Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 561

    Colocado por: ultrahipermega1kg nao chega a nada, mas se quiseres mando-te umas sacas de 25kg.
    começo a gostar da ideia ... que preço é que isso tem ?
  2.  # 562

    Colocado por: rafaelisidoroManda para o meu email .

    E tem espreitado o seu e-mail, Rafael? Brincadeira, é claro!
  3.  # 563

    Colocado por: rafaelisidorocomeço a gostar da ideia ... que preço é que isso tem ?


    Não faço ideia, mas amanha já te digo.
  4.  # 564

    rafael, ainda não tenho preço, só agora é que vai chegar para esta campanha, para a semana já te digo, se eu me esquecer avisa-me.
  5.  # 565

    Colocado por: ultrahipermegarafael, ainda não tenho preço, só agora é que vai chegar para esta campanha, para a semana já te digo, se eu me esquecer avisa-me.
    ok e embraiagem centrifuga para um motor 186F há alguma coisa ?
  6.  # 566

    dá uma vista de olhos aqui
  7.  # 567

    Colocado por: rafaelisidoropreventivamente... junto com o ipma , uso sulfato mancozebe mas tem que ser mal acaba e chover , um bom produto para isso é enxofre amarelo directamente na terra mas já não se compra isso por cá , o cenfol ajuda bastante a planta ... e tem vezes que a alfarrabista é tanta que não há nada que a salve .

    Nós costumamos usar o Milraz, até hoje tem sido o unico "quimico" usado lá por casa(e o Roundup em terrenos que não se cultivam e apenas para secar a praga das silvas, o resto o trator resolve!), até agora tem resolvido o problema, mas tenho as minhas duvidas quanto ao "biológico"...
    Colocado por: ultrahipermega
    O enxofre amarelo nao ae vende ai rafael? É estranho ate se trata de um produto de drogaria.

      O unico que conheço também é o da Agriloja de 1kg, não faço a mais palida ideia de sitios que o comercializem, só o usavamos na vinha, como está tudo abandonado quase, só as perto de casa é que se vão mantendo, mas cada vez pior, deixamos de usar, mas para que finalidades costumam usar?
    •  # 568

      Colocado por: ktm333mas para que finalidades costumam usar?
      usar usar não usamos mas deveria-mos usar , o molhavel ( sulfato) era para a vinha , o amarelo que se usa em pó directamente na terra tem vantagens , é rico em alguns minerais bom para muitas plantas, trata de algumas pragas e depois faz tratamento ao oídio por exemplo da batata , quando o sol é forte e existe o vapor dos terrenos molhados o enxofre liberta qualquer cena em que trata a batata em ver de a alforrar ... e era para isso que eu queria , porque os antigos usavam ...
    •  # 569

      Colocado por: ktm333Nós costumamos usar o Milraz
      o Milraz (que não sei se ainda existe) é um sulfato de contacto e sistémico , o conselho é sempre usa-lo até meio ciclo da batata não ultrapassando as 3 aplicações seguidas ... quando se usa um sulfato sistémico é preciso dar tempo para as culturas ficarem limpas ... pode-se fazer utilizando outros sulfatos ( preventivos ) ou de contacto ... ( não entram na seiva da planta e quando chove são eliminados da planta .
    •  # 570

      Boa tarde a todos. Já acompanho o fórum há algum tempo, mas só agora é que me deu para criar uma conta. Este ano apostei na plantação de batatas (3 variedades diferentes: picasso, stemster e kennebeck). Foram semeadas no final de Fevereiro e início de Março. Infelizmente a seca não tem ajudado, a terra está muito seca para aquilo que é normal nesta altura do ano, mas tirando isso, as batateiras até se estão a desenvolver bem. Recomendaram-me e adquiri Carial Flex, um fungicida de contacto e sistémico da Syngenta. Pelas informações que vi, o intervalo de segurança é de 21 dias e não se devem fazer mais de 3 aplicações. Como sei que há aqui gente com experiência e muito conhecimento, deixo algumas questões:

      1 - As batatas têm 1 mês +-. Ainda não sulfatei nenhuma vez, porque o tempo vai quente, seco e com pouca humidade. A probabilidade do míldio surgir nestas condições é baixa, certo? Acham que devo aplicar de qualquer forma ou esperar por previsões de condições atmosféricas mais propícias para o surgimento do míldio e aí sim aplicar?

      2 - Há algum problema em sulfatar depois das batatas ganharem flores?

      3 - Devo fazer aplicações de adubo durante o desenvolvimento da batateira? Apenas adubei no momento da plantação.
      • eu
      • 27 março 2019

       # 571

      Colocado por: NunobtwA probabilidade do míldio surgir nestas condições é baixa, certo?

