Ao analisar o meu projecto constato que estão previstas as Vigas de Fundação a unir as sapatas (e pilares) e também um conjunto de vigas à cota zero que vão suportar as vigotas e abobadilhas de uma lage pré esforçada (LPE).
Como não tenho cave e o terreno é direito porque razão é que a LPE não assenta directamente nas vigas de fundação? O que vou ganhar com estas vigas à cota zero ? melhor caixa de ar ?
É como disse o Marco, está prevista uma caixa de ar.
... porque razão é que a LPE não assenta directamente nas vigas de fundação?
É uma boa pergunta ... para colocar ao autor do projecto. Pode ser perfeitamente justificado ... ou não. Depende, entre outras coisas, do nível a que se encontra o terreno apropriado para receber a fundação.
Se a Lage Pre Esforçada assentasse directamente nas Vigas de Fundação não haveria espaço para criar a caixa de ar pois as Vigas de Fundação são ao nível inferior das sapatas ??
Normalmente as vigas de fundação andam ao nível superior das sapatas para equilibrar os momentos transmitidos pelos pilares. Essa questão tem a ver com o nível a que a laje do piso térreo trabalha, é uma questão de cotas. Agora olhando para o projecto das sapatas, não brincaram em seviço, voçê tem aí umas sapatonas de respeito, há uma que dava para um prédio. Mesmo que esteja situada numa zona sísmica mais desfavorável, há que dar a volta a isso.