Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Eu e a minha (ex)namorada separámo-nos recentemente, viviamos em união de facto. Como a casa está em nome de ambos e nem um nem outro tem possibilidades de pagar ao outro metade do valor da casa, decidimos colocar a casa à venda. Até aqui tudo bem, só que não conseguimos chegar a um acordo sobre o valor de venda. Ela quer vender por um preço alto, que cubra todas as despesas. Eu quero resolver a coisa rapidamente, mesmo perdendo algum dinheiro, pelo que estou disposto a vender por menos. Como ela continua lá a morar (eu é que saí de casa pois a convivência era impossível) e eu continuo a pagar metade da prestação, obviamente que ela não tem interesse em sair.

    Qual é a melhor solução para resolver esta situação? Já pensei dar entrada em tribunal de um processo de separação do apartamento, mas tenho medo que o tribunal coloque à venda a casa por um valor baixo demais. Por outro lado já pensei em deixar de pagar a prestação ao banco. Alguém me pode aconselhar? Como é que funcionam estes processos, quer a venda pelo tribunal ou pelo banco?

    Obrigado,
    Silva.
  2.  # 2

    Colocado por: silva8844Eu e a minha (ex)namorada separámo-nos recentemente, viviamos em união de facto. Como a casa está em nome de ambos e nem um nem outro tem possibilidades de pagar ao outro metade do valor da casa, decidimos colocar a casa à venda. Até aqui tudo bem, só que não conseguimos chegar a um acordo sobre o valor de venda. Ela quer vender por um preço alto, que cubra todas as despesas. Eu quero resolver a coisa rapidamente, mesmo perdendo algum dinheiro, pelo que estou disposto a vender por menos. Como ela continua lá a morar (eu é que saí de casa pois a convivência era impossível) e eu continuo a pagar metade da prestação, obviamente que ela não tem interesse em sair.

    Qual é a melhor solução para resolver esta situação? Já pensei dar entrada em tribunal de um processo de separação do apartamento, mas tenho medo que o tribunal coloque à venda a casa por um valor baixo demais. Por outro lado já pensei em deixar de pagar a prestação ao banco. Alguém me pode aconselhar? Como é que funcionam estes processos, quer a venda pelo tribunal ou pelo banco?

    Obrigado,
    Silva.


    A melhor situação é um vender ao outro a sua metade. Ela acha que vale X. Então paga-lhe X/2.Mas neste momento zero. Porque com o aumentar da divida ao banco, esta será de tal modo elevada que não conseguirá cancelar a hipoteca. E nunca mais venderá a casa!
    •  
      FD
    • 2 janeiro 2008 editado

     # 3

    O empréstimo está em nome dos dois?

    Eu sugiro a mediação: http://www.mj.gov.pt/sections/justica-e-tribunais/resolucao-alternativa-de/mediacao/mediacao_familiar/downloadFile/attachedFile_f0/Perguntas_e_Respostas.pdf?nocache=1150889259.71

    Em última instância, não lhe resta mais que deixar de pagar a sua parte da prestação. Quando a casa for vendida, como é lógico, abate esse valor não pago ao valor a receber.
    • LuB
    • 4 maio 2010 editado

     # 4

    Olá.
    É realmente uma situação delicada, porque se ela insiste num preço alto a casa pode nunca ser vendida. Já conheço casos semelhantes em que a vontade de "não vender", não sendo assumida por uma das partes (a que está interessado em usufruir a posse do bem) é na prática vetada dessa forma.
    Tal como diz o FD, a primeira coisa razoável é deixar de contribuir para a benesse, não pagando a sua parte.
    Poderá também, se a situação se eternizar e, da outra parte não houver qq preocupação em a resolver, fazer uma coisa mais malvada:
    Se tem metade da casa, e a está a pagar, experimente aluguar uns quartitos a estudantes, ou ceda a alguém que conheça a sua metade. Ela não vai gostar nada e, ficará com mais vontade de resolver a situação depressa.
    Não conheço a legislação, mas parece-me que o poderia fazer. Na vida estas coisas acontecem e, por vezes, temos de ser criativos para nos fazermos valer dos nossos direitos.
    Cump
    L. B.
    • eu
    • 4 maio 2010

     # 5

    Claramente o melhor a fazer é vender a casa rapidamente, mesmo que seja a um preço mais baixo que a média do mercado.

    Tente convencê-la disso mesmo. É que já acabou a época de vender caro. Os que ainda não se aperceberam disso, continuam com os imóveis à venda.
 
0.0102 seg. NEW