Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.

    Tenho um painel solar para aquecer a água (Termossifão) e desde há 3 dias que ando com problemas com a pressão da água. A água fria sai com a pressão habitual mas a água quente sai irregular. Ora tem a pressão normal oura fica quase sem pressão nenhuma.

    Alguém me pode dar uma ajuda? Falei com um canalizador/electricista que me disse não perceber como é possível...

    Cumprimentos
    • SrR
    • 9 outubro 2019

     # 2

    Quando isso acontece tem alguma máquina a lavar ou está a usar água noutro ponto qualquer?
  2.  # 3

    Não, acontece mesmo sem outro ponto a usar água. Também vi a leitura da água e parece me dentro do normal pelo que aparentemente não há nenhuma fuga.
  3.  # 4

    E nota variação na temperatura da água relacionada com a pressão, tipo vem muito quente com pouca pressão ou muito fria com pressão boa?
    • SMBS
    • 9 outubro 2019

     # 5

    Há um entupimento provavelmente...

    A canalização é em que material? Quantos anos tem?

    A água tem muito calcário?

    Quantos anos tem o painel? Já lhe fez alguma revisão?

    É igual em todas as torneiras?
    • SMBS
    • 9 outubro 2019

     # 6

    Tem algum filtro em algum lado?
  4.  # 7

    Clioll, o que noto é que a água começa com um caudal normal e vai reduzindo até ficar muito pouco. Se virar a torneira no máximo de quente ela escalda apesar do fraco caudal, mas se tentar temperar a água ela passa de muito quente para quase fria.

    SMBS, não sei qual é o material mas posso tentar saber. Tem cerca de 10 anos. Não sei em relação ao calcário mas eu tenho um furo que tem uma água muito barrenta que só a utilizo para rega ou para lavagens. Essa água já passou por esses canos muitas vezes, se for um entupimento acredito que seja essa a causa pois já me aconteceu duas fugas de água no últimos 3 anos. O painel também tem cerca de 10 anos, faço manutenção de dois em dois anos e foi feita agora neste Verão onde foi adicionado um vaso expansor pois estava sempre a verter água por uma válvula que já tinha sido mudada uma vez. Desconheço se tem algum filtro, se houvesse onde estaria colocado? Em relação às torneiras dentro de casa parece-me acontecer em todas mas tentei numa casa de banho exterior e lá funciona normalmente.
  5.  # 8

    então deve estar com arteriosclerose nesse sistema de tubagem...
    • SrR
    • 9 outubro 2019

     # 9

    Tem válvula termostática?
  6.  # 10

    Pois, tou a ver que sim. O passador na rua não otenho aberto no máximo pois a água vem com muita pressão. Abro mais um bocado o passador? Algum produto que possa aplicar na canalização para limpar?
  7.  # 11

    Colocado por: MandragoraClioll, o que noto é que a água começa com um caudal normal e vai reduzindo até ficar muito pouco. Se virar a torneira no máximo de quente ela escalda apesar do fraco caudal, mas se tentar temperar a água ela passa de muito quente para quase fria.


    Por partes: calculo que esteja a falar de uma torneira misturadora (saída de água quente e água fria, misturadas, pelo mesmo bocal), certo?

    O problema ocorre numa torneira misturadora específica ou ocorre em qualquer torneira misturadora da casa?

    Se ocorre numa torneira específica o problema é dessa torneira ou na canalização que a abastece, se for em todas as torneiras tem de se averiguar melhor.
  8.  # 12

    SrR acho que foi p+recisamente essa válvula que teve de ser trocada há pouco tempo.
  9.  # 13

    Afinal a válvula que foi trocada é Uma válvula de segurança de entrada da água fria...

    Clioll, ocorre em qualquer torneira misturadora...
  10.  # 14

    Tem de rever o bom funcionamento de todas as válvulas no caminho da água quente, desde a termoestática se tiver, até alguma válvula de corte (vulgo "passador") que possa ter ou à vista, ou escondida nalguma caixa técnica.

    Tem algum "passador" ainda de castelo e vedante de borracha? Há uns vedantes de borracha que dilatam muito com a temperatura e provocam esse efeito: no primeiro momento a água passa muito bem (ainda vai fria); quando começa a passar água quente a borracha vai dilatando e vai estrangulando a passagem da água.

    Ninguém andou a mexer nisso?
  11.  # 15

    Isso parece ser problema na termostacto a.

    Convinha colocar uma redutora de pressão na entrada, o passador meio aberto não reduz pressão pois somente actua no caudal.
    • SMBS
    • 9 outubro 2019

     # 16

    Se numa torneira há agua suficiente, o problema é daí para a frente.

    Na casa dos meus pais o "canalisador" por sinal um dos mais conhecidos em Évora, espetou 2 joelhos de galvanizado no meio da canalizacäo (Já de si mal feita em pex e cobre com acessórios de latäo). Um rebentou, a sorte foi estar relativamente acessível, o outro entupiu e tivemos de partir parede para o achar...

    Tente saber qual é o material usado na tubagem e tenha a certeza de quais torneira funcionm e quais näo para que alguém possa resolver a coisa sem estragar muito.
    • SrR
    • 9 outubro 2019

     # 17

    Colocado por: MandragoraPois, tou a ver que sim. O passador na rua não otenho aberto no máximo pois a água vem com muita pressão. Abro mais um bocado o passador? Algum produto que possa aplicar na canalização para limpar?
    ao fazer isso não está a cortar pressão, está a diminuir ao caudal, como eu disse em cima isso parece ser problema da válvula termostática , veja se tem alguma instalada
  12.  # 18

    Colocado por: jorgealvestermostacto
    termostactica
  13.  # 19

    Poderá colocar uma valvula redutora de pressão, fazer a substituição da valvula thermostatica como disse o senhor Jorge Alves. Cumprimentos
  14.  # 20

    Bom dia.

    Muito obrigado por todas as dicas. Esperei estas semanas para tentar perceber melhor a situação e o que acontece é que aparentemente está resolvido. Não fiz nada, simplesmente a água voltou ao normal já há mais de uma semana.

    Não sei o que terá provocado aquele período de mau funcionamento.

    Muito obrigado a todos
 
0.0166 seg. NEW