Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Se você fizer a escritura de compra e venda sem darem cavaco à empresa de mediação imobiliária, o mais certo NÃO é aparecer-lhe o agente da imobiliária. O mais certo é aparecer-lhe uma notificação para ir a tribunal.

    O meu advogado tem molhadas de processos de mediadoras imobiliárias contra os proprietários que tentaram ludibriá-los e acabam todos da mesma maneira.

    O vendedor acaba sempre por pagar a devida comissão, e os juros, e as custas processuais, e honorários de advogado, e perde tempo em tribunal, etc.

    Você, como comprador, também não fica isento. Será chamado a testemunhar, etc., e pode até ser acusado de conivência.

    Veja lá no que se mete...
  2.  # 2

    Sugestão:
    Fale com o vendedor, peça-lhe para analisar o contrato com a imobiliária, ele que o termine, ou que o rescinda, ou que não o renove.
    Não é bonito de se fazer, mas há imobiliárias que fazem por vender e há outras que fazem por fazer...

    Cumprimentos,
    somdigital
  3.  # 3

    Colocado por: somdigitalFale com o vendedor, peça-lhe para analisar o contrato com a imobiliária, ele que o termine, ou que o rescinda, ou que não o renove.

    Está enganado, som digital.

    O que vale é que o legislador conhece a chico-espertice dos portugueses e previu essa!

    O facto de «não renovar» ou «rescindir» o contrato com a mediadora imobiliária não pega.

    Se o vendedor aproveitar o trabalho da mediadora imobiliária (ter angariado um comprador), efectuando a escritura após ter acabado o prazo acordado (mesmo que seja um ano depois), PAGA a comissão de mediação na mesma.

    Era bonito, era!!
  4.  # 4

    Depende de como as coisas forem feitas... ;-)

    Há um mês fui a uma imobiliária e fui ver o que estava disponível. Mostraram-me o catálogo que tinha e não fui "angariado". Uma semana depois fui ver uma casa e assinei um documento como havia visto a casa. Aí sim, fui "angariado" e sei que se fizesse negócio directamente com o vendedor, este teria de pagar a comissão à mesma.

    Neste momento estou de olho num terreno, conheço o vendedor, o terreno está anunciado na internet e tem placas duma imobiliária. Só não sei se tem "exclusividade", porque se não tiver irei negociar directamente com o vendedor. Se tiver... história no parágrafo final... sinto-me tentado... ;-)

    Mas vou contar parte da história da visita à casa que referi... acho gira...
    O vendedor pede 200.000 euros. Independentemente de considerar caro para a casa que é (lote 500 m2, R/C 90 m2, 1º piso 90 m2, garagem enorme mas que só cabe um carro, portanto mal concebida) negócio é negócio e a minha esposa perguntou ao vendedor se fazia um desconto, ao que ele disse imediatamente que não. Aí, o senhor da imobiliária disse-nos, à frente do vendedor, para nós fazermos uma proposta. Estava a ver que o vendedor ia bater no senhor da imobiliária! Eram 200.000 euros, ponto final. No exterior, o senhor da imobiliária voltou a insistir para fazermos uma proposta e aí disse-lhe que o vendedor mostrou-se irredutível e seria muito difícil negociar com a fasquia tão alta para a casa que era.
    Diga-se, de passagem, que em frente a essa casa mora um amigo meu, cuja casa custou a fazer 140.000 euros + 25.000 euros do terreno e com áreas maiores (lote 500 m2, R/C 140 m2, 1º piso 100 m2, garagem MESMO para dois carros)

    Isto é só para verem que as imobiliárias fazem o "papel de abutre" (sem pretender ofender ninguém, cada um olha por si). Vendendo por pouco ou por muito, querem é vender...

    Paragrafo final: (outra história)
    Uma casa estava à venda por 180.000 com o preço mínimo de 165.000. Apareceu um vendedor a oferecer 150.000 euros. "Não! Nem pensar. É pouco. Nem por 160.000". O que me contaram é que o comprador foi jantar com o gerente da imobiliária, o que lá falaram e combinaram não sei, mas depois a casa foi vendida pelos 150.000.
    Isto foi contado por um colega meu cuja esposa trabalha numa imobiliária. Verdade?...

    Abraços
    somdigital
  5.  # 5

    Colocado por: somdigital... casa custou a fazer 140.000 euros + 25.000 euros do terreno e com áreas maiores (lote 500 m2, R/C 140 m2, 1º piso 100 m2, garagem MESMO para dois carros)

    E você acreditou que uma casa com 240m2+garagem para 2 carros, etc. , custou 140mil euros?
    Para além de ser um valor muito apertado, há o TRABALHO (ou o TEMPO) dos donos da casa a ser contabilizado.

