Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Mas também convém ter dinheiro para os finalmentes, pareceres, certificados e licenca, porque o banco só liberta a última tranche após a licença de utilização...
  2.  # 42

    Colocado por: mandrongoMas também convém ter dinheiro para os finalmentes, pareceres, certificados e licenca, porque o banco só liberta a última tranche após a licença de utilização...


    O Santander não...Liberta o ultimo guito depois do avaliador disser que a casa está pronta, independentemente de já de ter ou não a licença de utilização e afins.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
  3.  # 43

    Boa tarde.

    Estou neste momento prestes a avançar com um recontrução de uma moradia e estou em conversações com o bankinter para obter financiamento. Idealmente será para 50% do valor da obra.

    Foi-me dito de uma forma um pouco confusa que em não poderia arrancar com a obra (mesmo tento capitais próprios) antes de ter o crédito aprovado. Ora neste momento tenho o empreiteiro já pronto para entrar com as máquinase não me convinha nada estar mais 3-4 semanas parado.

    Há por aqui aqui que tenha estado numa situação semelhante? Será mesmo assim? Ou nem há controlo nenhum e posso mesmo ir avançando?


    Desde já obrigado.
  4.  # 44

    Uma coisa não tem nada a ver com a outra... O que tem de ter é a nível camarário tudo em ordem e pode perfeitamente começar com a obra, o banco não tem nada a ver com isso! Começa com os capitais próprios enquanto trata da questão do banco.
  5.  # 45

    Relativamente ao tópico, acabei por não fazer CH com o bankinter precisamente pela incapacidade de resposta às nossas questões e por darem informação errada relativamente a procedimentos no CH construção...
    Concordam com este comentário: Tp
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GomesFamily
  6.  # 46

    Colocado por: AnaaRelativamente ao tópico, acabei por não fazer CH com o bankinter precisamente pela incapacidade de resposta às nossas questões e por darem informação errada relativamente a procedimentos no CH construção...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:GomesFamily


    Bom dia,

    Acabou por fazer onde?
  7.  # 47

    Colocado por: GomesFamily

    Bom dia,

    Acabou por fazer onde?


    Caixa agrícola
  8.  # 48

    Boas,

    Um dos cuidados é a questão da inteligência de ter as situações bem alinhadas com o construtor de forma a rentabilizar as chamadas do avaliador ao local.
    Já vi tranches paradas porque tomadas e interruptores estavam em obra , mas não colocadas, logo , conforme foi dito isso não obtém validação.
    O mesmo se aplica aos outros materiais.
    O que o avaliador analisa é a evolução da obra a medida que ela vai dando origem ao que o banco se comprometeu a financiar, de forma a gerar o imóvel que vai servir de garantia.
    A boa gestão e comunicação entre o cliente e o construtor e as chamadas do avaliador têm de ser geridas com pinças, de modo a libertar as tranches sem problemas.
    Aconselho fortemente a que tenha folga orçamental própria.
    Se depender somente das tranches, isso vai dar azar.
    Concordam com este comentário: Anaa
  9.  # 49

    As "queixas" que tenho tido conhecimento, sem ser de nenhum banco em específico, é que as avaliações para libertação das tranches ficam muito abaixo do espectável. Os construtores queixam-se que têm obra feita em mais do dobro do que o banco considera.
    Ainda não percebi muito bem o motivo (acho que só vou perceber quando pedir a primeira tranche) mas se tenho uma avaliação de X valor que é largamente superior ao valor de financiamento, penso que, com tudo bem organizado e boa gestão dos capitais próprios é meio caminho para não haver esses stress.
    Até agora a opinião sobre a CCA é bastante positiva, vamos ver quando chegar a hora de começarem a libertar valor :)
  10.  # 50

    Anaa,

    O problema é que as empresas de avaliação tentam proteger-se de futuros problemas pois também sofrem pressão dos bancos para rigor extremo na aprovação da libertação das tranches.
    Não são casos únicos, os casos de material em obra existente, que depois não são aplicados ou são aplicados noutro tipo de qualidade inferior ao projetado.
    Lembre-se que o banco conta emprestar o dinheiro com base na hipoteca de uma coisa que não existe.
    Concordam com este comentário: zinna
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anaa
  11.  # 51

    Colocado por: Anaaé que as avaliações para libertação das tranches ficam muito abaixo do espectável. Os construtores queixam-se que têm obra feita em mais do dobro do que o banco considera.


    para isso é que se faz um cronograma financeiro com um plano de pagamentos em que se estabelece um valor a pagar consoante cada fase da obra.

    se faltam colocar os espelhos nas tomadas da electricidade... então a parte da electricidade não está concluida logo o empreiteiro não recebe esse valor.
    Concordam com este comentário: Nelhas
  12.  # 52

    Anna,

    Em obras ou construção sujeitas a libertação de tranches a cada fase concluída, é necessário que sejam concluídas a detalhe cada pormenor, ou então não podem ser dadas como concluídas.
    Não é muito diferente, se me permite, do que quando manda fazer uma obra com dinheiro seu.
    Se mandar pintar 3 quartos, dá o dinheiro para concluir o serviço se faltar um teto por pintar?
    Se contrata para fazerem iluminação , liberta o restante dinheiro para concluir os erviço se faltar , nem que seja só um foco?
  13.  # 53

    o problema é que muitos DO se aventuram na construção de casa própria e pensar em poupar em tudo. poupam no arquitecto, poupam na fiscalização e depois são comidos pelo empreiteiro.

    a maior parte das pessoas constroi uma casa na vida, por isso a maior parte são inexperientes nesta area, não sabem como as coisas funcionam e não querem pagar a quem sabe para as ajudar, porque tal como o arquitecto, veem tambem na fiscalização um custo desnecessário na construção da sua casa
    Concordam com este comentário: Nelhas
  14.  # 54

    Concordo perfeitamente e tudo farei para que essa questão corra da melhor forma. É claro que não vou pedir vistoria do banco se as coisas não estiverem feitas...não faz sentido.

