Boa tarde. Tenho um apartamento que comprei em copropriedade com a minha ex-namorada. Agora que nos separámos quero vender a minha parte a ela, que irá ficar lá a habitar. A questão é que temos o credito de habitação e nao faço ideia como resolver isto. Em primeiro lugar a casa já valorizou e valerá pelo menos mais 20 mil euros do que a compramos. Assim sendo terei de pedir o valor a ela correspondente a esta valorização? (se vendessemos a casa a outras pessoas esses 20 mil euros certamente entrariam para os dois, sendo que corresponderia a 10 mil euros para cada um). outra questao, terei direito ás prestaçoes pagas por mim ate agora, ou é dinheiro perdido?
Assumindo que é em partes iguais, terá direito a 50% do valor do imóvel, devendo no entanto liquidar também 50% do valor em dívida ao banco. Se a sua namorada não tem o dinheiro na mão, terá que se financiar, o que na prática deve significar que para esse acordo ser viável ela terá que ser capaz de suportar sozinha o empréstimo na totalidade.
Resumindo: a não ser que estejam verdadeiramente confortáveis financeiramente tenho dúvidas de que consiga cumprir o planeado.
Veja quanto vale a casa agora... o valor justo de mercado (não me pergunte como se faz isto). Divide esse valor por dois.
É esse o valor que a sua ex tem que lhe dar.
Com esse valor terá de liquidar a sua metade da dívida ao banco, para que possam passar a propriedade apenas para nome dela.
Como disse o luisvv ou ela está financeiramente muito confortável ou então nada feito (por isso é que normalmente estes acordos costumam ser inviáveis financeiramente).
Nota: se ela tiver capacidade financeira para este negócio, deve ponderar voltar para ela. LOLOLOLOL
- para a sua EX lhe pagar (seja o valor que for), tem de ter dinheiro; - fazer um crédito pode ser mais facil que sair dele; - as condições de crédito que tinham para os 2 não se irão manter no crédito para ela (spreads, garantias, fiadores); - ...outros que não me lembro.
Considerem a possibilidade de venderem a casa e repartirem o valor.
Se o vosso desacordo for banal, fazer as pazes tambem sabe bem!!!
nao nos separamos a mal, continuamos amigos..mas obviamente que temos que tratar deste assunto, pois eu n posso continuar a pagar a casa que ja nao usufruo. pois temos de ver as condiçoes do banco, tinhamos um spread excelente...nao havera hipoteses de manter o mesmo? a minha ex tem condiçoes para continuar a pagar a casa sozinha, com folga...obviamente que n tem metade do valor na mao, tera sempre de pedir o resto do dinheiro ao banco... obrigado pela ajuda