Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros amigos venho aqui pedir ajuda para esclarecer uma duvida que tenho, é o seguinte: Herdei uma casa na minha aldeia natal, a casa está vedada de todos os lados por um muro de blocos e cimento, foram os meus sogros que os mandaram construir no limite do seu próprio terreno (deixaram os marcos livres), foram eles que pagaram a construção, os tais muros nunca foram á meação, apenas dos meus sogros, os muros foram construídos antes da casa e sempre lá estiveram. Decidi lá ir passar uns dias de férias e para meu espanto verifiquei que o vizinho construiu um galinheiro perto da minha cozinha, o dito galinheiro fica a cerca de 5, 6 metros desviado da minha cozinha, tem lá galinhas, pombas, pavões e outra bicharada que nem sei o que é aquilo, claro está que o ruído é uma constante, os pavões são uma tortura, aquilo grita toda a noite, mas dão gritos ensurdecedores, mas isso é o menos, fechamos as janelas e lá se vai levando tendo em conta que só lá estamos uma ou duas semanas, mau são os cheiros que aquilo deita e que entram pela cozinha dentro se não estiver tudo fechado.
    Pior ainda foi a forma como o vizinho construiu o galinheiro, o tipo não esteve com meias medidas construiu o galinheiro fez duas paredes laterais em tijolo, por cima meteu umas chapas de zinco e á frente uma rede, o fundo do galinheiro é o meu muro, ou seja o galinheiro entre o meu muro e as galinhas não tem absolutamente nada, o meu muro é que está a servir como uma das paredes do galinheiro, perante isto pergunto:

    Para construir o galinheiro não era obrigado a erguer um muro no terreno dele deixando um espaço entre o muro dele e o meu para que os marcos ficassem livres como os meus sogros fizeram e só depois lá colocar a bicharada?
    Da maneira como está não me parece correcto, afinal de contas uma das paredes do galinheiro é o meu muro.
    Os chamados marcos que dividem a propriedade dele da minha não deveriam estar livres e destapados e entre os muros existir um espaço da espessura dos marcos??
    Pergunto isto porque há bem pouco tempo um irmão meu construiu um muro entre a propriedade dele e a de um vizinho e para construir o muro teve de deixar o marco completamente livre.
    Outra coisa que gostaria de saber é o que a lei diz acerca de galinheiros como este, é legal enfiar galinheiros a poucos metros das casas dos vizinhos?
    E no que respeita aos cheiros e algazarra que a bicharada fazem a toda a hora, é legal?

    Sinceramente já não percebo nada disto, sempre ouvi dizer que quando se constrói um muro a meias o local onde se deve erigir é mesmo em cima da linha que divide os dois terrenos tentando fazer um muro que fique na linha da estrema e terá de ser pago pelos dois proprietários.
    Quando o muro é construído apenas por um, o que o proprietário que constrói o muro tem de fazer é encostar o muro ao marco do seu lado do terreno deixando o marco completamente destapado e livre,certo?
    As leis estão sempre a mudar por isso antes de mandar o vizinho deitar aquilo abaixo e construir um muro naquilo que é dele sem estar a usar o meu gostaria de saber o que a lei diz.

    Desde já agradeço a quem me saiba tirar estas duvidas.
  2.  # 2

    Se o muro é seu, ou seja está dentro da sua propriedade, como diz o seu vizinho não pode encostar nada nele. Se quer fazer alguma coisa, têm que fazer um muro dele
  3.  # 3

    O seu vizinho já conhece a sua insatisfação?
  4.  # 4

    Por ser um galinheiro, o urbanismo considera isso uma estrutura móvel, como os barbecue que se compram em tijolo (penso que não estou errado) e portanto não carece de licença. Pode é apresentar questões de salubridade e higiene, mas tinha mesmo que se informar com a câmara da zona para ver o que podem fazer.
  5.  # 5

    Colocado por: BelhinhoO seu vizinho já conhece a sua insatisfação?


    Já o abordei acerca desse assunto mas o gajo não quis saber(tem a mania que é rico), ainda começou a refilar comigo, foi por isso que decidi perguntar se o que ele fez é legal ou não para lhe dizer que se quiser que construa um muro dele, até porque quando os meus sogros construíram aqueles muros deixaram os marcos completamente livres ele é que desde que os meus sogros faleceram arrancaram os marcos.
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro_MoreiraSe o muro é seu, ou seja está dentro da sua propriedade, como diz o seu vizinho não pode encostar nada nele. Se quer fazer alguma coisa, têm que fazer um muro dele


    Sim quando os muros foram construídos foram 100% pagos pelos meus sogros e também foram construídos de maneira a os marcos ficassem livres.
  7.  # 7

