Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    estamos prestes a entrar na aventura da nossa vida - remodelar uma casa bifamiliar com dois T2, dos anos 50.
    O Rés de chão encontra-se parcialmente remodelado, com cozinha e wc novos. E embora a canalização e electricidade tenha também sido mudadas, no caso desta última foram colocadas calhas pelo exterior com a mesma. As janelas são novas, com portadas. O chão dos futuros quartos são parquet, passíveis de serem aproveitados.
    De resto é nossa intenção mudar a zona social para um open space Cozinha/sala abrindo todo um lado da casa (como podem ver nas imagens anexadas). Acredito que seja necessário um reforço estrutural, retirando todas as paredes daquele lado. Não conseguimos perceber onde existem ali vigas e pilares...
    O primeiro andar precisa todo ele de uma profunda remodelação. Pouco ou nada se aproveita. A não ser as janelas da parte frontal da casa. Aí a ideia é apenas abrir a sala junto à entrada
    Este tipo de obra precisa que tipo de licenciamento? São obras interiores.
    Com cerca de 130m2, entre os dois T2 estamos a contar com um orçamento na ordem dos 60 000€ para a remodelação, com tudo incluído. é uma ilusão este valor? A casa está na margem sul.
      Planta 1ª andar.PNG
      Planta rés do chão.PNG
  2.  # 2

    Aqui seguem as alterações às plantas:
      remod 1º and.PNG
      Planta remod RC.PNG
  3.  # 3

    Cerca de 160m2 de renovaçoes..telhado e fachadas...

    Considere esse valor só para interiores com acabamentos contidos..e cuidado com os 23 do iva
  4.  # 4

    É mesmo sem fachada e telhado.
    A ideia do rés do chão é mudar rodapés da casa toda, o piso vinilico do hall de entrada uniformizado com cozinha e sala em open space. A electricidade por dentro das paredes. Afagar o chão dos dois quartos. Colocar um teto falso no open space com luzes embutidas. As portas logo se vê se sobra algum. Os móveis da cozinha são também possível de manter, embora gostássemos de trocar aumentando um pouco a área de bancada e trocando para uns brancos em vez dos vermelhos existentes...As janelas e portadas são novas.
    No 1º Andar é que é geral, e a cozinha e Wc, tal como todo o soalho, canalização e electricidade. Três janelas e uma porta para uma varanda.
    As pinturas pós obra ficam por nossa conta.

    Acha assim um orçamento tão distante dos 60.000 que prevemos?
  5.  # 5

    O telhado e fachadas estão boas?

    Tem isolamento térmico ?

    Pense bem no que pretende antes de gastar dinheiro..
  6.  # 6

    Aparentemente, sim. Mas só o posso dizer por aparência. E embora exista ali uma fenda junto a uma das portas. O exterior da casa foi pintado em 2012. Sofrendo também aí as obras de remodelação que já referi.
  7.  # 7

    Foto da fachada
      Fachada.PNG
  8.  # 8

    eu estou a ver obras exteriores, ou seja está a fechar aquele alpendre / varanda
    isso requer licenciamento

    pela foto até parece que o existente também já não condiz com o projeto original.
    veja lá bem isso antes de se meter em obras.
  9.  # 9

    Não vamos fazer qualquer alteração exterior. As plantas que passei são mais antigas. Consultei o processo da casa na câmara e todas as alterações à casa foram devidamente comunicadas 3 licenciadas. Foram realizadas na primeira década de existência da casa. O que está em planta é o que consta na atualidade. O que queremos fazer é derrubar algumas paredes para abrir a área social. Preocupa me sim o rés do chão, por causa da eventual necessidade de um reforço estrutural. E dos custos em obra disso para além da necessidade de licenciamento, que certamente levará o seu tempo.
  10.  # 10

    SuRock

    como deve compreender por aqui uma pessoa baseia-se apenas no que você disponibilizou, portanto em bom rigor devia meter o existente atual e licenciado acompanhado dos respetivos desenhos.
    pouco interessa para analise inicial ( sobre a sua questão estrutural) neste caso a antiga e as suas plantas.
    no entanto arrisco-me a dizer que sim pode "limpar" a divisão da despensa mas só vendo mesmo no local como isso está tudo.
  11.  # 11

    Sim, percebo a razão do seu comentário pela leitura das plantas que partilhei.
    A minha preocupação está nos custos de colocação das Vigas, se necessárias. E mesmo sendo interior, se sendo estrutural exige licenciamento. E o tempo e custo que isso me trará também. No processo só constam o plano das lajes em betão armado. Não consigo fazer qualquer leitura daquilo para oeu propósito de abrir aquela parte da casa no rés do chão.
      Screenshot_20191201_113603_com.android.gallery3d.jpg
  12.  # 12

    pois

    por esses desenhos antigos da estrutura parece que as próprias paredes tem função estrutural, pois indica que tem lajes armadas divisão a divisão.
    tem mesmo que ver isso com um engenheiro.
    Concordam com este comentário: antonylemos, bettencourt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SuRock
  13.  # 13

    Colocado por: SuRocka última foram colocadas calhas pe
    há que ter algum cuidado com construções mais antigas pois os métodos construtivos eram outros. pode haver paredes estruturais etc que não podem ser demolidos..
  14.  # 14

    Colocado por: antonylemoshá que ter algum cuidado com construções mais antigas pois os métodos construtivos eram outros. pode haver paredes estruturais etc que não podem ser demolidos..


    mas com um reforço de estrutura adequado será sempre possível, digo eu...pode é ficar mais dispendioso....
  15.  # 15

    Colocado por: SuRockmas com um reforço de estrutura adequado será sempre possível, digo eu...pode é ficar mais dispendioso....
    correto, terá de contratar uma equipe de engºs para isso e a partir desse momento necessita de licenciamento por alterares a estrutura.
 
0.0169 seg. NEW