Iniciar sessão ou registar-se
    • DM23
    • 13 março 2019

     # 1

    Boa tarde a todos,
    Precisava de algumas opiniões sobre reabilitação. Estou a equacionar fazer a compra e reabilitação de um Chalet de 1937. O mesmo tem paredes em pedra de 60cm (RC), 50cm (piso 1), 40cm (sótão) e cada piso tem cerca de 130m2. O piso 1 é apoiado por 4 vigas de madeira (2 transversais e 2 longitudinais) que apoiam em 4 pilares de tijolo de burro no centro. 2 vigas têm 30x20cm por 15m de comprimento e as outras 30x20 por 9m de comprimento. Sobre estas assentam vigas de madeira de 15x10 espaçadas de 60 em 60 cm onde assenta o soalho do piso 1.

    Depois de chamar ao local pessoas entendidas na matéria (empresas de reabilitação) ainda tenho as seguintes dúvidas:

    Gesso Cartonado:
    Sendo a pedra um elemento natural não necessita de “respirar”??
    Uma vez que se encontra rebocada e pintada por fora e como a ideia será no lado de dentro das paredes exteriores colocar revestimento em gesso cartonado com lã de rocha. Não há risco de condensação??
    Há esta necessidade de colocar isolamento em paredes de 50cm de pedra (piso 1)??

    Soalho:
    O piso 1, para uma casa com 80 anos está irrepreensivelmente nivelado (as 4 vigas principais que o suportam são de castanho e estão direitíssimas). Apesar de nivelado está gasto. A ideia é aplicar piso Flutuante por cima. Por baixo as vigas de 15x10 serão para forrar com gesso cartonado, ficando apenas com as 4 principais à vista. Esta caixa de ar de 15cm vai permitir passar toda a tubagem e cablagem.
    O soalho tapado por cima e por baixo (embora o gesso cartonado leve algumas grelhas para ventilação) não corre o risco de apodrecer??

    Cerâmico por cima de madeira:
    É possível colocar no piso 1, por cima do soalho, pavimentos cerâmicos nos wc e cozinha??

    Embora as 4 vigas principais estejam impecáveis, direitas, sem bicho da madeira e depois de me terem dito que esta madeira não sendo exposta a humidades dura centenas de anos, deixa-me apreensivo, uma vez que esta será uma casa de primeira habitação. Vou investir bastante e tenho receio de ficar com uma habitação frágil (porque não é em betão e ferro). Tenho receio de ter problemas daqui a 5, 10, 20 anos, quero avançar tendo a certeza que dura 60, 70, 80 anos.

    Ficará uma casa destas estruturalmente capaz de receber tanto peso (gessos cartonados, paredes interiores estanhadas, pavimentos, mobiliário de hoje em dia para 4 quartos, wc, cozinha, sala de estar e sala de jantar??
    As paredes tanto interiores e exteriores não apresentam qualquer fissura. Todas as empresas me garantem que foi uma construção feita com materiais robustos, uma construção de topo (para a época).

    Sei que o texto é extenso mas espero obter algumas opiniões.

    Agradeço desde já a atenção dispensada.
    Cumprimentos a todos.
    • DM23
    • 13 março 2019

     # 2

    Imagem das vigas
      1.png
  1.  # 3

    Tem é de lavar consigo um Arquitecto com conhecimentos em edificios antigos...
    As intervenções a realizar serão sempre condicionadas pelo estado do existente, valor patrimonial, orçamento disponivel, desejos progrmaticos, devem ter em conta a melhoras de uma serie de aspectos tecnicos em maior ou menor escala.. ( estabilidade estrutural, termica, acustica, ventilaçõa, climatização, inst. técnicas, etc) e ter em consideração as tecnicas construtivas disponiveis ( mão de obra etc...), ou seja é necessário uma avaliação alargada... antes de começar com os projectos e definir em concreto as intervenções necessárias.
    com base nos projectos de arquitectura e engenharia, elaboram um mapa de quantidades e pede cotação ao sdiversos empreiteiros com as soluções que serão prescritas..

    Pelo facto, sem mais dados, a minha recomendação é contratar um tecnico para o acompanhar e elucidar quanto ás suas questões... e outras que possam surgir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DM23
  2.  # 4

    Colocado por: DM23pesar de nivelado está gasto. A ideia é aplicar piso Flutuante por cima. P

    MAs porque não reabilita o soalho existente!!!? meter flutuanto por cima é um crime....

    Colocado por: DM23É possível colocar no piso 1, por cima do soalho, pavimentos cerâmicos nos wc e cozinha??


    Tem de remover esse soalho e em conjunto com os projectistas arranjar um asolução compativel com a estrutura existente e com o revestimento que quer aplicar...
    A alternativa é manter esse soalho, pelo menos na Cozinha!!!


    Colocado por: DM23Ficará uma casa destas estruturalmente capaz de receber tanto peso (gessos cartonados, paredes interiores estanhadas, pavimentos, mobiliário de hoje em dia para 4 quartos, wc, cozinha, sala de estar e sala de jantar??


    Por isso é que necessita de contratar uma equipa técnica.... As soluções técnicas e o projecto tem de ser pensado em conjunto...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DM23
    • DM23
    • 13 março 2019

     # 5

    O existente encontra-se em bom estado. Ao local foram já 5 empresas diferentes com arquitetos e engenheiros. Dizem-me que é tudo possível. Eu com menos conhecimentos quero-me é certificar que não dou nenhum passo em falso.
    Quanto ao soalho compreendo a sua opinião mas a minha esposa não quer um piso com réguas tão estreitas (5cm), e a mim pessoalmente tambem nao me seduz muito.
  3.  # 6

    Eu acho que deveria rodear-se de técnico que defendam os seus interesses e não os da empresa de construção...
    Concordam com este comentário: riscos, ADROatelier
 
0.0123 seg. NEW