Qual a vossa opinião relativamente as duas marcas em questão? Sei que na efapel existe uma grande vantagem que é compatibilidade entre modelos e que na legrand já não é assim.
Honestamente? Schneider. Depois Legrand. Efapel sinceramente não. Mas atenção os preços deles são mais baixos , logo também não se pode exigir mundos e fundos. Simplesmente penso que a eletricidade é algo onde não se deve andar a tentar poupar. Mas é simples, compare uma tomada simples de cada um dos 3. A baixa gama de todos. E depois diga-me se acha que têm alguma coisa a ver.
Nada como ser voçe a comparar. Não sou cego nem teimoso. E aceito como válida a opinião e gosto de cada profissional. Mas deixo-lhe esse desafio. Compare em gamas similares as 3 marcas: 3 Tomadas 3 interruptores 3 disjuntores.
E depois veja por si. Acho , sinceramente, que o material nem sequer se compara. Agora, penso que as marcas têm objetivos diferentes. Se a Efapel quiser faz igual? Faz. Simplesmente não é esse o mercado alvo. É como andar a discutir se é melhor Renault ou Mercedes. O publico alvo e o foco do produto não são os mesmos. A Renault têm engenheiros tão bons como a Mercedes. Simplesmente têm produtos para públicos diferentes e produtos com objetivos diferentes. A comparação é sempre um pouco injusta.
Você têm noção que uma instalação elétrica é daquelas coisas que vai ter numa casa e que 99,9 por cento das pessoas nunca mais lhe vai tocar na vida? Ninguém quer saber. Liga, tá bom. A qualidade do material é essencial. Com o tempo os apertos de uma tomada vão perdendo força. O significa que caso o material não seja de qualidade e com revestimento de qualidade, pode de facto queimar a tomada e pegar-lhe fogo a casa. E garanto-lhe que caso não aja curto, o disjuntor nem vai querer saber. Ele fica quietinho a dormir. E como os famosos ligadores de aperto a antiga. Ou puxadas diretas sem proteção ao quadro. Ou 7 luzes e 10 tomadas na mesma fase. A questão é que existem regras de segurança. E é assim tão mais caro cumpri-las ? Antigamente as pessoas usavam o que tinham, o que havia, e faziam instalações para casas com 4 pontos de luz e 1 ou 2 eletrodomésticos e uma tv. Ai dava para tudo. Tudo a cabo de 1,5 mm , tudo numa fase só, caixas de parede carregadas de humidade, etc. Hoje em dia as pessoas querem 3 tv, 5 eletrodomésticos, led na parede, luz na rua, computadores, carregadores, aquecimento. Acha que ainda dá para andarmos a brincar, quando a necessidade em casas aumentou 200%?
Volto a perguntar Nelhas, a EFAPEL faz material elétrico que faz pegar fogo à rede da casa? Ou cumpre com essas regras de segurança apesar do material ser mais fraco? Não estou a falar de cablagem, tou a falar de interruptores como o user pergunta, é assim tão grave ter interruptores EFAPEL?
Eu acho que às vezes aqui no Fórum exageram um bocado, ou eu sou demasiado ingénua. Se a marca cumpre com as regras de segurança é suficientemente boa pra ser instalada, na minha humilde opinião. Secalhar daqui a uns anos e com mau uso menos ainda já está meio com folgas e a soltar-se por poder ter parafusos mais fracos ser mal instalado, whatever. Mas daí a escalar pra incêndios e etc...
Uma instalação bem feita, com material que cumpra os requisitos de segurança é a meu ver suficiente. De que me adianta ter Schneider se tiver tudo mal feito?? É igual ao litro.
Não. O material por si só não pega fogo a nada. Um balde de gasolina por si só não pega fogo a nada. Logo, a Galp também não faz produto para pegar fogo a nada. Então se for pelas normas e certificações de segurança, porque Efapel? Compra de várias marcas brancas em diversas superfícies comerciais mais barato ainda. Cumpre normas, têm certificação. Não é a questão de ser ingénua. Se cumpre , dá. È o que me diz. Então , já lhe dei a solução.
