Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    A minha moradia foi construída em 2007. Na altura levou XPS na caixa de ar, o construtor não isolou as vigas, a caixa de ar é apertada e o XPS está em contacto com as duas parede, tenho problemas de condensação onde passam as vigas no lado norte da moradia, o lado sul não tem qualquer problema e este lado norte é mais frio. Quero colocar capoto, mas tenho orlas em granito á volta das janelas e portas que tem de espessura 2.5cm, o que posso fazer para corrigir as pontes térmicas mantendo a estética da casa? Fica situada no conselho de Oliveira do Bairro - Aveiro.

    Falaram-me em cortiça projetada da Sollac "CORTICYTE", dizem que 2/3mm faz maravilhas... Tenho dúvidas. Membros do forum podem ajudar-me?
  2.  # 2

    Colocado por: menoalexxA minha moradia foi construída em 2007. Na altura levou XPS na caixa de ar, o construtor não isolou as vigas, a caixa de ar é apertada e o XPS está em contacto com as duas parede, tenho problemas de condensação onde passam as vigas no lado norte da moradia, o lado sul não tem qualquer problema e este lado norte é mais frio. Quero colocar capoto, mas tenho orlas em granito á volta das janelas e portas que tem de espessura 2.5cm, o que posso fazer para corrigir as pontes térmicas mantendo a estética da casa? Fica situada no conselho de Oliveira do Bairro - Aveiro.

    Falaram-me em cortiça projetada da Sollac "CORTICYTE", dizem que 2/3mm faz maravilhas... Tenho dúvidas. Membros do forum podem ajudar-me?


    Qualquer tipo de isolamento exterior que aplique, seja Etics ou reboco térmico, caso interrompa antes das orlas, vai deixar aí uma ponte térmica.

    Como consequência, os problemas de condensação que tem actualmente na zona dos pilares e vigas, são transferidos para a zona das janelas.
  3.  # 3

    E o capoto cobrir as pedras? Para não ter que arrancar?
  4.  # 4

    E o capoto cobrir as pedras? Para não ter que arrancar?
      IMG_20180414_145928.jpg
  5.  # 5

    Colocado por: menoalexxE o capoto cobrir as pedras? Para não ter que arrancar?
      IMG_20180414_145928.jpg


    Claro que pode, e inclusive depois colocar outras.
  6.  # 6

    Qualquer tipo de isolamento exterior que aplique, seja Etics ou reboco térmico, caso interrompa antes das orlas, vai deixar aí uma ponte térmica.


    Mas as paredes tem XPS na caixa de ar e as orlas estão nas paredes.
  7.  # 7

    Colocado por: menoalexx

    Mas as paredes tem XPS na caixa de ar e as orlas estão nas paredes.


    Mas nunca terá continuidade
    • nmex2
    • 23 fevereiro 2019

     # 8

    e o que fazia as portadas, ou melhor, “com” as portadas? não vale dizer “lixo” :)
    • nmex2
    • 24 fevereiro 2019

     # 9

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Não querendo o "cliente" modificá-las ter-se-ia que levar o isolamento até ao limite das portadas, isolar no possível entre a portada e a caixilharia e viver com a pequena ponte térmica na zona da portada.


    certo, mas nesse caso, se bem percebi (que as portadas não era mexidas), as portadas quando abertas iriam só abrir s 90 graus (perpendiculares há posição de fechadas) por limitação da dobradiça vs a espessura do capito, certo?
    • nmex2
    • 24 fevereiro 2019

     # 10

    em obra nova, essa solução funciona, em remodelação, esse suporte em específico poderá não funcionar se a intenção for usar as mesmas portadas, certo?

    o ponto de fixação com etics torna o vão menor, do que uma possível fixação original na alvenaria - onde agora fixa o suporte.

    em tempos (de memória) deixou por aí uma foto de um aro em madeira a ser colado numa placa de xps, pode ilustrar um pouco mais esse remédio ?
  8.  # 11

    Vejo muitos comentários aqui no forum que olham para situação em concreto e é logo, partir as pedras, deitar fora as portadas etc...

    As coisas não são de graça e a maioria das vezes o óptimo é inimigo do bom.

    Falei com uma pessoa que manteves as orlas e colocou capoto de 2centimetros e ficou super satisfeito, resolveu-lhe o problema.
  9.  # 12

    A fachada já tem isolamento, como disse anteriormente a fachada tem XPS dentro na caixa de ar, não é uma obra nova ou muito antiga sem qualquer tipo de isolamento e o único problema que tenho é onde passam as vigas e nos pilares que não levaram qualquer tipo de isolamento.
    A pedra não está só na orla, tem pedra até à Janela, é preciso ponderar os custos beneficio. Arrancar todas as pedras e rematar os estragos só esta operação tem um custo elevado, bem como arrancar todas as portadas e voltar a colocar as mesmas.
    E fazer desaparecer as pedras com capoto, por exemplo colocar capoto de 4cm e na pedra de 2cm? Será solução?
  10.  # 13

  11.  # 14

    O que dizem disto?
    https://www.facebook.com/648516315220995/videos/944458012293489/?t=61

    Cortiça projetada, interessante.
  12.  # 15

    Vou aplicar nas fachadas da minha moradia cortiça projetada, Corticyte da Sollac.
      IMG_20190315_194648.jpg
  13.  # 16

    Já estão aplicar a cortiça projetada em minha casa, primeiro lavaram as paredes e retificaram as rachadelas, depois passaram um primário e projetaram a cortiça - CORTICYTE da Sollac, deram 3 projeções duas de enchimento e uma de acabamento.
  14.  # 17

    Meta fotos... Mas ao preço que isso sai e para o efectivo benefício trazido .. Eu teria optado por Etics com 40mm no mínimo.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  15.  # 18

    Colocado por: menoalexxJá estão aplicar a cortiça projetada em minha casa, primeiro lavaram as paredes e retificaram as rachadelas, depois passaram um primário e projetaram a cortiça - CORTICYTE da Sollac, deram 3 projeções duas de enchimento e uma de acabamento.

    Que espessura fica?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HugoCFSilva
  16.  # 19

    Como já tinha explicado e colocado fotos a minha casa tem portadas e orlas em granito e todo o exterior até á janela é em granito, logo os ETICS de 4cm ficaram fora de questão pois rebentavam com a estética da casa, para não falar de que as portadas tinham de ir para o lixo...
    Quanto a camada dada tem entre 2 e 3mm, nota-se ao toque que não é uma tinta normal, e cobre as rachadelas com elasticidade. Quanto aos benefícios térmicos vamos aguardar para ver o que dá na realidade em vez de teorias. Preço 25€/m2.
  17.  # 20

    Pagou uma fortuna.. Para receber quase nada... Eu já tinha escrito isto antes.

    Mas acha que uma pintura de 3mm com granulado de cortiça tem desempenho térmico equivalente a 40mm de ETICS com EPS, por exemplo.. É a noite ao lado do dia...

    Mais valia ter somente reparado e pintado... Custaria metade desse valor.
    Concordam com este comentário: jorgealves, Pedro Azevedo78, eu, antonylemos
 
0.0178 seg. NEW