Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      rnbc
    • 7 julho 2019

     # 1

    Boa noite,

    Estou a remodelar uma moradia e o esgoto no interior tem de ser feito do zero, no rés do chão e piso de cima.

    Acontece que as paredes onde passa o tubo de queda e a placa são relativamente finas, e têm mais canos a passar, e alguns esticadores de aço, pelo que não sobra muito espaço. Portanto pensámos em fazer as tubagens principais e o tubo de queda em 90mm em vez de 110mm e as entradas no tubo a 90º em vez dos 45º da norma. Nos tubos horizontais estamos a usar inclinações da ordem dos 4%-6% para compensar os diâmetros mais pequenos.

    As curvas a 90º foram todas inspecionadas por dentro e polidas nos sítios onde havia imperfeições, e os tubos que nelas entram têm uma inclinação de 6% até muito perto da queda, portanto a entrada não é bem a 90º, é mais 85º ou coisa que o valha.

    O tubo de queda tem respiração no telhado e termina num U para não entrar lixo. No piso térreo a entrada da sanita é feita 200mm abaixo das restantes entradas do WC e da Cozinha, para evitar refluxo.

    O esgoto principal, para sanitas e com entradas para o resto, está alinhavado com as peças encaixadas, mas ainda vamos muito a tempo de refazer de outra forma.

    A casa tem apenas dois WCs, um em cada piso, e a cozinha no rés do chão. Tudo isto flui para um tubo de 90mm, com as tais inclinações de 4%-6%. A entrada na caixa fora de casa é feita 650mm abaixo do piso térreo da casa, portanto sobra muito espaço na vertical.

    Uma vez fora da casa a tubagem é de 160mm e vai até à rua sempre com 3% de inclinação excepto num troço em que é 4%. Há caixas de visita em todas as três curvas. O tubo é corrugado que aguenta cargas até 800kN/m2. Esta parte exterior está quanto a mim muito bem feita e inspira-me confiança.

    Acham que os 90mm podem dar problemas apesar das inclinações generosas? Quem anda na obra sente-se mais ou menos descansado... Eu não percebo muito do assunto, mas sei que não cumpre algumas normas.

    A norma que diz que as ligações devem ser a 45º está longe de ser universal fora de Portugal, e mesmo cá há contra-exemplos:

    https://www.apambiente.pt/_zdata/Divulgacao/Anuncios%20Procedimentos/2014/1813/Especialidades/Aguas,Esgotos,Drenagens/PecasEscritas/6950.9.01.PE.RE.CT_00_EARedPl.pdf (ver página 7)

    O diâmetro de 90mm preocupa-me mais, mas o facto é que as saídas das sanitas são todas em 90mm. O problema é o coeficiente de simultaneidade.

    O que dizem os companheiros deste fórum?
    •  
      rnbc
    • 8 julho 2019

     # 2

    Colocado por: Anonimo06082021

    que norma...pode explicar?


    Decreto Regulamentar n.º 23/95, Artigo 218.º

    Ligação ao tubo de queda ou ao colector predial

    1 - A ligação dos ramais de descarga deve ser feita:

    a) Aos tubos de queda, por meio de forquilhas;

    b) Aos colectores prediais, por meio de forquilhas ou câmaras de inspecção.

    2 - Não é permitida a ligação de ramais de descarga de bacias de retrete e de águas de sabão, no mesmo plano horizontal do tubo de queda, com forquilhas de ângulo de inserção superior a 45.º

    ---

    Claro que as normas têm por vezes margens grandes e é perfeitamente possível fazer uma obra que as viole sem que por isso tenha algum problema na prática...
    •  
      rnbc
    • 8 julho 2019

     # 3

    Colocado por: Anonimo06082021

    quantas sanitas são?

    esse tubo no exterior é que me parece demasiado....e para os solidos não é muito bom.


    São duas sanitas, uma no priso de cima, outra no rés do chão. Há um WC completo em cada piso, mais a cozinha no rés do chão.

