Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    O portão automático da minha casa deixou de funcionar, porque duas lesmas entraram para a central, passearam pela placa e, quando accionei o motor para abrir o portão, elas fizeram passagem da corrente elétrica entre terminais que não era suposto contactarem, o que fez queimar, para além das próprias das lesmas, uma pista da placa.

    Talvez eu próprio deva ter sido um pouco culpado porque insisti na tentativa de abertura do portão. Estava uma noite de chuva e só queria que o portão abrisse para entrar em casa. Carreguei no comando, o portão abriu parcialmente, mas depois parou. Pensei que pudesse ser algum problema nas células fotoeléctricas pelo que lhes dei uma limpadela e voltei a accionar a central. O portão andou mais um pouco e voltou a disparar a central. Insisti novamente, mas nada. Abri a tampa da central, constatei alguma sujidade, umas teias e tal... Dei uma varridela com um pincel e voltei a tentar. Mais um solavanco e nada... até que me começou a cheirar a queimado (aquele cheiro de componente elétrico queimado). Pensei logo "já foste"! Lá desliguei o quadro no geral, para não apanhar um choque pois, ainda por cima estava uma chuva miudinha. Desmontei a placa e lá estavam duas lesmas, que jaziam inanimadas e esturricadas, aquele cheiro a queimado, com algum fumo nuns componentes próximos de uma pequena parte da placa queimada, aí de meio centímetro. Como vi que não conseguia resolver nada na hora, fechei tudo e fiquei com a placa para arranjar solução assim que possível.

    Depois de tentar encontrar algum esquema elétrico daquela placa na net, sem êxito, pois só tem o esquema de montagem dos fios que faz parte do manual, resolvi tentar ligar dois terminais que me pareciam ter uma ligação danificada, pela tal pista queimada. Soldei com um fio de componentes elétricos, blindado com plástico. Montei a placa no sitio e liguei a fiarada toda. Accionei o comando e voilá, o portão começou a abrir.. Já estava a ficar contente ao ver que tinha conseguido arranjar o portão, mas foi sol de pouca dura, pois voltou a parar! Accionei só mais uma vez e voltou a fazer fumo na placa e, sendo assim, não insisti mais. Voltei a desmontar tudo e, ao olhar novamente para a placa, fazia sentido ter ali mais uma ligação entre duas resistências que pareciam estar em série (mas aquilo vê-se tão mal, dado que tem componentes à frente e atrás). Tentei a minha sorte! Liguei novamente tudo, accionei o comando o portão deu apenas um ligeiro sinal que iria arrancar mas não! Agora parece que a relé recebe o sinal e desliga logo.

    Bem, não sei como resolver. Se alguém puder ajudar agradecia, pois aquelas placas são caras (uns 100 euros).

    Alguém tem o esquema elétrico da placa que me possa enviar, para ver se consigo descobrir o problema. Ou alguém conhece quem faça reparações dessas placas pelos lados de VN Gaia?

    Muito obrigado.

    Cumprimentos

    Rui
  2.  # 2

    Esse tipo avaria origina mesmo depois de reparações, muitos problemas.
    A placa QA60 é das poucas que não dou garantia após a reparação, mesmo não sendo a avaria ocasionada pelas lesmas.
    Recebo muitos pedidos de reparação desse modelo pelo que revela ser uma central problemática.
    O meu concelho é portanto, que não gaste dinheiro com essa avaria, facilmente irá ultrapassar o valor de uma placa equivalente compatível. Isole muito bem a entrada de cabos pois as lesmas entram por locais inimagináveis. Se tiver vegetação por perto, reforce sobretudo na Primavera, a colocação de pó para formigas junto à placa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RSousa
  3.  # 3

    Agradeço comentário sousal.

    Como esse portão nunca me deu problemas (e já tem uns bons anos), se fosse algo simples de resolver, preferia sempre uma reparação à substituição da placa por outra nova (dado o custo). Não sei quanto custa uma placa equivalente compatível. A não ser que seja uma "réplica" fiel da original, poderá estar mais sujeita a conflitos, que podem gerar avarias.

    sousal, pode esclarecer-me um pouco mais sobre essas placas compatíveis? São iguais? Qual o preço de uma compatível com a Q60a?

    Muito obrigado pelos comentários.

    Cumprimentos
  4.  # 4

    As placas compatíveis que tenho são mais caras.
    Tenho placas recondicionadas por 90,00€, não lhe compensa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RSousa
  5.  # 5

    Pois, por esse valor compensa comprar a placa nova.

    Entretanto ainda não consegui descobrir nenhum esquema da placa para ver se deteto o problema.

    Obrigado

    Cumprimentos
  6.  # 6

    Boa noite,
    Também tenho um portão da mesma marca e modelo em que a folha da esquerda, ora não abre totalmente, ora não fecha totalmente, ou seja, se a destravar manualmente e abrir ao máximo, após travar novamente a folha não vai fechar totalmente, caso destravar e o feche manualmente a folha não vai abrir totalmente. Para além deste problema, já por duas vezes que o portão não abriu porque, pelo que me pareceu, a folha da esquerda estava travada (embora se ouvisse barulho de tentativa de abertura) e impedia que também a folha da direita abrisse.
    Por acaso não me sabem informar se é um problema que pode ser facilmente resolvido ou se apenas com a vinda de um especialista na área?
    Obrigado
  7.  # 7

    Boa tarde. O meu portão (duas folhas) proteco Q60A deixou de funcionar, apresentado a mensagem com dois caracteres, um "F ao contrário" e um "C".

    Nas mensagens de suto disgnóstico sugere que seja problema com as fotocélulas de fecho ou ligações.

    Alguém sabe se posso fazer algo sem chamar um técnico?

    Muito obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LMSC
      IMG_20220828_165704.jpg
  8.  # 8

    O "F" ao contrário é um "t", seguido de "C" é "timer di chiusura". A placa parece ter parado à espera do fecho y como diz poderá ser das células.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LMSC
  9.  # 9

    Boa tarde,

    Tenho uma central igual que deixou de funcionar. Aparecem ligados todos os carácteres do display.
    Alguém já teve este problema? Alguma sugestão do que possa ser?

    Cumprimentos
  10.  # 10

    Já me aconteceu sendo humidade y noutra ocasião era uma lesma queimada no circuito.
  11.  # 11

    Boa tarde pessoal,
    Tenho esta placa Q60a.
    Ela não esta a receber sinal ( rádio ) dos comandos.

    No display não apresenta nenhum erro.
    As forocelulas estão a a disparar normal.

    Já desliguei
    Já fiz limpeza
    Já verifiquei pilhas dos comandos
    Já verifiquei fusíveis
    Já fiz reset de fábrica.
    Já apaguei os canais de rádio

    Quando tento programar o comando não dá nem sinal.


    Algum solução ?

    Abraço
    Obrigado
  12.  # 12

    Substituir a placa RF ou colocar recetor exterior.
  13.  # 13

    Colocado por: sousalSubstituir a placa RF ou colocar recetor exterior.
    Bom dia Sousal
    Pode me Pfv indicar qual é a placa RF e o esquema de como colocar o receptor no exterior ?

    Muito obrigado
      IMG_3922.jpeg
  14.  # 14

    É essa pequena.
 
0.0164 seg. NEW