Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: 21papaleguasAh, continuo sem entender para que servem os submarinos.
    Alguém consegue dizer se tem sistema sonar?
    Servem para patrulhar a costa?
    É que passou à dias uma sucata submersível por aqui e só os espanhóis é que tiveram sorte daquilo encalhar...

    Por acaso a sucata já estava referenciada pela PJ e estava a ser seguida pelas autoridades dos dois países .
  2. Colocado por: enf.magalhaes
    Por acaso a sucata já estava referenciada pela PJ e estava a ser seguida pelas autoridades dos dois países .

    Talvez, fica a dúvida, mas fica sempre bem essa informação...
    Ainda assim, será que foi a primeira vez?
    Provavelmente não.
    • eu
    • 4 dezembro 2019
    Colocado por: 21papaleguasAh, continuo sem entender para que servem os submarinos.

    Para dar muitos milhões aos Portugueses que decidiram a sua aquisição e muitos mais às empresas Alemãs que os fabricaram e que tratam da sua cara manutenção.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  3. Colocado por: MacneonOlhe por exemplo o que acha que faz um condutor de viatura blindada? senta-se o dia todo das 08 às 17? Lá por não ser dificl de quantificar esse trabalho (ex: um operario da RENOVA, voce admite logo que ele produz papel higienico), não significa que ele não faça nada...simplesmente é um trabalho que não tem visibilidade e para quem não está ligado às forças armadas é dificil de compreender.


    Eu percebo o que está a defender, mas não escolheu de todo o melhor exemplo. O trabalho de um condutor de um veiculo blindado, ou de um trabalhador da renova é muito fácil de definir e quantificar, eles são contratados para uma função específica (transporte e proteção de dinheiro com todas as precauções de segurança à mistrura, produção de papel higiénico, guardanapos, controlo de qualidade, etc..) e a sua produtividade é mensurável. Se forem pouco produtivos são despedidos ou dispensados (coisa que não acontece com os militares). Aliás esses exemplos nem fazem sentido porque se tratam de empresas privadas, por mim até poderiam pagar aos trabalhadores para dormir na hora de serviço, que isso não ia onerar o orçamento de estado (diferente do que acontece no exército).

    Por outro lado o trabalho que se desenvolve dentro do exército é um trabalho produtivo? Mensurável, ou há muita gente a passar tardes encostado a jogar à sueca? Eu conheço a fama, e ouvi como toda a gente relatos de por quem lá passou que aquilo era o regabofe. Mas se é ou não é, eu efectivamente não sei. Considero que a ajuda do exército na matutenção da floresta, prevenção e combate a incêndios é preciosa. O mesmo digo para a sua ajuda em situações de catástrofes naturais, como por exemplo aquando do leslie. Nessas situações sim, o trabalho do exército resulta em benefício da sociedade, é mensurável e louvável.

    Mas atente que eu não estou a criticar a existência de um exército, a manutenção do mesmo, nem a questionar os soldados que temos. O que eu questiono é mais simples:
    1-Para que precisamos nós de tantos oficiais? Qual é exactamente a função deles(de tantos)?
    2- Porque temos um número absurdo de generais em comparação com a maioria dos países da união europeia?
    3- porque se passam oficiais à reserva para promover o próximo da lista ficando na prática a pagar a dois generais?
    4- Qual é exatamente a função de um oficial na reserva? qual é o benefício que daí resulta para o país?

    Se me conseguir responder objectivamente a isto eu retrato-me imeditamente.

    Diz que só em missão é que existe "recompensa salarial adequada", Deixo-lhe a tabela de remuneração dos oficiais(de 2010, que entretanto já foi actualizada em alta, para não ter trabalho de estar a converter nivel remuneratório para os valores atuais), e diga-me onde é que estes salários em portugal com casa e grande parte da alimentação paga não é uma "recompensa salarial adequada":
    http://apracas.pt/assets/templates/apracas/files/Tabela_Remuneratoria_Militares.xls.pdf




    Colocado por: Macneon1. Fazer serviços diarios (aumentam devido à reduçao de efetivos, acha que o paiol foi um acaso ou é tudo imcompetente? basta ver e ler que à 10 anos atrás era responsabilidade de 30 homens PERMANENTEMENTE, quando se deu o assalto eram meia duzia e rodavam todos os dias...sim a CS passa a mensagem que é incompetencia...imagine que normalmente tem 20 homens para limpar e preparar a sua quinta de 5000m2 e a pouco e pouco dá consigo e só tem 3, para a mesma área, mas continuam a exigir o mesmo...pronto IMAGINE


    Até lhe fica mal falar nisto. Está mais que visto que em Tancos houve acima de tudo incompetência de todos os envolvidos, desde as posições de comando até aos praças que fazem a ronda. Quem não se recorda da vergonha alheia que todos sentimos ao ouvir o coronel Sousa Pires a explicar como os soldados trocavam a cassete de um sistema de videovigilância que não funcionava (bastava despedir dois generais na reserva que já havia excedente orçamental para o arranjar), já para não falar na encenação da devolução das armas, completamente rídiculo. Todo o caso de Tancos devia causar uma vergonha tremenda ao exército Português e não devia em circunstância alguma tentar ser branqueada com falta de efectivos. Acho que até o meu Serra da Estrela guardava melhor o paiol.