    O que tenho ouvido é que as tranches libertadas ficam aquém do que esperam mas não sei quais os motivos.

    Relativamente ao Bankinter o que me disseram era que libertavam 60% do que estivesse feito o que para mim não faz sentido nenhum. Se o banco financia por exemplo 80% da construção, deve em cada tranche libertar os respectivos 80% do que está feito.
    Além de que notámos muita falta de transparência na informação e muitas perguntas sem resposta...
  15.  # 55

    Estou em crer que no cômputo geral é 80% da avaliação, depois as tranches se forem 4 por exemplo, serão 50 k € de cada vez por exemplo... Penso que no BCP é assim
  16.  # 56

    Colocado por: LupanEstou em crer que no cômputo geral é 80% da avaliação, depois as tranches se forem 4 por exemplo, serão 50 k € de cada vez por exemplo... Penso que no BCP é assim


    Atenção que em geral a última tranche só é libertada depois de passada a licença de utilização...
    Concordam com este comentário: Tp
  17.  # 57

    Colocado por: pauloagsantoso problema é que muitos DO se aventuram na construção de casa própria e pensar em poupar em tudo. poupam no arquitecto, poupam na fiscalização e depois são comidos pelo empreiteiro.

    a maior parte das pessoas constroi uma casa na vida, por isso a maior parte são inexperientes nesta area, não sabem como as coisas funcionam e não querem pagar a quem sabe para as ajudar, porque tal como o arquitecto, veem tambem na fiscalização um custo desnecessário na construção da sua casa


    Concordo plenamente. Por experiência própria é necessário ter um fundo de maneio muito razoável e acima do inicialmente previsto para lidar com um conjunto de situações que irão surgir quer em projecto quer depois em obra.
    • Lupan
    • 27 maio 2019 editado

     # 58

    O que não é sinónimo da pessoa não pode já residir na casa ou é?
    Pelo que tenho falado com algumas pessoas, dependendo da avaliação até é possível e sucede pedir mais dinheiro do que é gasto, tendo em conta sempre se a avaliação é bastante superior ao custo de edificação incluindo os 80 % da mesma...
  18.  # 59

    Anaa,

    Não concordo consigo com a questão de ficarem a quem do esperado.
    E como já foi referido, e falo por mim também, é necessária ajuda profissional para construir uma casa.
    Ajuda no sentido de orientar , fiscalizar, controlar e gerir uma obra considerável. Pagar a arquitetos, engenheiros não é gastar dinheiro. É poupar dinheiro.
    E atenção, não sou nem uma coisa nem outra.
    Se falarmos em tranches de 50k, significa que têm de ter capital próprio significativo. Nenhum empreiteiro lhe vai levar uma obra até aos 50k, com os condicionalismos de uma aprovação para libertação de dinheiro, sem você ter de investir do seu capital.
    Depois , e ai também tenho de defender os construtores, pois também passei por muitas situações similares na minha área.
    Construir uma casa exige múltiplos materiais, múltiplos fornecedores. Muitas vezes eles não conseguem responder a tempo , porque também dependem de outros fornecedores maiores, e assim sucessivamente.
    Os atrasos , que toda a gente acha que é coisa de Portugal, são inevitáveis. Por mais competente que seja o construtor.
    Com a rigidez de tudo ter de estar ao detalhe para concluir a libertação das tranches, torna muito difícil ser libertado sempre o que espera.
    Aliás, até deixo a pergunta aos construtores do fórum, se nestes casos , optam por diferentes formas de implementar o seu trabalho em relação a obras onde os clientes já possuem o capital próprio total disponível para a execução.
  19.  # 60

    Colocado por: NelhasAnaa,

    Não concordo consigo com a questão de ficarem a quem do esperado.
    E como já foi referido, e falo por mim também, é necessária ajuda profissional para construir uma casa.
    Ajuda no sentido de orientar , fiscalizar, controlar e gerir uma obra considerável. Pagar a arquitetos, engenheiros não é gastar dinheiro. É poupar dinheiro.
    E atenção, não sou nem uma coisa nem outra.
    Se falarmos em tranches de 50k, significa que têm de ter capital próprio significativo. Nenhum empreiteiro lhe vai levar uma obra até aos 50k, com os condicionalismos de uma aprovação para libertação de dinheiro, sem você ter de investir do seu capital.
    Depois , e ai também tenho de defender os construtores, pois também passei por muitas situações similares na minha área.
    Construir uma casa exige múltiplos materiais, múltiplos fornecedores. Muitas vezes eles não conseguem responder a tempo , porque também dependem de outros fornecedores maiores, e assim sucessivamente.
    Os atrasos , que toda a gente acha que é coisa de Portugal, são inevitáveis. Por mais competente que seja o construtor.
    Com a rigidez de tudo ter de estar ao detalhe para concluir a libertação das tranches, torna muito difícil ser libertado sempre o que espera.
    Aliás, até deixo a pergunta aos construtores do fórum, se nestes casos , optam por diferentes formas de implementar o seu trabalho em relação a obras onde os clientes já possuem o capital próprio total disponível para a execução.


    Falo por experiências que me contaram, inclusive há algumas aqui no fórum. Só posso ter opinião depois de passar por essa fase. Para já vamos avançar com capitais próprios, depois logo veremos quando será necessário pedir a primeira tranche e como corre..
 
0.0182 seg. NEW