Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: brunoauma francesinha na Taberna Belga :)
    agora estiveste mt bem!
    Concordam com este comentário: brunoa
  2.  # 22

    Guarda de vidro só :)
  3.  # 23

    Mas numa moradia em banda pouco há a fazer, ainda para mais quando já existem casas construídas... Mas relativamente ao interior é possível que fique uma coisa minimamente engraçada! A meu ver este piso é aquele que está menos bem resolvido, daí o pedido de sugestões.
  4.  # 24

    podemos ver o piso 0 ? ou mais alguma coisa deste caso?
  5.  # 25

    Sim, claro. Embora o piso 0 já não seja passível de sofrer grandes alterações.
      Cozinha parede de vidro.jpg
  6.  # 26

    Pessoalmente não gosto das soluções que apresentou, mas tem uma boa alternativa que o marco1 sugeriu (se for exequível).

    Esse piso 0 também não me convence muito, nem sou fã da solução da escada a separar a cozinha da sala. Penso que haveria alternativas mais interessantes.

    Já agora, essa escada em tiro sem patamares intermédio duvido que cumpra a legislação.
  7.  # 27

    Boas fredcunha,
    A escada foi projectada para cumprir a legislação.
    Por norma, estas casa em banda que tem uma forma mais alongada possuem as escadas encostadas a um dos lados.
    Isso era algo que não nos agradava de todo por uma razão. Havendo um piso -1 com uma sala multiusos/escritório, queríamos que o seu acesso fosse simplificado evitando ter que passar pela zona da garagem. Isso era requisito obrigatório. Com as escadas de tiro encostadas teríamos que passar primeiro pela zona da garagem, atravessar junto aos carros e depois passar para a zona da sala/escritório... Isso estava fora de questão!
    A melhor forma de o fazer é colocando as escadas a separar a casa em duas zonas. Desta forma circulo em toda a zona de interesse (incluído a sala multiusos/escritorio) e aquecida, sem ter que passar pela garagem.
    A planta original tinha paredes a separar as escadas da sala e da cozinha, mas optamos por ter tudo em vidro. É um conceito que nos agrada, por dar mais amplitude à casa. Mas sim, são gostos pessoais!
    Quanto à planta dos quartos, eu também acho que pode haver melhores soluções, mas infelizmente a planta que o marco1 sugeriu não me parece de todo exequível por falta de espaço. Mas sim, concordo que era uma disposição perfeita!
  8.  # 28

    Brunoa essa casa nao é Palmeira?
    Por acaso há uns dias visitei umas moradias em banda, ainda em construção, com um layout bastante parecido a esse.
  9.  # 29

    brunoa

    Acho que tem que abrir um puco mais a mente, como já lhe disse há várias formas de fazer as coisas, parece que se limita a si próprio. é para isso que servem os arquitetos.
    olhe por exemplo as escadas cumprindo o que queria em relação á garagem até podiam ficar a meio e sem ser de tiro.

    outra coisa em relação ao meu esboço, as escadas de tiro que tem não significa que precisem de estar rigorosamente centradas na planta, dai eu lhe ter feito um desafio que era possível esse meu esboço, pelos vistos continua a entender que não . Bem esperemos que consiga resolver tudo bem e ficar com uma boa casa.
  10.  # 30

    Colocado por: o_inclivelBrunoa essa casa nao é Palmeira?
    Por acaso há uns dias visitei umas moradias em banda, ainda em construção, com um layout bastante parecido a esse.


    Não são em Palmeira mas sim em Lamaçães.
    • brunoa
    • 21 fevereiro 2019 editado

     # 31

    Colocado por: marco1brunoa

    Acho que tem que abrir um puco mais a mente, como já lhe disse há várias formas de fazer as coisas, parece que se limita a si próprio. é para isso que servem os arquitetos.
    olhe por exemplo as escadas cumprindo o que queria em relação á garagem até podiam ficar a meio e sem ser de tiro.

    outra coisa em relação ao meu esboço, as escadas de tiro que tem não significa que precisem de estar rigorosamente centradas na planta, dai eu lhe ter feito um desafio que era possível esse meu esboço, pelos vistos continua a entender que não . Bem esperemos que consiga resolver tudo bem e ficar com uma boa casa.