    O problema que me ocorre é o seguinte: a máquina de lavar roupa faz uma descarga e ao mesmo tempo é puxado o autoclismo. O tubo de 90mm enche, deixa de circular ar decentemente, e coisas estranhas acontecem nos sifões... e fico com água no chão da cozinha. Não é propriamente entupir, é falta de capacidade de escoamento instantâneo.

    O escoamento no exterior está mais do que testado e portou-se lindamente, inclusive com terra e algumas pedras a caírem no esgoto. As minhas dúvidas estão no interior...
    •  
      rnbc
    • 8 julho 2019

     # 4

    Colocado por: Anonimo06082021uma banca a trabalhar bem e esse tubo em pouco tempo fica cheio....meia secção.

    as pessoas julgam que por aumentar o diâmetros dos tubos não vão ter problemas nos esgotos.


    O diâmetro é só mais uma variável. Neste caso há ventilação q.b. para as descargas (tubo de 50mm com 2.5 metros dá pelo menos uns 4 l/s de ar com um diferencial de pressão de 10mBar) e inclinações 4%-6% em toda a tubagem de modo a compensar o diâmetro menor. Para inclinações maiores são necessários diâmetros menores, isso é bem sabido.

    Se fizer as contas usando os anexos do DL 23/95 até parece que bate certo e chega. Mas eu sou engenheiro informático, não civil. Amanhã vou ver se falo com um desses. Mas a opinião de quem tem tarimba também conta, e muito!
  1.  # 5

    Não é muito normal um engenheiro informático saber de canalizações e afins, legislação sobre o sector, etc..
    Agora se o mbc julga que um engenheiro civil percebe mais - em termos práticos - de canalizações e afins do que um bom empreiteiro ou um bom canalizador, como o jamesbond, arrisca-se a seguir os conselhos de um engenheiro civil sem tarimba prática e depois ter de ir contactar á pressa um bom canalizador para ir corrigir á pressa a linda "merddaa" que está feita...
  2.  # 6

    Colocado por: Anonimo06082021eu nunca usaria tubo de 160mm na horizontal...nunca!!

    James.. Há SMAS que te obrigam ( no regulemento municipal) a ter esse diâmetro minimo, nos ramais que liga ás caixas de ramal.... não fazem a recepção sem ter essa medida, independentemente do que os calculos e a verificação das condições de autolimpeza digam... é assim. e pronto e agora!!!
    •  
      rnbc
    • 8 julho 2019

     # 7

    Só por curiosidade a ligação antiga ao esgoto da CML era em manilha de 220mm internos, só que durante a renovação colocámos esse tubo de 160mm. Grande parte da manilha estava rachada ao longo do percurso ou cheia de raízes mas na parte final onde é a ligação à caixa da CML aproveitámos a manilha em bom estado e pusemos o tubo lá dentro, evitando ter de partir a parede da caixa.

    Portanto em 1964 o pessoal ligava aquilo ao esgoto da câmara com manilha de 220mm internos !!! Devia ser para as ratazanas se sentirem mais à vontade :D
  3.  # 8

    É ao contrario... tens de fazer o ramal de 160mm..." desagua" para o colector que será de 200 ou superior...

    Sim , ´everdade.. cada camara e/ou SMAS com a suas. muitas nem tem regulamento, é porque apetece....
  4.  # 9

    Colocado por: Anonimo06082021é nada,aqui é assim.

    Pronto.. tá bem ;)
  5.  # 10

    Colocado por: Anonimo06082021na sua zona quanto mede uma caixa de transição no exterior?

    Depende onde for o projecto a minha zona, é o Sul do Tejo todo... Mas no concelho da sede da empresa... não há grandes "requisitos".. normalmente prever uma caixa de ramal com 500x500... e tampa com 300x300... a ligação ao colector, tanto fazem com forquilha.. como com caixa, é conforme lhes der mais jeito na altura.
  6.  # 11

    Colocado por: Anonimo06082021agora uma simples casa com tubo de 160mm com os solidos a pousarem no fundo do tubo e a água a contorna-los.