    Colocado por: Macneon4. Manter as infraestruturas - Sabe que o condutor de viatura blindada é o mesmo que pinta a sua caserna? corta as ervas na unidade? entre outros serviços...Por acaso já viu algum operador de caixa de supermercado a pintar o próprio local de trabalho? ou um operador de callcenter a varrer o local de trabalho?
    Quanto a isto faz sentido no exército e não faz sentido nas empresas que refere, por questões de produtividade. São empresas privadas, visam o lucro, logo colocam sempre as equipas que melhor produtividade oferecem, para determinado tipo de serviço.
  4. Colocado por: eu
    Para dar muitos milhões aos Portugueses que decidiram a sua aquisição e muitos mais às empresas Alemãs que os fabricaram e que tratam da sua cara manutenção.
    Concordam com este comentário:JoelM


    A manutenção é feita em Portugal.

    Podia explicar a razão da aquisição, mas palavras como "soberania" parece que é uma palavra desconhecida para muito boa pessoa por este país fora.
  5. Colocado por: 21papaleguasAh, continuo sem entender para que servem os submarinos.
    Alguém consegue dizer se tem sistema sonar?
    Servem para patrulhar a costa?
    É que passou à dias uma sucata submersível por aqui e só os espanhóis é que tiveram sorte daquilo encalhar...


    As investigações, que contam com a colaboração das autoridades de Portugal, dos Estados Unidos e do Brasil, começaram quando o Centro de Análise e Operações de Drogas alertou o Centro Antiterrorismo e Crime Organizado de que um submarino estava a atravessar o Atlântico em direção a Espanha e estava carregado de cocaína.


    O pseudo submarino foi sempre seguido por meios aéreos desde os EUA até Espanha. As autoridades Espanholas só agiram quando a dita embarcação encalhou, porque o plano original era segui-lo até haver a transferência da carga, de forma a apanhar toda a rede.
  6. Colocado por: eu
    Para dar muitos milhões aos Portugueses que decidiram a sua aquisição e muitos mais às empresas Alemãs que os fabricaram e que tratam da sua cara manutenção.
    Concordam com este comentário:JoelM

    Milhões esses que, admito poderiam ser utilizados nas forças armadas, talvez em duas três fragatas, ou meia dúzia de helicópteros, provavelmente o custo de meio submarino. Helicópteros esses que, além de poderem patrulhar a costa, também podiam servir, sei lá, talvez para combate a incêndios.
    Concordam com este comentário: eu
  7. Colocado por: 21papaleguas
    Milhões esses que, admito poderiam ser utilizados nas forças armadas, talvez em duas três fragatas, ou meia dúzia de helicópteros, provavelmente o custo de meio submarino. Helicópteros esses que, além de poderem patrulhar a costa, também podiam servir, sei lá, talvez para combate a incêndios.


    Eu quero impedir os acidentes nas autoestradas por isso vou comprar uma pick-up. Não faz sentido pois não?!

    É a mesma coisa que está a fazer.

    Já agora, encontre uma Fragata de jeito nova Europeia custa o mesmo que os dois submarinos.
  8. Colocado por: HAL_9000


    Olhe não vale a pena...você está cheio de opiniões preconcebidas e com base em posts de facebook que circulam à anos...

    Já agora diga-me onde esses salários foram revistos em alta...gostava de saber...não se esqueça dos descontos...não va voce pensar que aquilo é liquido. Há e nao se esqueça que as posiçoes remuneratorias foram congeladas estando tudo na 1ª...

    Não me viu escrever que a responsabilidade não foi do exercito...

    Olhe deixo-lhe isto e pense:

    As forças Armadas são hoje em dia profissionais, com base em recrutamento voluntariado. Portanto se alguem concorre e pretende ser cozinheiro e é contratado para cozinheiro. TEM DE EXECUTAR ESSA FUNÇÃO, correndo o risco de que se andar a pintar paredes, capinar as ervas, etc não faça o seu trabalho convenientemente.

