Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Pedi o aumento de potência em minha casa de 6.9 para 10.35kva. A única razão para este pedido vem de ter adquirido um VE e de ter alterado o tarifário para bi-horário. Com este tarifário, as máquinas passaram a funcionar à noite e se coincidissem com o carregamento do carro e mais qualquer coisa ligada, o quadro vinha abaixo. Nunca notei qualquer outro problema.

    Para meu espanto, o técnico (suponho eu...) da EDP quando veio proceder à alteração, disse que o quadro estava um perigo, sem qualquer proteção ao quadro e que deveria contratar um eletricista o mais depressa possível.

    Como nao percebo quase nada de eletricidade, fiquei algo preocupado mas com algumas reservas acerca do que o técnico disse, porque além de falar mal do quadro, o técnico passou a visita a falar mal de tudo... Do colega, dos comerciais EDP, dos procedimentos. Fiquei na dúvida se o técnico tinha razão no que disse acerca do quadro, ou se era um sujeito "que pensa que sabe mais que os outros e diz mal de tudo". Disse que o diferencial não estava a fazer nada onde estava e mais umas coisas que não percebi.

    No final ainda fui eu que perguntei se teria ir alterar a capacidade de algum disjuntor para usufruir dos 10.35... ao que ele respondeu que provavelmente que sim.

    Anexo as fotos para que alguém possa dar a opinião sobre se o quadro está assim tão mal concebido que tenha que ser visto urgentemente, ou se será exagero.
      IMG_20191126_190101-min.jpg
  2.  # 2

    Mais fotos
      IMG_20191126_190035-min.jpg
      IMG_20191126_185958-min.jpg
  3.  # 3

    Nao sei como tem cortes parciais de 32A e diferencial de 25A para além de ser de 300mA isso não está bem...

    Isso não funciona.
  4.  # 4

    O cabo que vem do contador é o preto do lado esquerdo??
  5.  # 5

    Colocado por: VarejoteO cabo que vem do contador é o preto do lado esquerdo??


    Sim, este cabo ligava antes ao diferencial da EDP, retirado agora pelo tecnico, dizendo que a potência passava a ser regulada pelo contador (também trocado)
  6.  # 6

    E o "corte geral" passou a ser 2 disjuntores unipolares, um de 16A a proteger a fase e um de 20A a cortar o neutro. like!
    • eu
    • 27 novembro 2019

     # 7

    Como é possível um "eletricista" fazer uma borrada destas?
  7.  # 8

    Mas quem é que colocou o cabo preto ligado aos disjuntores, o técnico da EDP? Quando retirou o "diferencial da EDP"?

    Vou buscar as pipocas!
  8.  # 9

    Colocado por: VarejoteMas quem é que colocou o cabo preto ligado aos disjuntores, o técnico da EDP? Quando retirou o "diferencial da EDP"?

    Vou buscar as pipocas!


    Exactamente... Bem ou mal, foi ele.
  9.  # 10

    Colocado por: ****Porque para a primeira potência , não existe fiscalização


    Isto já é entrar num campo que não domino, nem tenho que dominar como consumidor... Mas o quadro não foi alterado desde que a etiqueta da fiscalização foi colocada, como visível numa das fotos, à exceção da retirada do diferencial EDP agora, que levantou a questão.

    Já vi que isto está mesmo mal feito e que tenho que corrigir. Referências para um eletricista mexer nisto em Vila Nova de Gaia?
  10.  # 11

    Tinha 6.9kva, passou para 10.35kva, neste momento tem 3.68kva.
 
0.0131 seg. NEW