    Percebo isso perfeitamente.... e depois nem é possivel aumentar a inclinação..de modo a aumentar a velocidade de escoamento e garantir a auto-limpeza.... Fazem esses regulemento municipais a pensar me predios... e não nas moradias, depois tem de ir tudo corrido ao mesmo.
    •  
      rnbc
    • 9 julho 2019

     # 12

    Pergunta ingénua: como é que se trabalha numa caixa de 20x20cm se for profunda? Digamos, mais do que um braço de profundidade...

    As de 50x50 já são tão apertadinhas se tiverem 1.5 metros, por exemplo...
  7.  # 13

    Colocado por: Anonimo06082021

    calma...isso foi apenas um teste.

    eu nunca usaria tubo de 160mm na horizontal...nunca!!

    nessa situação claro.

    e caixas minimizo-as ao máximo.


    Na minha zona muitas algumas entidades gestoras obrigam a que a ligação à câmara de ramal já seja a 160... é o que dá usar material normalizado, bem ou mal agora tem que ir tudo atrás. Acho que no caso são as caixas pré-fabricadas em PP corrugado da Fersil, só têm ligação 160.

    Outras nem ligam. É albardar o burro à vontade do dono...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 14

    Colocado por: rnbcBoa noite,
    Uma vez fora da casa a tubagem é de 160mm e vai até à rua sempre com 3% de inclinação excepto num troço em que é 4%. Há caixas de visita em todas as três curvas. O tubo é corrugado que aguenta cargas até 800kN/m2. Esta parte exterior está quanto a mim muito bem feita e inspira-me confiança.


    "Jamé". Só se for de betão armado e bem armado.

    O outro tubo de 90 é capaz de dar para reunir vários equipamentos mas tem que ventilar isso muito bem ventilado por causa das descargas das sanitas.

    Ventilar na extremidade montante e pelo menos a cada 10 metros. Mais que isto só conhecendo o projecto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rnbc
    •  
      rnbc
    • 10 julho 2019

     # 15

    "Jamé". Só se for de betão armado e bem armado.

    O outro tubo de 90 é capaz de dar para reunir vários equipamentos mas tem que ventilar isso muito bem ventilado por causa das descargas das sanitas.

    Ventilar na extremidade montante e pelo menos a cada 10 metros. Mais que isto só conhecendo o projecto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rnbc


    Esqueça, é tubo SN 8 kN/m2 (SN8). Tinha aí uns zeros a mais... queria dizer 800kgf/m2 e meti lá Newtons... hehe

    O esgoto exterior está bem ventilado porque aquelas tampas das caixas vedam mal que se fartam. Mas como aquilo não cheira, deixa-as estar. Até acaba por ser bom. Como é exterior se fosse preciso mais tarde punha-se ventilação.

    Entretanto já falei com várias pessoas que me deram umas boas dicas. A juzante, dentro de casa, vou aumentar o esgoto para 110mm no R/C e vai a 90mm só para cima porque a parede não tem mesmo espaço: há atravessamentos de tubos de gás de um lado e água do outro. A ventilação da prumada fica a 50mm. Estamos a falar duma prumada acima do R/C com 2.77 metros e duma ventilação com mais 2.77 metros (pé direito 2.5 mais 0.27 de placa). É pequenita, a resistência total à deslocação do ar é baixa. As entradas são todas em forquilha a 45º excepto a da sanita no 1º piso que entra a 85º por manifesta falta de espaço mas entra mesmo no topo da prumada de 90mm. As entradas de águas negras são todas feitas a alturas diferentes das águas de sabão. As águas de sabão entram todas em forquilha e as negras entram em forquilha no R/C.

