Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    olá boa tarde a todos,

    sei que existem alguns tópicos no forum sobre esta temática, ainda assim decidi iniciar um novo.

    adquiri um duplex que está nos dois ultimos andares do predio.

    aquando da construção foi logo feito o buraco na placa só que foi tapado com pladur para a inspeção camarária não dar problemas.

    adquiri este apartamento já em segunda mão. tenho numa das varandas acesso priveligiado ao telhado e como tinha curiosidade em perceber o espaço que tinha por aproveitar decidi destelhar e entrar.
    aparentemente tenho um espaço com 10,4mx5,88m por explorar.

    tenho aqui alguns desafios. o primeiro é criar a escada que será em madeira, pelas minhas contas (batendo por baixo do pladur para perceber onde começa e acaba o buraco) terei uma inclinação de 62% o que é um pouco inclinado mas não vou abrir mais o buraco de acesso que tem 80cm de largura por 1metro de comprimento. creio ser suficiente.´

    depois deste relambório todo o espaço na parte mais baixa tem 66cm de altura e na mais alta dem 3 metros. creio ter mais de 30 metros quadrados com area util com pelo menos 1,7m de altura.

    o espaço já tem tubo de electricidade sendo necessário fazer a instalação electrica, creio ser capaz da fazer uam vez que toda a restauração deste apartamento fui eu que fiz.

    a questão que tenho a coloca ao forum neste momento prende-se com o isolamento do telhado que pelo que vi é muito arejado...

    no chão o que vêm são 20 anos de pó.

    no link vi um isolamento que me parece simpático.

    gostava de questionar ao forum se para não baixar mais a altura disponivel seria possivel aplicar entre as ripas de cimento xps de 3cm e por baixo uma outra camada de xps de 3cm ou se é aconselhável ser de 6cm?

    o poliuretano projetado entre as vigas que suportam as ripas é solução? sei que este poliuretano não pode ser aplicado nas telhas e dai ter já ponderado colocar o xps entre as ripas.

    alguem já fez algo do género?

    Antes de mais o meu muito obrigado
      IMG_20191012_151950.jpg
    • Kruz
    • 2 novembro 2019

     # 2

    Bom dia, zona geográfica?
  2.  # 3

    Bom dia,
    Zona da grande lisboa
    • Kruz
    • 2 novembro 2019

     # 4

    Exprimente meu mail. Assunto do seu interesse e do meu ramo profissional.
  3.  # 5

    Agradeço Kruz. No entanto serei eu a executar o trabalho. Estou neste fórum à procura de opiniões não de profissionais.
    • Kruz
    • 2 novembro 2019 editado

     # 6

    Colocado por: alentejano.ptAgradeço Kruz. No entanto serei eu a executar o trabalho. Estou neste fórum à procura de opiniões não de profissionais.
    isso não o impede de falarmos e ajudar a executar a obra. É mais conhecimento para si e para mim.Fiz e faço esse tipo de trabalhos desde 2006 em vários países e tenho um pouco de conhecimentos e soluções e que posso ajudar. Por isso, a ajuda é mútua! Se eu lhe for útil é um ganho para si e para mim, é um trabalho onde eu vou ter conhecimento de situações possíveis e que me poderão surgir a mim um dia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Apostador
  4.  # 7

    Colocado por: Kruzisso não o impede de falarmos e ajudar a executar a obra. É mais conhecimento para si e para mim.

    É essa a filosofia do fórum segundo a minha modesta opinião. Se quiser partilhar opinião neste fórum agradeço uma vez mais, caso contrário não o irei contactar por e-mail. Cumprimentos
    Concordam com este comentário: Kruz
  5.  # 8

    Foi nesta publicação que me inspirei para fazer este post
    http://ecocasa3.blogspot.com/2010/01/o-isolamento-1-fase-o-sotao.html
    • size
    • 2 novembro 2019

     # 9

    Questão não menos importante :- Tem adquirida a necessária autorização do condomínio ?
  6.  # 10

    Colocado por: sizeQuestão não menos importante :- Tem adquirida a necessária autorização do condomínio ?

    neste caso não existe condominio propriamente dito, acautelei a devida autorização verbal uma vez que não existem actas.
    são 4 apartamentos somente e o apartamento do lado que também tem acesso ao "sotão" fez logo esta alteração aquando da compra da casa.
  7.  # 11

    Colocado por: alentejano.pt
    neste caso não existe condominio propriamente dito, acautelei a devida autorização verbal uma vez que não existem actas.
    são 4 apartamentos somente e o apartamento do lado que também tem acesso ao "sotão" fez logo esta alteração aquando da compra da casa.



