Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos

    Preciso da vossa ajuda para a seguinte situação:

    Eu e as minhas duas irmãs herdamos do meu pai 4 propriedades, o objetivo é eu ficar com a totalidade das 4, para isso pretendemos fazer uma permuta da minha posição em outras 4 propriedades, que estão na seguinte situação:

    Herança da minha avo materna para mim, as minhas duas irmãs e os meus 3 primos;
    A minha mãe e o meu tio são usufrutuários dessa propriedade.
    Os valores em causa são muito idênticos, ou seja 2/3 das propriedades herdadas do meu pai é equivalente 1/6 das propriedades herdadas da minha avo materna.

    As minhas dúvidas são:
    1. É a permuta a melhor solução?
    2. Ira ser necessário a assinatura dos meus primos, da minha mãe e tio (como usufrutuários)? Ou o “negocio” é só entre mim e as minhas irmãs?
    3. Penso que não seja o caso, mas por ex. poderá haver direto de preferência, teremos que avisar a Camara Municipal ou os vizinhos?

    Desde já obrigado pela vossa ajuda
    • smst
    • 12 junho 2019

     # 2

    Primeiro que tudo consultem um advogado. Não esclarece se os seus pais eram casados/divorciados ou outra situação.

    Herança da vossa avó materna, os herdeiros seriam a sua mãe e o seu tio, sendo que através de testamento a sua avó poderia deixar os bens para os 5 netos desde que deixasse uma parte (não sei a percentagem) para os herdeiros directos.
    Os herdeiros da sua avó, mesmo que sejam apenas os 5 netos só poderão vender com concordância de todos se os usufrutuários abdicarem do usufurto ou então quando eles morrerem os dois. Dificilmente 7 pessoas se vão entender amigavelmente nesse negócio.
  2.  # 3

    Obrigado pela sua resposta, mas a situação é um pouco mais simples.

    Eu e as minhas irmãs somos os proprietários de 4 propriedades (propriedades A), alem disso eu, as minhas irmãs e os meus primos temos a nua propriedade e a minha mãe e o meu tio o usufruto de outras 4 propriedade (Propriedades B).

    O que se pretende é eu ficar com as Propriedades A e dar a troca as minha irmãs a minha parte nas Propriedades B.
 
0.0082 seg. NEW