problema nenhum.
  8.  # 8

    Colocado por: PicaretaNão compliquem, se colocar uma grelha à cor da parede e não atirar o ar para cima de pessoas que vão a passar, não há problema nenhum.

    Mas é proibido...
    No entnato se seguir o conselho do picareta...aocnselho-o a meter uma valvula anti-retorno e Deve instalar uma exaustão forçada....
  9.  # 9

    Colocado por: ADROatelieré proibido.


    Colocado por: Pedro BarradasMas é proibido...

    Se não chatear ninguém, acham que alguém vai levantar algum problema? só se se der mal com a vizinhança.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 10

    .. verdade, já agora , não fure a viga de betão armado ( se for o caso), sonde antes onde irá efectuar o furo ;)
  11.  # 11

    Obrigado pelas opiniões.
    A casa já tem chaminé - aliás 2: uma na cozinha e outra para a lareira (vez foto). E não queria/quero fazer outra chaminé.

    Em termos legais: para o fogão tem de ser chaminé - e como tenho o esquentador não pode ser partilhado, certo? Tenho que ter 1 chaminé para o exaustor do fogão e outra para a saída do esquentador - correcto? Com saída lateral não posso nem para os esquentador?

    A vizinhança aqui é um assunto complicado... disputas antigas, etc. Basta alguém pôr um andaime e há logo barulho - a casa como está na extrema da via pública e de outros terrenos, é sempre um cabo dos trabalhos.
      cozinha.png
  12.  # 12

    Mais alguma ideia/opinião sobre este assunto? :(
  13.  # 13

    Alguém para ajudar?
    Mais um detalhe - a chaminé está divida em 2 (é partilhada pela cozinha do andar de cima). "Engenharices" de há 30/40 anos...
 
0.0141 seg. NEW