      Sim.
      Estas pessoas agradeceram este comentário: Nunobtw
    •  # 572

      Colocado por: NunobtwBoa tarde a todos. Já acompanho o fórum há algum tempo, mas só agora é que me deu para criar uma conta. Este ano apostei na plantação de batatas (3 variedades diferentes: picasso, stemster e kennebeck). Foram semeadas no final de Fevereiro e início de Março. Infelizmente a seca não tem ajudado, a terra está muito seca para aquilo que é normal nesta altura do ano, mas tirando isso, as batateiras até se estão a desenvolver bem. Recomendaram-me e adquiri Carial Flex, um fungicida de contacto e sistémico da Syngenta. Pelas informações que vi, o intervalo de segurança é de 21 dias e não se devem fazer mais de 3 aplicações. Como sei que há aqui gente com experiência e muito conhecimento, deixo algumas questões:

      1 - As batatas têm 1 mês +-. Ainda não sulfatei nenhuma vez, porque o tempo vai quente, seco e com pouca humidade. A probabilidade do míldio surgir nestas condições é baixa, certo? Acham que devo aplicar de qualquer forma ou esperar por previsões de condições atmosféricas mais propícias para o surgimento do míldio e aí sim aplicar?

      2 - Há algum problema em sulfatar depois das batatas ganharem flores?

      3 - Devo fazer aplicações de adubo durante o desenvolvimento da batateira? Apenas adubei no momento da plantação.
      Como é que vai trabalhar esta batata , maquinas ? Já fez alguma coisa na terra , sachou ou usou a motoenxada ? Como planta ela não precisa de sulfatos mas as secas podem causar prejuízos , trabalhar as terras sem sulfatar antes ( pela manhã com a planta fria ) eu só aplicaria sulfato nestas condições sempre que mexer na terra ... Outra coisa existe um adubo foliar ( aminoácidos livres ) eu uso cenfol mas há outros que lhe darão mais resultado que os sulfatos que podem queimar a planta devido a estas condições de seca . Se usa adubos químicos use o 26.5 que mantém a terra húmida e aplique na hora em que amontoar a batata ( abrir o rego ) ... Os sulfatos podem ser aplicados quando e sempre que o tempo exigir mesmo em flor apesar de se evitar porque as abelhas vão lá ... Estes 21 dias vão de encontro ao disse mais acima ou seja na parte do enchimento até à maturação evite usar depois de meio ciclo a saúde agradece e pode usar apenas os preventivos que já é suficiente .
      Estas pessoas agradeceram este comentário: Nunobtw
    •  # 573

      Colocado por: rafaelisidoroComo é que vai trabalhar esta batata , maquinas ? Já fez alguma coisa na terra , sachou ou usou a motoenxada ? Como planta ela não precisa de sulfatos mas as secas podem causar prejuízos , trabalhar as terras sem sulfatar antes ( pela manhã com a planta fria ) eu só aplicaria sulfato nestas condições sempre que mexer na terra ... Outra coisa existe um adubo foliar ( aminoácidos livres ) eu uso cenfol mas há outros que lhe darão mais resultado que os sulfatos que podem queimar a planta devido a estas condições de seca . Se usa adubos químicos use o 26.5 que mantém a terra húmida e aplique na hora em que amontoar a batata ( abrir o rego ) ... Os sulfatos podem ser aplicados quando e sempre que o tempo exigir mesmo em flor apesar de se evitar porque as abelhas vão lá ... Estes 21 dias vão de encontro ao disse mais acima ou seja na parte do enchimento até à maturação evite usar depois de meio ciclo a saúde agradece e pode usar apenas os preventivos que já é suficiente .
      Estas pessoas agradeceram este comentário:Nunobtw


      Obrigado! É tudo feito "à mão", não tenho máquinas. Já sachei as primeiras batatas (que semeei na última semana de fevereiro), as restantes irei sachar nos próximos dias.
      Estas pessoas agradeceram este comentário: Filipeh3
      • ktm333
      • 27 março 2019 editado

       # 574

      Colocado por: rafaelisidoroo molhavel ( sulfato) era para a vinha , o amarelo que se usa em pó directamente na terra tem vantagens

      Nós usavamos o pó nas folhas, logo de manha bem cedo(assim que nascia o sol), com a maresia, para o pó se agarrar as folhas e cair para o chão, dizem que previne o Mildio e o Oidio(conhecido por "Farinha")
      Colocado por: rafaelisidoroMilraz

      Segundo sei ainda existe, costumo usar mesmo em ultimo recurso quando vêm aqueles dias de chuva e dias abafados a seguir, com muito calor e muita humidade no ar, o máximo têm sido duas curas por cultura.. Não sou muito apologista destas coisas, tudo o que não seja natural, é para manter o mais fora da terra possivel!
      Colocado por: NunobtwA probabilidade do míldio surgir nestas condições é baixa, certo?

      Certissimo, baixa ou até mesmo nula, tendo em conta que está tudo relativamente seco..
      Colocado por: Nunobtw2 - Há algum problema em sulfatar depois das batatas ganharem flores?

      Penso que não deva haver problemas, a não ser com as abelhas que andam a fazer o trabalhinho delas que faz tanta falta.
      Colocado por: Nunobtw
      3 - Devo fazer aplicações de adubo durante o desenvolvimento da batateira? Apenas adubei no momento da plantação.

