Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vivam!

    Gostaria de saber qual a melhor forma de acabar com ervas daninhas, escalracho, feno (?!) e afins num terreno arenoso.
    Comprei um produto (buggy) para aplicar, mas na embalagem ou no site (http://www.sipcam.pt/produtos_det.asp?ID_produto=39&ID_categoria=3) não refere muito sobre a minha dúvida, que é:

    Devo queimar primeiro o que está à superfície e só depois aplicar o produto, ou o produto deve ser aplicado directamente, mesmo que a erva/planta tenha, vamos supôr, 1 metro de altura?
  2.  # 2

    Hugo RSF,

    Aplicar nas folhas das infestantes (ou seja tal e qual como elas estão).
    A ideia é a planta absorver e só o faz de forma mais eficaz pelas folhas.

    Não se vai ver livre de todas as infestanttes com esta aplicação, muitas ainda vão deixar sementes e outras podem ser +- resistentes ao produto ou até por estar a aplicar no momento menos correcto. Depois é necessário continuar a "catá-las" à mão e antes de deitarem sementes (nota: por exemplo a "junça" é muito dificil de eliminar e deita sementes debaixo do solo, uma especie de bolinhas que tem agarradas à raizes...).

    Importante: preferencialmente deve pulverizar pelo fresco do final da tarde para o produto não evaporar tão rápido e actuar na planta durante mais horas

    Continuação,
    riscas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hugo RSF
  3.  # 3

    No meu sítio, pulverizámos com Roundup, da Bayer e correu bem. Depois, cortámos as ervas secas com roçadeira e agora está um mimo.

    Este produto deve ser mesmo bom, porque quando nos assaltaram o contentor, até o resto que estava na garrafa eles levaram...
  4.  # 4

    Roundup é bom. aconselho. mas passados 3 meses toca apulverizar de novo. começam a aparecer novas ervas daninhas... uma praga!!
  5.  # 5

    Hugo RSF,

    Reparei agora que mencionou que tem ervas altas, portanto das duas uma:
    se já estão secas e largaram as sementes, nascerão dai nova plantas. se ainda não largaram semente tem mais hipótese de as eliminar.

    De qualquer forma e como a sonhos refere acima, se não pretender fazer nada a curto prazo no terreno pode fazer uma segunda aplicação quando novas plantas nascerem e tiverem algumas folhas (se não as deixar chegar ao estado de maturação melhores os resultados). Este é um processo progressivo.
    Cmts e bom trabalho...
    riscas
  6.  # 6

    Compre 2 cabras, e em pouco tempo tempo, adeus ervas daninhas!!! e depois tacho com elas!!!! só tem a ganhar!!! : )
    Concordam com este comentário: alv, Picareta, ana_tav
  7.  # 7

    ddgvpt,

    A ideia das cabras é boa... os gansos e as avestruzes também deixam tudo limpinho, eheh.
    Mas a chanfana fala mais alto!!
    •  
      alv
    • 18 agosto 2011

     # 8

    Vivam!

    Já tenho aqui referido várias vezes a minha experiência: Terreno de pinho e eucalipto junto à casa com cerca de 3000m²; No inicio, quase todos os meses a roçar silvas e tudo o demais, parecia que quando estava a acabar, porque não fazia tudo de uma vez, tinha que começar de novo: Um martírio.
    Vedei, coloquei cabras,e acabara,-se os problemas das ervas. Começaram os da burocracia, como tinha filhos novos e era uma altura da brucelose, resolvi legalizar tudo para o casal de cabras e agora sou caprinicultor de papel passado, com parcelário e exploração registada, com registo de efectivos, seja lá o que isso seja, mas na realidade é como diz ddgvpt, adeus ervas, e muita chanfana que elas reproduzem bem, embora como estou dentro da lei não as posso matar e por isso de vez em quanto vêm "bandos de lobos maus" e comem as cabras! Nem ossos deixam!
    À pala das cabras, em determinada altura comecei a ter de as alimentar, porque tinham comido tudo e como elas desperdiçam muita comida que cai no chão, resolvi colocar galinhas para aproveitarem o milho e aveia que cai para o chão. Resultado, não faltam ovos e galinhas e elas lá vivem em paz unas com as outras reproduzem-se e a minha única preocupação é alimentar aquela bicharada e recolher os proveitos, porque a causa de tudo isso desapareceu, as ervas e silvas.
    Já escrevi o meu par de linhas de hoje.
    "fassam" parte
    Concordam com este comentário: riscas, Pedrobbed, jg231
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao, Pedrobbed
    • ajcr
    • 17 abril 2017 editado

     # 9

    Bom dia,

    Eu tenho um muro de pedra à volta da casa, com o crescimento das ervas, estão a fazer a sair as pedras mais pequenas.
    https://goo.gl/photos/jHavEjATz6DtBdhn7

    O meu receio é pulverizar o Roundup nos muros que estejam perto da terra para cultivar e com erva para o gado dos vizinhos.

    Posso é mondar manualmente, mas, devido da falta de tempo, não é possível ocupar a maior parte do tempo a mondar nos muros à volta da casa.

    Existem alternativas a Roundup, para poder queimar as ervas nos muros?

    Ou o uso do maçarico ajudará na tarefa?
  8.  # 10

    Para combater as ervas estou a pensar comprar uma roçadora com rodas
    Será eficiente e durável e sem necessidade de grandes manutenções ?
    Pelo menos dão muito menos trabalho de usar e o trabalho é muito menos cansativo e chato
      Capturar3.JPG
      Capturar22.JPG
      Capturar32.JPG
  9.  # 11

    Também há roçadoras que trabalham sozinhas e são controladas por radio
    Podemos sentar-nos enquanto ela faz todo o trabalho sozinha
      Capturar4.JPG
 
0.0125 seg. NEW