    Colocado por: corpinaJá o abordei acerca desse assunto mas o gajo não quis saber
    Como sempre, deve tentar, ao limite, resolver as coisas a bem. Se não conseguir e, como diz que o muro é seu, pode sempre abrir um buraco no muro para os animais fugirem todos...Afinal o muro é seu.
    Concordam com este comentário: JonyCosta
  8.  # 8

    Colocado por: BelhinhoComo sempre, deve tentar, ao limite, resolver as coisas a bem. Se não conseguir e, como diz que o muro é seu, pode sempre abrir um buraco no muro para os animais fugirem todos...Afinal o muro é seu.
    Concordam com este comentário:JonyCosta


    Existem meios termos entre os assuntos, ele não pode ter nada encostado ao seu muro sem a sua autorização. Aconselho que faça uma queixa formal na Câmara municipal para que retire aquilo do seu muro e proceda a demolição
    • SMBS
    • 7 agosto 2019

     # 9

    Vai conseguir a demolição

    Já sabe é que o homem vai estragar-lhe tudo o que puder daí para a frente.

    Se você não vive lá se calhar o melhor é ignorar. Já que, pelo que percebi, o vizinho só olha para o seu próprio umbigo.
  9.  # 10

    Colocado por: corpina
    Já o abordei acerca desse assunto mas o gajo não quis saber(tem a mania que é rico), ainda começou a refilar comigo, foi por isso que decidi perguntar se o que ele fez é legal ou não para lhe dizer que se quiser que construa um muro dele, até porque quando os meus sogros construíram aqueles muros deixaram os marcos completamente livres ele é que desde que os meus sogros faleceram arrancaram os marcos.
    deite o seu muro abaixo.. e faça lá uma churrasqueira
  10.  # 11

    Colocado por: antonylemosdeite o seu muro abaixo.. e faça lá uma churrasqueira


    Frango Assadooooo
    🍗🍗🍗🍗
    • SMBS
    • 7 agosto 2019

     # 12

    Pavão também é bom (pelo menos no forno)
  11.  # 13

    Faça um buraco no muro. As galinhas que passarem para o seu lado, são suas. :D
  12.  # 14

    Colocado por: rjmsilvaFaça um buraco no muro. As galinhas que passarem para o seu lado, são suas. :D

    🦃🐓🐔🦆😂😂😂😂
  13.  # 15

    As pessoas hoje em dia já nem um galinheiro podem ter,as galinhas fazem barulho são feias são sujas..onde isto já chegou..
    Deite o muro abaixo...vai arranjar chatices e no dia a seguir o vizinho faz outro galinheiro ainda maior.
    Concordam com este comentário: quim.beto
  14.  # 16

    Há que haver compreensão e entendimento de ambos os lados. Talvez o vizinho não esteja a agir da forma mais correta, mas tem que perceber que a casa se encontra provavelmente num meio rural. Não vai querer multar os bichos por cantarem às 4h da manhã?
    Reclamar que os bichos cantam e que tem bichos à beira de casa quando se mora no campo é como reclamar que passam carros na estrada na cidade de noite, não faz sentido. As pessoas têm de se adaptar ao meio.
    Agora se realmente há um problema de salubridade relativamente à cozinha ele deve ser resolvido, mas penso que deve tentar resolver as coisas a bem com o vizinho, tentar encontrar um meio termo que funcione para os dois.
    Ponderando também que utiliza a casa durante 2 semanas num ano e que o seu vizinho provavelmente está lá o ano todo também seria um aspecto a considerar.
  15.  # 17

    A mim parece me ser alguém da cidade que até os pardais incomodam porque piam.
    Eu sempre tive galinhas patos perus faisões gansos e sem problemas,e os meus vizinhos também têm.
    A única coisa que.em chateia são os gatos que vêm para o quintal partir tudo.
    Concordam com este comentário: quim.beto
    • SMBS
    • 7 agosto 2019

     # 18

    Eu também gosto de criar bicharada. Não os coloco é ao pé dos vizinhos. O barulho paciência. Os cães também ladram, etc. Mas o cheiro de um galinheiro em cima de casa não é correto.

    De qualquer forma eu não fazia nada sendo só para poucos dias por ano. O mais natural é que venham vinganças
    Concordam com este comentário: jfsmoreira
  16.  # 19

    Fale com o vizinho novamente...se este ignorar, vá á câmara...
  17.  # 20

    E o que é que a câmara vai fazer?
    Dizer que nao pode encostar o galinheiro ao muro?
    Mas o problema é o muro ou o galinheiro?
    É que assim que a câmara lhe disser isso, ele vai fazer um galinheiro 50 cm mais atrás... o seu problema vai continuar.
 
0.0183 seg. NEW