    A não ser que você seja dos que pensa que o (seu) tempo não vale nada - como a malta que perde dias no IKEA para comprar umas peças de mobília, leva dias a montá-los, e acham aquilo baratissimo. ;-)
  6.  # 6

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: somdigital... casa custou a fazer 140.000 euros + 25.000 euros do terreno e com áreas maiores (lote 500 m2, R/C 140 m2, 1º piso 100 m2, garagem MESMO para dois carros)

    E você acreditou que uma casa com 240m2+garagem para 2 carros, etc. , custou 140mil euros?


    Tenho um amigo que faz o mesmo tipo de contas, ou seja, so contabiliza o valor do emprestimo (o terreno foi oferta dos pais).
    No entanto não contabiliza as horas que passou la a trabalhar, os almoços que pagou aos familiares para o ajudar, etc .
    Para ele efectivamente so lhe custou mesmo o valor do emprestimo. Enfim, cada um faz as contas conforme aprendeu.
    • scag
    • 11 junho 2010

     # 7

    Bom dia.

    Relativamente a esta discução, gostaria de colocar algumas questões.

    Tal como o primeiro comentário adicionado, vi uma habitação que gostei bastante.

    Também assinei uns chamados "papeis de visita" de um apartamente que vi.

    Irão estar há venda outros apartamentos semelhantes ao que me agradou bastante, contudo, houveram uns pequenos atritos com a imobiliaria,nomenadamente entre o construtor e a imobiliara.
    A minha questão é, se por ventura esse apartamente ficasse à venda por outra imobiliaria, e eu apresentasse uma proposta, teria alguma obrigação para com a imobiliaria inicial? Não foi nada assinado, apenas os "papéis de visita".

    Poderei ser acusada de conveniência como mencionam?

    Obrigada,
  7.  # 8

    Colocado por: scagPoderei ser acusada de conveniência como mencionam?
    Em princípio, desde que previna o vendedor (perante testemunhas),o problema será inteiramente entre o vendedor e a empresa de mediação imobiliária.
  8.  # 9

    Colocado por: Anónimo Luis, será que poderia explicar melhor?

    É que, em princípio, quem fez um contrato foram o vendedor e a empresa de mediação.

    O comprador pode ser acusado de conluio (não pode alegar que não conhece a lei, ou que não sabia que havia um contrato entre a mediadora e o vendedor) mas, CREIO, na prática não costuma ser.

    (Mais uma para perguntar a um Advogado...)
    • scag
    • 11 junho 2010

     # 10

    A questão pricipal que ponho é que o apartamento que agora me interessa,não o fui visitar com nenhuma imobiliária.

    Sei que vai estar à venda porque é uma série de apartamentos semelhantes ao anterior que tinha visitado (nesse sim assinei um papel de visita).
    Agora neste não tenho nenhum papel de visita que me relacione com ele.
  9.  # 11

    Colocado por: scagA questão pricipal que ponho é que o apartamento que agora me interessa,não o fui visitar com nenhuma imobiliária.
    Sei que vai estar à venda porque é uma série de apartamentos semelhantes ao anterior que tinha visitado (nesse sim assinei um papel de visita). Agora neste não tenho nenhum papel de visita que me relacione com ele.

    O vendedor é o mesmo?

    Acontece o mesmo quando se visita o andar-modelo de um prédio...
  10.  # 12

    Outra situação: o casal A vai ver um apartamento, com o angariador da agência X, e descobre na visita que esse apartamento pertence a umas pessoas conhecidas, o casal B. Como o casal A não está interessado nesse apartamento, o negócio não se faz. No entanto, o casal B tem tb uma vivenda para venda, e essa vivenda tb está na agência X (sem exclusividade), mas o angariador nunca falou nela ao casal A.
    Pergunta: se o casal B vender directamente ao casal A a vivenda, está a cometer alguma ilegalidade?
    • scag
    • 11 junho 2010

     # 13

    Sim, o vendedor é o mesmo, mas trabalha com diferentes imobiliárias.

    Mas o que acontece quando de visita um andar modelo?
  11.  # 14

    Colocado por: scagSim, o vendedor é o mesmo, mas trabalha com diferentes imobiliárias.
    Mas o que acontece quando de visita um andar modelo?

    Você visita o andar-modelo, por exemplo, o 1.º andar esquerdo e depois compra o 4.º andar direito.
    E no fim, o vendedor paga a comissão.

    Colocado por: becas..., está a cometer alguma ilegalidade?
    Não me parece.
  12.  # 15

    E não havendo papéis de visita assinados?