    Não me interprete mal. Eu até acho que tenho a mente bem aberta para estas coisas. Na altura falámos com o arquitecto sobre estes nosso requisitos. Aliás, falei com mais que um (tenho amigos arquitectos)! E esta foi a proposta mais consensual. Todos foram unânimes a afirmar que com uma largura de pelo menos 7.5 metros se poderia encontrar uma melhor solução.
    Eu, como sou de uma área completamente distinta da arquitectura apenas assimilei a informação que me foi dada. Depois, como gosto destas coisas das plantas também fui experimentando com diferentes medidas.
    Acredito que possa achar uma solução que teria sido mais interessante para as nossas necessidades. Não tenho dúvidas. Agora a unica coisa que não concordo é que mantendo o tamanho das escadas de tiro tal com estão na planta (que estão no limite do legal), uma solução em que elas fiquem na horizontal, e mantendo espessura das paredes, não consegue fazer o layout que apresentou. A não ser que tenha armários mais pequenos que 60 cm ou portas mais pequenas que 70 cm... Apenas isto. E com isto não pretendo ser tacanho. É mesmo uma questão de números e do layout que fez ( e que agradeço)!
  11.  # 32

    Aliás, até já apostei uma francesinha :)
  12.  # 33

    a francezinha não chega :)

    e apenas lhe digo que o busílis está na escada e não em portas e armários, ou seja essa escada de tiro teria que se ir ganhar dois degraus ou em zona antes dela ou num ultimo patamar em diagonal. de resto o esboço depois era possível.
    outra coisa ainda lhe posso dizer : uma casa dessas com 3 pisos e com uma escada de tiro é uma canseira, geralmente faz-se uma escada em U para que o acesso vertical seja mais imediato. por vezes pensa-se que a simples inclusão de uma escada de tiro é que trás contemporaneidade mas não é de todo verdade. Uma escada em U resolve muita coisa, inclusive pode até "arrumar" os wc nas laterais e que tecnicamente é sempre melhor.
    • brunoa
    • 21 fevereiro 2019 editado

     # 34

    Tivemos uma versão das plantas com escada em U que também servia os nossos interesses. Mas depois, as soluções encontradas para o piso dos quartos não nos agradaram... Mas aí o problema poderá ter sido a inspiração do arquitecto 😊. A única vantagem que tinha era a escada ser mais prática.
  13.  # 35

    muito mais acredite, embora eu goste muito de escadas de tiro
    Concordam com este comentário: brunoa
  14.  # 36

    Olá novamente. Iniciei esta discussão para ter opiniões sobre a IS da suite. No entanto as questões que se levantaram relativamente à IS dos restantes quartos deixaram-nos a pensar :) Foi bastante útil. Nomeadamente um dos argumentos levantados de que ter uma IS partilhada pelos 2 quartos poderia ser um factor de possível desvalorização numa eventual venda... Isso deu que pensar!
    Tal como tinha referido, a ideia de ser IS partilhada era que tivesse uma maior área para beneficiar de uma melhor circulação. Com 2 crianças (3 anos e 6 meses quando estiver pronta a habitar), esse maior espaço certamente facilitaria a hora dos banhos...
    No entanto, pensando no futuro, ter 2 IS independentes será certamente vantajoso. Não só do ponto de vista da logística das crianças como então pelo argumento de que a casa será mais vendável. Isso deixou-nos de facto na dúvida. Olhar ao benefício imediato ou olhar a benefício a longo prazo? Eis a questão!
    Concordam com este comentário: Picareta
  15.  # 37

    Colocado por: brunoafactor de possível desvalorização numa eventual venda... Isso deu que pensar!

    Faz muito bem em pensar assim, muitos dos DO que por aqui andam só querem saber do seu gosto pessoal, por isso é que há por aí muito mono à venda que ninguém os quer
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunoa
  16.  # 38

    Outra sugestão interessante levantada ao longo da troca de argumentos com o marco1 foi o facto de parecer desperdício ter portas de 1.2 metros (e consequente corredor de 1.2 metros na entrada de cada quarto). Reduziriam para 0.9 metros permitindo aumentar a largura das IS nos 2 quartos?
  17.  # 39

    corredor com mais de 1.50 não pode ter só 90 cm, veja isso, 1.10 é sempre confortável. as portas é que não se justifica muito serem maiores que 80 cm, vá lá 90 cm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunoa
  18.  # 40

    Colocado por: marco1corredor com mais de 1.50 não pode ter só 90 cm, veja isso, 1.10 é sempre confortável. as portas é que não se justifica muito serem maiores que 80 cm, vá lá 90 cm
    Estas pessoas agradeceram este comentário:brunoa


    Obrigado pela dica. Relativamente às portas, sendo pivotantes, não ficariam melhor serem da largura do corredor?
 
0.0225 seg. NEW