        Acho que até devia evitar o uso de adubos quimicos e optar por restos de ervas, arvores, matos, ate mesmo restos de cascas de batats, ovos.. tudo o que possa fertilizar!
        Estas pessoas agradeceram este comentário: Nunobtw
      •  # 575

        Colocado por: ktm333e o Roundup em terrenos que não se cultivam e apenas para secar a praga das silvas, o resto o trator resolve!
        O roundup tem glifosato, o seu uso foi autorizado na União Europeia desde 2002... infelizmente desde há 20 anos para cá os casos de cancro aumentam. Será coincidência? Não sei, desde há 20 anos para cá generalizou-se também o uso do telemóvel, mas as notícias sobre o Glifosato não são muito animadoras.

        “Glifosato gate”: Relatório de autoridade europeia copia textos da Monsanto
        https://expresso.pt/sociedade/2017-09-15-Glifosato-gate-Relatorio-de-autoridade-europeia-copia-textos-da-Monsanto#gs.2t4xsx

        Há outras coisas que também são autorizadas que assustam como preservantes na fruta invés da congelação. Antigamente só comiam preservantes quem queria... agora já não é bem assim e isto assusta.

        PS: O glifosato foi criado para desentupir canos de esgotos e não como herbicida... a coca-cola também serve para desentupir canos de esgotos (mas só bebe coca-cola quem quer, no entanto julgo que talvez fosse mais seguro ter coca cola infiltrada na água e na alimentação do que glifosato)
        • RCF
        • 28 março 2019

         # 576

        Colocado por: Mighty SparrowO roundup tem glifosato o seu uso foi autorizado na União Europeia desde 2002... infelizmente desde há 20 anos para cá os casos de cancro aumentam. Será coincidência? Não sei, desde há 20 anos para cá generalizou-se também o uso do telemóvel, mas as notícias sobre o Glifosato não são muito animadoras.

        A Bayer foi muito recentemente condenado por um Tribunal, por se ter provado que um aplicador de roundup apanhou cancro por causa do roundup.
        • ajcr
        • 28 março 2019

         # 577

        Para mim, podia ser mau uso do produto, ou não ler bem o rótulo, ou não usar a devida protecção.
        Eu uso o roundup (daqueles pronto para aplicar), na calçada e muros à volta da minha casa.
        Alguns já viram as fotos da minha casa, e sabem bem o trabalho manual que iria fazer.
      •  # 578

        Colocado por: Mighty SparrowO roundup tem glifosato o seu uso foi autorizado na União Europeia desde 2002... infelizmente desde há 20 anos para cá os casos de cancro aumentam. Será coincidência? Não sei, desde há 20 anos para cá generalizou-se também o uso do telemóvel, mas as notícias sobre o Glifosato não são muito animadoras.

        “Glifosato gate”: Relatório de autoridade europeia copia textos da Monsanto
        https://expresso.pt/sociedade/2017-09-15-Glifosato-gate-Relatorio-de-autoridade-europeia-copia-textos-da-Monsanto#gs.2t4xsx

        Há outras coisas que também são autorizadas que assustam como preservantes na fruta invés da congelação. Antigamente só comiam preservantes quem queria... agora já não é bem assim e isto assusta.

        PS: O glifosato foi criado para desentupir canos de esgotos e não como herbicida... a coca-cola também serve para desentupir canos de esgotos (mas só bebe coca-cola quem quer, no entanto julgo que talvez fosse mais seguro ter coca cola infiltrada na água e na alimentação do que glifosato)
        aí entra as contas dos Açorianos ... glifosato é o melhor amigo da Lavoura Açoriana que tantas vezes aqui já critiquei ... são aplicações multiplas de quantidades exageradas assim como na cultura da batata , bem bom que na batata foi controlada a tempo já na lavoura ui ui continua a desgovernação ambiental ... o pior é que o uso em demasia acaba por ir para os lençois de agua que nos chega á torneira . por isso já vos disse aqui em varios sitios , não comam carne Açoriana .
      •  # 579

        Colocado por: RCF
        A Bayer foi muito recentemente condenado por um Tribunal, por se ter provado que um aplicador de roundup apanhou cancro por causa do roundup.
        a bayer apenas foi obrigada a pagar uma ou algumas das milhentas de multas que terá de pagar em tribunal a milhares de pessoas , isso porque a bayer só á pouco tempo é que comprou a monsanto ... a empresa que criou o Glifosato , mas estima-se que as multas e indemnizações vão doer .
        • RCF
        • 28 março 2019

         # 580

        Colocado por: rafaelisidoroestima-se que as multas e indemnizações vão doer .

        já não são estimativa, já são realidade.
        Num processo foi condenada a uma indemnização de US$ 78,5 milhões e noutro processo uma indemnização de US$ 80 milhões. Ambas a pessoas que tiveram cancro.
       
      0.0552 seg. NEW