    Relativamente aos oficiais, reserva e reforma...Leia amigo...tem estatutos e leis que regulam isso, bem claro!
    não se baseie em posts truncados e cheios de verdades parciais que pretendem generalizar tudo. Se houve excessos? sim, ainda me recordo dos milhares militares na reserva com 50 anos...mas isso já foi à uns anos atrás...aproveitaram como aproveitou toda a função publica na altura.
    .
  9. Colocado por: Macneon
    Já agora diga-me onde esses salários foram revistos em alta...gostava de saber...não se esqueça dos descontos...não va voce pensar que aquilo é liquido. Há e nao se esqueça que as posiçoes remuneratorias foram congeladas estando tudo na 1ª..


    Pelo menos à taxa de inflação deve ter sido actualizada. Sabe, eu pago impostos logo sei distinguir um ordenado bruto de um ordenado liquido. Mas o facto de ser bruto e não liquido não muda uma linha ao que disse, os salários de oficiais, para um País com o custo de vida de Portugal, e não tendo de pagar renda, é um salário que permite ter alguma qualidade de vida. Quanto ás posições remuneatórias estarem congeladas na 1a, bem vindo a Portugal. A tabela salarial de acordo com a qual o estado paga o meu ordenado esteve congelada de 1998 a 2018, sendo que foi actualizada no ano passado em 30 euros.



    Colocado por: MacneonRelativamente aos oficiais, reserva e reforma...Leia amigo...tem estatutos e leis que regulam isso, bem claro!
    não se baseie em posts truncados e cheios de verdades parciais que pretendem generalizar tudo. Se houve excessos? sim, ainda me recordo dos milhares militares na reserva com 50 anos...mas isso já foi à uns anos atrás...aproveitaram como aproveitou toda a função publica na altura.


    Eu sei que existem leis, mas estão bem feitas, fazem sentido? Nunca disse que as promoções eram ilegais, disse que eram injustificadas. Fala-me nas leis, mas não me falou nas necessidades reais de termos esses números de oficiais. Quanto a estar na reserva aos 50 anos, todos conhecemos casos desses, por isso não acontecia só antes, ainda acontece. Repare que em 2017 tínhamos 220 generais dos quais 114 estavam em situação de reserva. Isto não são notícias de facebook, são dados cedidos pelo Ministério da Defesa Nacional. Quanto ao fato de a FP ter aproveitado essas pré-reformas antecipadas, totalmente de acordo, algo que jamais deveria ter acontecido e que contribuiu e muito para cavar o fosso existente e que ainda contribui para alguns fenómenos como é o caso da subida vertiginosa que o "Chega" tem vindo a conseguir.

    Eu percebo que quem segue a carreira militar, tem de ter algum brio na instituição que representa, mas que ainda existe muito regabofe nas forças armadas, la isso existe. Caso contrário o que justificaria todas essas notícias a denegrir as mesmas? Deveríamos ter orgulho das nossas forças armadas, em vez de as vermos como um grupo de show de paradas militares.
  10. .
  11. Há 191 Oficiais na Reserva, se são Tenente-Coronéis ou Tenente General é algo que não aparece nas estatísticas.
  12. Colocado por: branco.valterEu quero impedir os acidentes nas autoestradas por isso vou comprar uma pick-up. Não faz sentido pois não?!

    Em algumas AE deste país, que segundo ouvi dizer são das melhores da Europa, só mesmo de pick up para circular em segurança. A A17 é uma das mais recentes e o estado dela, meu deus...


    Colocado por: branco.valterÉ a mesma coisa que está a fazer.

    Na minha opinião, não é, mas prontos, é só a minha opinião.


    Colocado por: branco.valterJá agora, encontre uma Fragata de jeito nova Europeia custa o mesmo que os dois submarinos.

    Em relação às fragatas, não faço a mínima ideia do preço, mas em relação aos helicópteros...
  13. Colocado por: HAL_9000

    Pelo menos à taxa de inflação deve ter sido actualizada. Sabe, eu pago impostos logo sei distinguir um ordenado bruto de um ordenado liquido. Mas o facto de ser bruto e não liquido não muda uma linha ao que disse, os salários de oficiais, para um País com o custo de vida de Portugal, e não tendo de pagar renda, é um salário que permite ter alguma qualidade de vida. Quanto ás posições remuneatórias estarem congeladas na 1a, bem vindo a Portugal. A tabela salarial de acordo com a qual o estado paga o meu ordenado esteve congelada de 1998 a 2018, sendo que foi actualizada no ano passado em 30 euros.