    Existe sempre condominio, agora se esta regularizado ou nao isso ja e outra historia. Primeiro nao pode fazer isso sem a autorizacao unanime de todos os outros condominos, bem eu no seu lugar nao o faria de outra forma, a questao e a seguinte: Imagine que alguem vende um dos apartamentos e o novo dono nao concorda e o denuncia, vai ter de deitar abaixo.
  8.  # 12

    Esta discussão está de facto a ir no sentido das minhas questões...
    Relativamente à unanimidade está garantida. As águas furtadas ou sótão estão divididas entre os dois últimos andares. Que é o meu e o do lado que já usufrui do lado dele.
    Alguém consegue ajudar-me relativamente ao isolamento?
    • size
    • 2 novembro 2019

     # 13

    Colocado por: alentejano.pt
    neste caso não existe condominio propriamente dito, acautelei a devida autorização verbal uma vez que não existem actas.
    são 4 apartamentos somente e o apartamento do lado que também tem acesso ao "sotão" fez logo esta al

    Estará equivocado...
    O que poderá estar a acontecer é não estar a ser gerido por um administrador, devidamente eleito, que mais complica a sua pretensão.
    Nada pode ser alterado num prédio sem devida autorização aprovada, por unanimidade, em assembleia de condóminos e, devidamente, consignada em ata.
    Depois, tem ainda a questão do necessário licenciamento camarário.
  9.  # 14

    Para além da questão do condomínio (que como tiagoct refere mesmo que agora não exista, um futuro proprietário poderá invocar que está a usar uma parte comum do prédio sem autorização), tenha em conta que está a aumentar a área útil da sua fracção, situação que interessa à Câmara Municipal e às Finanças.
    Ou seja, e voltando a um eventual condómino descontente, se existir uma reclamação futura a situação pode sempre complicar-se, através de denúncia aos serviços municipais.
    A minha sugestão seria tratar de constituir o condomínio formalmente, tratar das aprovações em Assembleia quer para o seu caso, quer para o do seu vizinho - pelo menos fica defendido internamente (para além disso podem já começar a constituir um fundo de reserva, será sempre necessário para obras futuras).
    Adicionalmente: numa situação semelhante (sem os problemas de condomínios) vi colocarem placas XPS de 6 cm, fixado sob as vigas; em termos de isolamento melhorou bastante, mas verifica-se que entra algum pó pela união das placas. Não era nada grave porque essencialmente era para arrumos; se fosse para outra utilização teria de ser considerado um forro.
  10.  # 15

    Boa noite, apesar de só estar a olhar para o óbvio tenho de dar razão e pedir desculpas por cegamente não estar a escutar os avisos/conselhos dados.
    De facto nada irei fazer uma vez que na escritura da minha casa somente refere as fracções que dele fazem parte sem referir águas furtadas ou sótão.
    Retirei as dúvidas todas em http://www.condominiodeco.pt/informe-se/artigos/obras/sotao-parte-comum

    Na prática o que vou fazer é questionar a minha vizinha da forma como o fez ou se simplesmente o fez depois da inspeção camarária sem haver acta do condomínio. Existe condomínio ou pelo menos entidade fiscal e conta bancária, disso tenho certeza. Desconheço se foi feita alguma assembleia. Vou questionar até porque é um prédio de 5 fracções só.

    Voltarei com mais noticias sobre quais serão os próximos passos ou se vai acontecer alguma coisa.

    Espaço é coisa que não preciso porque adquiri um dúplex t5 com 160m úteis.
  11.  # 16

    Colocado por: alentejano.pt
    Alguém consegue ajudar-me relativamente ao isolamento?

    Faça uma procura pelo utilizador "CIMENTO".
    Ele tem um passo a passo da alteração do sotão dele.
  12.  # 17

    olá a todos,

    após ler com muita atenção o que fiz foi:
    1- validar com o construtor e efetivamente o predio foi preparado com acesso unico ao sotão (ou caixa de ar pelos dois ultimos andares a partir do interior de cada um dos andares, cada um tem 50% do sotão)
    2- na ultima reunião de condominio coloquei em ata com 100% de aceitação dos condominos que a utilização deste espaço poderia e seria aceite pelos condominos.
    3- durante o confinamento tive entretido... comecei pela ligação eletrica, que tenho de admitir nunca tinha feito tal coisa, aproveitei uma semana que tive em madrid em fevereiro para estudar no youtube como fazer interligações entre quadros eletricos e anexo um pdf com o avançar da obra até ao momento.

    o objetivo neste momento é colocar osb nas paredes, ao fundo fazer armarios de arrumação porque se torna muito baixo e depois colocar um autonivelante tipo microcimento mas mais barato, tinha pensado no weberfloor for e aplicar verniz por cima no final.
    este fim de semana vou aplicar uma segunda camada de xps porque estupidamente comprei de 3cm e fazem 28 graus cá em cima. bem sei que a temperatura por cima do osb pode chegar aos 50 graus como já li nalgum lado.

    depois ainda me falta a renovação do ar e extração para sair a humidade que se sente e entrar ar fresco.

    lições aprendidas até ao momento:
    1- XPS devia ter comprado de 50 ou 60mm e garantia que não ficavam ondulados como ficaram algumas placas e isolava muito melhor
    2- dei-me mal com o tubo eletrico canelado, a bicha que tinha prendia sempre e tive de cortr o tubo a cada dois metros e passar os cabos manualmente, nem o fio de cobre que ele tinha dentro para servir de guia ajudou...
    3- para a betonilha coloquei inicialmente tela ou argila expandida mas só fiz porcaria porque foi tirar força à betonilha e começou a esfarelar...

    espero que gostem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
 
0.0191 seg. NEW