Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Gostava de tirar aqui uma pequena dúvida. Resido num primeiro andar de um prédio de 8 andares e na manhã de ontem, verifiquei que existe uma fuga de água que vem da caixa do contador da água, que se encontra no corredor do prédio.

    Verifiquei que a ruptura do cano, encontra-se dentro da parede (a água sai da parede interior da caixa do contador), ou seja, na zona do tubo ainda antes de chegar ao contador de água.

    Contactei a administração do prédio, que me diz que os canos estão velhos e que por ser um cano de acesso ao meu andar, as custas das obras, serão a meu cargo, independentemente do cano se encontrar já no exterior do apartamento.

    Não entendo absolutamente nada de leis de condomínio, mas sendo um tubo antes do meu contador, serei o responsável pelas obras?

    Obrigado pela ajuda

    Carlos
  2.  # 2

    Se o tubo for de uso exclusivo da fracção, o proprietário é o responsável pela reparação.
    Concordam com este comentário: Bender
  3.  # 3

    Salvo melhor entendimento, se estiver antes do contador mas após o olho de boi da sua fração (3) é da sua responsabilidade. Se estiver antes desse olho de boi (5) é do condomínio.

    Concordam com este comentário: ADROatelier
  4.  # 4

    Antes do contador tem uma torneira olho de boi sendo para seu uso exclusivo portanto é da sua inteira responsabilidade se fosse na prumada de abastecimento seria uso dos condominos ai seria partes comuns.
  5.  # 5

    Sim, é verdade, a responsabilidade dessa reparação recai sobre si, porque será um segmento da canalização que apenas está ao seu serviço e não ao serviço comum de outros condóminos.

    Mas, há que apurar bem se a fuga é, efectivamente, num segmento que apenas serve a si, ou se é, possivelmente, na conduta de distribuição geral, vertical, do prédio.
  6.  # 6

    Antes de mais obrigado pelas excelentes ajudas que aqui obtive, num espaço de tempo muitíssimo curto :-)

    A questão da válvula de olho de boi, penso que não sejam as torneiras que o contador tem de cada um dos seus lados, onde se pode abrir ou fechar a entrada de água. Penso que esta válvula que define as responsabilidades, seja uma outra coisa.
    Como não percebo muito, assim que possa, tiro uma foto para colocar aqui e poder ver com maior pormenor.

    obrigado
  7.  # 7

    Bom... uma vez que não me encontro em casa, pedi que me enviassem uma foto do contador e do local de onde sai a água.
    Confirmo facilmente de que a fuga está do lado direito, ou seja, entre o contador e a casa, logo, a responsabilidade será mesmo minha.

    De qualquer das formas, aproveito para perguntar se a tal válvula olho de boi, é a torneira azul que está do lado esquerdo do contador, ou se será uma outra válvula mais perto da coluna vertical de uso comum.

    Obrigado pelo esclarecimento
      IMG_1305.JPG
  8.  # 8

    O olho de boi é essa válvula que está do lado direito.
    Logo se a fuga é antes dessa válvula é da responsabilidade do condomínio.
  9.  # 9

    Colocado por: sognimO olho de boi é essa válvula que está do lado direito.
    Logo se a fuga é antes dessa válvula é da responsabilidade do condomínio.


    Atenção que este olho de boi é do tipo Epal mais recente que a própria canalização da casa e antes deste olho boi existe um tubo que vem da coluna que serve exclusivamente esta fracção portanto ainda é da responsabilidade do condómino, partes comuns é a coluna montante em si as derivações são da responsabilidade de cada um.
    Concordam com este comentário: bluewings
  10.  # 10

    Peço desculpa por não ter dito nada mas tenho estado fora e só amanha irão começar a abrir o buraco.
    Entretanto agradeço toda a ajuda disponibilizada que será bastante útil.
    Obrigado
  11.  # 11

    Finalmente conseguiu-se reparar o cano e efectivamente a fuga era antes do olho de boi, daí que a responsabilidade foi do condomínio, contudo, se não obtivesse a informação aqui no forum, teria assumido as culpas, uma vez que o administrador dizia que ela era minha.
    Obrigado a todos pelo auxilio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves, ADROatelier
  12.  # 12

    Obrigada por ter dado o seu feedback sobre a conclusão da situação.


    Colocado por: CarlosSoaresFinalmente conseguiu-se reparar o cano e efectivamente a fuga era antes do olho de boi, daí que a responsabilidade foi do condomínio, contudo, se não obtivesse a informação aqui no forum, teria assumido as culpas, uma vez que o administrador dizia que ela era minha.
    Obrigado a todos pelo auxilio
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ADROatelier
 
0.0153 seg. NEW