Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!
    Tenho uma casa anterior a 1951, área de 18 mt2 e 2 pisos. No entanto a altura dos pisos mal dá para alguém andar lá em pé.
    Gostava de subir o telhado de modo a que pudesse continuar a ter os 2 pisos mas de modo a que se pudesse andar em pé em qualquer um deles. Na Câmara informaram-me de que terei que apresentar um projecto de arquitectura para pedir a subida do telhado pois é considerado ampliação do existente.
    Contactei um gabinete e acabo de receber o orçamento para reconstrução da casa que inclui acompanhamento à obra mas não incluí caderno de encargos nem projectos de execução e pormenor nem certificados para obtenção da licença de utilização. Isto faz sentido?
    Grata a quem me possa esclarecer.
  2.  # 2

    Colocado por: MariaTeixeira65Isto faz sentido?

    Faz.
    O ideal é contratar esses itens a outros técnicos, assim dilui a possibilidade de erros por mais técnicos.
  3.  # 3

    Outro gabinete, portanto?
    Lembro-me de há uns anos, o caderno de encargos ser elaborado junto com o projecto de arquitectura, exactamente para se definirem materiais e outras questões técnicas. Estou mesmo desactualizada.
    Obrigada.
  4.  # 4

    O caderno de encargos não tem por função definir os materiais ou questões técnicas. Isso é feito no projeto de execução.
    O caderno de encargos tem com objectivo definir e clarificar os encargos de empreiteiro e Dono de obra. Em situações em que os projetos são omissos, pode incluir algumas condições técnicas da execução dos trabalhos
  5.  # 5

    Colocado por: ****Zé o CE pode ser usado como uma adenda ao MQ, não todo mas uma parte .

    Verdade, o ideal era que o CE fosse mesmo só a definição dos encargos. Era sinal que todas as condições técnicas da execução dos trabalhos já estavam definidas.
 
0.0088 seg. NEW