    Nunca tal tive de fazer, curioso... devo parecer uma pessoa muito confiável

    A realidade é que não estou numa de fazer isso... mas por termos sempre as finanças tão à conta, faz com que a necessidade aguce a vontade de contornar gastos desnecessários.

    Mas o Sr. que tem mediado o meu negócio, apesar de mandar aquelas petas típicas de vendedor, tem tido algum trabalho comigo...
    •  
      marco1
    • 12 junho 2010 editado

     # 16

    presume-se então que vai avançar? já agora a sua advogada não descurou a hipotese da imobiliária o por a si tambem ao barulho? e tambem a hipotese de isso ir para o tribunal e o imovel ficar "em suspenso" até que haja uma resolução entre a imobiliária e o vendedor? e ai o Anónimo fica á espera??
  13.  # 17

    Colocado por: AnónimoContudo, se o vendedor agir de má-fé, pode tentar tramar-me também (de modo a que a culpa seja repartida entre nós, vendedor e comprador), mas ela acredita que isso será muito mais dificil de fazer prova.

    Pois... eu não queria falar nisso (de ser o vendedor a querer tramar o comprador), mas já que falaram...

    A verdade é que, para fazer prova, basta haver testemunhas.

    Se o vendedor chegar a acordo com a empresa mediadora, o agente da mediadora poderá testemunhar que ouviu o comprador a dizer que «se não fosse a comissão, até comprava...».

    E se alguém testemunhar que foi o comprador a insistir com o vendedor para abater o valor da comissão...

    Repare que nesta circunstância, o ÚNICO beneficiado é o comprador, o único prejudicado é a empresa mediadora, e o vendedor recebe o mesmo. Pelo que seria fácil de pensar que a ideia de contornar a mediadora veio do comprador...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: quimera
    •  
      MRui
    • 12 junho 2010 editado

     # 18

    Anónimo,

    Não o quero assustar, mas permita-me informá-lo que muitos agentes imobiliários frequentam este fórum. Fazer um print ou um screen printing deste tópico é simples. O nick Anónimo aparentemente não identifica alguém, mas o IP do computador do Anónimo identifica e é fácil de conseguir pelas autoridades judiciárias. Depois do que foi descrito neste tópico e pelas características do negócio expostas, acho que é mesmo mais sensato "mandar o negócio às urtigas".

    Colocado por: AnónimoAlém disso, o vendedor não quer ficar mal visto, então pediu para não dizer que foi ele que me contactou directamente.

    Estranho pedido para se fazer a alguém. De qualquer das formas, juridicamente, neste caso, não interessa a questão moral mas sim a matéria de facto. Na minha modesta ideia e salvo melhor opinião, acho que os seus post's neste tópico têm matéria suficiente para poder ser "entalado".

    Colocado por: AnónimoSe o imóvel não me interessasse tanto recusaria de imediato a proposta do vendedor, mas é mesmo uma boa oportunidade de negócio para mim!

    Qualquer advogado-estagiário poderá explicar-lhe porque não deveria ter escrito esta frase. Acho que lhe chamam uma espécie de confissão.

    Colocado por: AnónimoPassados uns meses fui contactado directamente pelo vendedor

    Não sou agente imobiliário mas às vezes também vendo imóveis e às vezes também trabalho com imobiliárias. É curioso que, mesmo que eu quisesse, não consigo contactar os potenciais compradores angariados pelas imobiliárias pela simples razão de que não tenho os contactos dessas pessoas, nem imagino alguém a pedi-los à frente do agente imobiliário. Por outro lado, também não consigo imaginar as imobiliárias a fornecerem os contactos dos seus clientes aos vendedores. Mas certamente esse vendedor encontrou outra forma de conseguir o seu contacto.
  14.  # 19

    MRui
    concorde-se ou não penso que não dá para ir por aí.
    IP vai denunciar? Frase colocada no forum vai servir como confissão?
    Ainda não temos o CSI por aqui...
  15.  # 20

    Colocado por: Luis K. W.

    E você acreditou que uma casa com 240m2+garagem para 2 carros, etc. , custou 140mil euros?


    Acreditar ou deixar de acreditar não é a questão. A questão é que é verdade.
    O Luís vai me desculpar, mas não me conhece pessoalmente e não gosto que duvidem da minha palavra. Por favor não distorça a palavra dos outros, especialmente a minha, no sentido do contexto do que lhe interessa.

    Sempre considerei este forum como um local de entreajuda.

    .

    Cumprimentos,
    somdigital
 
0.0182 seg. NEW