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  1.  # 1

    Boa tarde,

    Sou de Lisboa e tenho uma casa com dois apartamentos para arrendar perto de Odeceixe, onde tenho instalado o serviço por cabo ADSL da MEO. Tenho um router numa área técnica, que partilha sinal para os dois apartamentos através de powerline TP-Link AV500 (um ligado ao router e dois emissores, um em cada apartamento). Em cada apartamento há duas boxes de TV ligadas por cabo RJ45 directamente aos respectivos powerlines. À rede wifi estão apenas ligados os aparelhos de ar condicionado (três num apartamento e dois noutro).

    Acontece que desde que o serviço foi instalado em Maio deste ano as avarias têm-se sucedido. Ora são as boxes, ora é o router, que nalguns casos têm sido substituídos, noutros o problema é resolvido remotamente.

    Por serem avarias tão recorrentes, pedi um relatório à MEO, que afirma que estas avarias são causadas pelos powerlines - o que me parece uma resposta pouco confiável.

    Estando em Lisboa, descobri que neste momento estou novamente sem serviço porque não consigo ligar o ar condicionado remotamente. A assistência telefónica da MEO confirma que o sinal não está a chegar ao router. De referir que os dois apartamentos estão vazios, pelo que não houve utilização do serviço, seja TV, smartphones ou PC's. Outro dado importante é que a velocidade medida no local quando o serviço funciona é de 13 mbps.

    A minha questão é saber o que pode estar a causar estas avarias e perdas de sinal constantes. A MEO até agora não apresentou uma solução credível e eu não posso fazer 500 km para receber o técnico cada vez que isto acontece.

    Deixo esta questão aos mais entendidos, na expectativa de obter algumas luzes sobre o tema de modo a ter algum conhecimento de causa para fazer uma reclamação à MEO.

    Desde já os meus agradecimentos.

    Cumprimentos,
    José Almeida
  2.  # 2

    Desligue o serviço e quem alugar os apartamentos que meta o serviço que bem entender e que se entenda com as operadoras.
  3.  # 3

    Obrigado, mas trata-se de arrendamento de curta duração
  4.  # 4

    Ninguém?
  5.  # 5

    bem existem aí muitas variaveis, torna-se dificil separar se serão avarias da MEO ou dessa rede muito pouco fiavel que tem instalada na sua casa, mesmo que a MEO consiga garantir um servico sem quebras até ao router eu duvido muito que nao terá vários problemas com essas powerlines.

    falando da operadora:

    o router é um aparelho ligado á corrente, nao estando na casa, tem a certeza que o router está ligado?

    essa questão de nao estar em casa, pode ser "contornada" caso haja uma caixa no exterior da habitacao, pode sempre em caso de avaria quando o contactam dizer ao tecnico (que antes de ir á sua casa pelos testes consegue ver se a avaria é interior ou exterior) para ir a essa caixa e confirmar se a linha está boa até a essa caixa, caso esteja, terá que resolver o problema noutra altura, caso nao, é resolver, nao necessitando de ninguem dentro de casa para o fazer.

    mas o importante aí é perguntar a quem fez a reparacao quais foram realmente os problemas que aconteceram.

    eu se tivesse uma casa assim onde nao poderia perder ligacao e nao conseguisse estar presente, provavelmente arranjaria uma solucao de backup por exemplo por 4g para quando esses problemas acontecem.

    mas pela descricao inicial de resolverem as avarias remotamente, isso claramente é essa rede com powerlines que de fiavel tem 0, é passar cabos para alimentar esses aparelhos e instalar switches, pontos de acessos ou novos routers em cada uma das casas para garantir que o problema nao é do seu lado, assim como estão as coisas quando nao é duma coisa é de outra
 
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