Se não souber conduzir , ter um carro com 7 sistemas de segurança, ou um de 80 sem cintos é igual. Espete -se a 140 num sobreiro e morre na mesma. Se tiver mal feito, nada funciona. Nem bom nem mau. Mas ai que culpa têm o material?
Às vezes alguns comentários deixam-me com a sensação de que se não for topo de gama estamos lixados e vamos morrer. Parece o senhor que me vai fazer as obras a falar do material da cozinha que tinha que ser termolaminada porque diz ser o melhor actualmente quando lhe mostrei um orçamento de uma cozinha simples mas razoável e que ia de encontro ao que eu podia pagar que tinha obtido e ele virou-se pra mim e disse "ah mas isso é igual ao que você tem aqui mas embonecado"... eu disse-lhe logo olhe esta tá aqui há 33 anos e está intacta, secalhar é mesmo este material que eu quero!
Não digo que não tenha razão Nelhas e ainda mais quando falamos da rede elétrica de uma casa que como disse e muito bem não se pode brincar, concordo plenamente nesse aspeto, mas às vezes parece que se exagera um bocado.
Isto é simples. Há material onde se pode poupar e outro não. Porque? Pelas implicações que têm a sua escolha. Se escolher uma cozinha de 800 euros , material barato. Qual é a implicação? Estragar depressa, maus acabamentos, etc. Que implicação têm? Tirando a chatice, nenhum. Não pega fogoa a nada, não mata, não faz cair a casa, etc. O mesmo com ladrilho de 3,99. Presta? não. Mas não têm implicação nenhuma. Assim como flutuante a 4,99. Isso é uma coisa. Agora quando falamos de gás, eletricidade, aquecimento, canalização, etc. Estamos a falar de coisas que se derem chatice, dão um prejuízo descomunal, e ainda podem estragar tudo a volta. O impacto é gigante. Essa é a diferença.
Não estou a dizer que não e eu percebo bem essa diferença e já disse também que concordo. Mas mais uma vez repito, face ao exposto pelo user mesmo sendo EFAPEL, desde que bem instalados, não creio que vá ser um desastre. É a minha opinião e vale o que vale. Se o user tiver manobra pra escolher topo de gama, melhor ainda, DESDE QUE bem instalado, senão até podia pôr da candonga.
Sofia, Em promoção , encontra conjuntos de 5 tomadas ou 5 interruptores Schneider a 9,99. Acha caro? Só peço que pela diferença de preço , analise os produtos das 3 marcas, e diga-me se vale mesmo a pena comprar efapel? O mesmo com os disjuntores. 50 ligadores de 3\ cerâmicos de 32A de mola custam em casas da especialidade a volta de 15\18 sem desconto. Compensa andar a por ligadores de aperto do chinês?
Mas afinal qual é mesmo o problema do material efapel? Uma coisa é a qualidade dos plásticos e assim. Outra é das ligações... Você está a afirmar que ao colocar efapel que vai dar asneiras. Essa afirmação é baseada em quê? Em que sentido são os contactos piores na efapel comparado com as outras marcas que falou?
Bem, Ou o meu português é mau , o que posso admitir, ou não me expliquei bem. Foi perguntado a qualidade do material. Se os apertos, os plásticos, o revestimento , as garras laterais, forem de má qualidade , acha que para uma coisa onde nunca mais ninguém se quer chatear, e pela diferença de preços compensa? Compare. Compre uma tomada das 3 marcas. E veja por si.
Tenho Efapel, português e pronto. Claro comparado com Legrand não tem nada a ver. Basta pegar numa tomada efapel que pesa quase metade de uma tomada da Legrand. Por isso... Chegue à conclusão
É uma remodelação, a instalação eléctrica já tem 30 anos. Nunca pegou fogo mas às vezes vai abaixo 😛. Mas também digo se na legrand daqui a 10 partir um botão e ter que meter o interruptor todo novo,prefiro efapel. Logo aí é uma grande vantagem.