    O que eu acho é que aquilo como estava planeado inicialmente funcionava mas tinha como nota "suficiente", agora é capaz de ficar um "bom", não sei...

    Em relação a tubos demasiado grossos, já alguém ouviu queixas do género: os meus esgotos são demasiado largos e/ou escoam demasiado depressa? Eu nunca ouvi tal coisa :D A manilha que lá estava tinha >200mm de diâmetro interno e estava limpa, fora as raízes e as rachas (sei isso porque mandei inspecionar). Na prática era preciso ser um cano mesmo muito grosso e com pouca inclinação para se transformar num depósito de entulho, e mesmo assim seria sempre fácil de desentupir despejando lá água.

    Em relação a alguém que disse que um eng. informático normalmente não percebe de canos: pois não, mas a casa é minha. Gosto do miolo bem feito. Tento aprender para ajudar a garantir isso. O saber não ocupa lugar. E no final haverá muita coisa que podia ser melhor se eu soubesse mais...

    Obrigado por todas as opiniões. Aprende-se sempre vindo aqui!
  9.  # 16

    Colocado por: rnbc
    Em relação a tubos demasiado grossos, já alguém ouviu queixas do género: os meus esgotos são demasiado largos e/ou escoam demasiado depressa? Eu nunca ouvi tal coisa :D A manilha que lá estava tinha >200mm de diâmetro interno e estava limpa, fora as raízes e as rachas (sei isso porque mandei inspecionar). Na prática era preciso ser um cano mesmo muito grosso e com pouca inclinação para se transformar num depósito de entulho, e mesmo assim seria sempre fácil de desentupir despejando lá água.


    O problema é que os esgotos é uma arte, enquanto na água basta haver pressão, nos esgotos é preciso controlar uma série de factores... um certo dia, falava com um empreiteiro, experiente e muito muito bom, e ele diz que evitava as inclinações muito grandes porque alguns técnicos lhe disseram que aquilo comprometia a durabilidade dos materiais... no fundo eles leram o que vinha escrito no regulamento, porque o problema maior não é esse, caso contrário os tubos de queda não aguentavam tempo nenhum, nem as ligações das caleiras nas pluviais, muitas vezes feitas a 45º durante uns bons metros.

    O problema essencial nos esgotos é controlar as inclinações entre 1 e 4%, por questões de garantia do escoamento e manutenção da fase líquida em conjunto com a fase sólida. Outra coisa, muito importante, que a maior parte dos técnicos da área desconhece e a esmagadora maioria não controla, é a tensão de arrastamento, que deveria cumprir valores mínimos e isto é especialmente importante nos ramais das cozinhas.

    Quantas e quantas instalações já não fizemos de centros sociais e o ramal que está sempre entupido é o colector DN110 que liga a cozinha à câmara de retenção de gorduras.

    Os esgotos têm manhas, nem inclinação a mais nem inclinação a menos, nem calibres muito grandes nem calibres muito pequenos.
    •  
      rnbc
    • 10 julho 2019

     # 17

    Colocado por: Anonimo06082021
    mas devia ser a 87º


    Ver Decreto Regulamentar 23/95 artigo 218. Se as entradas forem a alturas diferentes (planos diferentes) podem ser 87º ou outro ângulo qualquer à sua escolha, mas se forem no mesmo plano têm de ser a 45º ou menos. Mas isto até parece bom senso... não é só estar na lei.

    Eu sei que o pessoal enfia tubos de 50mm a 87º no canhão da sanita e o caraças, mas apesar de ir funcionando não parece boa ideia. Há situações em que não dá para fazer melhor e faz-se como cabe e como pode ser.

    Em relação à prumada das cozinhas entupir: alimentam os bichos com comida e eles crescem! Depois o cano entope... :)

    Isto é uma arte, eu sei. Mas a avaliar pela quantidade de serviço que as empresas de reparação de esgotos têm é uma arte feita com má qualidade em média. E eu que nem sou artista...
 
0.0208 seg. NEW