    Eu sei que existem leis, mas estão bem feitas, fazem sentido? Nunca disse que as promoções eram ilegais, disse que eram injustificadas. Fala-me nas leis, mas não me falou nas necessidades reais de termos esses números de oficiais. Quanto a estar na reserva aos 50 anos, todos conhecemos casos desses, por isso não acontecia só antes, ainda acontece. Repare que em 2017 tínhamos 220 generais dos quais 114 estavam em situação de reserva. Isto não são notícias de facebook, são dados cedidos pelo Ministério da Defesa Nacional. Quanto ao fato de a FP ter aproveitado essas pré-reformas antecipadas, totalmente de acordo, algo que jamais deveria ter acontecido e que contribuiu e muito para cavar o fosso existente e que ainda contribui para alguns fenómenos como é o caso da subida vertiginosa que o "Chega" tem vindo a conseguir.

    Eu percebo que quem segue a carreira militar, tem de ter algum brio na instituição que representa, mas que ainda existe muito regabofe nas forças armadas, la isso existe. Caso contrário o que justificaria todas essas notícias a denegrir as mesmas? Deveríamos ter orgulho das nossas forças armadas, em vez de as vermos como um grupo de show de paradas militares.


    Nem a taxa de inflaçao amigo...já percebi que todos os argumentos que usa é generalizações, simplesmente não vai ler para tentar perceber.
    Caso não saiba os ordenados da FP foram reduzidos, voltaram aos valores dessa tabela recentemente sem mais um centimo. Como ja expliquei não há escaloes, portanto está tudo na 1ªtabela.

    Relativamente ao ordenado ser justo, diga-me você...já que sabe tanto. Relativamente ao exercito os oficiais correspondem aos altos quadros, que precisam de estudos especificos e equivalente a mestrado (excepto oficias RC que apenas podem cumprir até 6 anos de serviço).


    Não paga renda? lol outro post de facebook que voce deve ter lido, ou uma noticia do CM de um caso particular que voce decidiu generalizar.

    Olhe se as Forças Armadas são tão boas e não se faz nada, não percebo como não temos as fileiras cheias.

    Não se esqueça que há bons e maus profissionais em qualquer profissão e as Forças Armadas não são exceção. Não generalize.

    As noticias a denegrir as mesmas? Simples é uma instituição facilmente atacável, especialmente quando assim o interessa a alguém ou não percebeu ainda? Quem ganha em que as Forças Armadas não sejam credíveis? Pense amigo.
  14. Colocado por: MacneonAs noticias a denegrir as mesmas? Simples é uma instituição facilmente atacável, especialmente quando assim o interessa a alguém ou não percebeu ainda? Quem ganha em que as Forças Armadas não sejam credíveis? Pense amigo.


    Interessa a quem? quem ganha diga lá? teoria da conspiração a esta hora?

    Eu não generalizo, nem tão pouco leio o CM ou uso facebook, simplesmente vejo como funcionam as coisas. Tão pouco ataquei todos os oficiais, apenas os que estão em excesso, a verdade é que anda à volta.... anda à volta... acusa-me de generalizar, mas indicar o qual o valor acrescentado que 220 generais vs 110 (p.ex) representam para o país é que ainda não foi capaz de me dizer. E não é capaz, porque não ha qualquer valor acrescentado e o senhor tem clara noção disso

    Se for ver a percentagem de pessoas com mestrado ou até mesmo PhD que ganhem em portugal o mesmo que os oficiais, vai ver que tem uma surpresa. Portanto, não considero justo não.

    Quanto ao pagar renda, sim alguns não têm casa cedida pelo estado e pagam, mas quantos têm casas cedidas pelo estado? Que renda pagam por elas? O valor tem alguma coisa a ver com os valores de mercado?



    Colocado por: MacneonNem a taxa de inflaçao amigo...já percebi que todos os argumentos que usa é generalizações, simplesmente não vai ler para tentar perceber.
    Caso não saiba os ordenados da FP foram reduzidos, voltaram aos valores dessa tabela recentemente sem mais um centimo. Como ja expliquei não há escaloes, portanto está tudo na 1ªtabela.

    Quanto aos ordenados da FP reduzidos, já tudo foi reposto, e estão neste momento a actualizar à taxa de inflação ou algo próximo. Ao contrário do que se passa com os assalariados do privado, nem repostos nem actualizados, caso não tenha percepção disso.

    Pode-se acusar de generalizações se isso o faz sentir melhor, mas nada vai mudar o facto de as forças armadas aplicarem mal e porcamente o dinheiro que todos nós pagamos via impostos.
  15. Colocado por: 21papaleguas
    Em relação às fragatas, não faço a mínima ideia do preço, mas em relação aos helicópteros...


    A FAP adquiriu 12 EH-101 Merlin em três variantes distintas para três tipos de missões diferentes. A frota consiste em 6 de variante SAR (Busca e Salvamento), 2 de variante SIFICAP (Sistema de Fiscalização das Pescas) e por 4 de variante CSAR (Busca e Salvamento em Combate). Apesar das várias versões, na prática usa-se o que estiver operacional e para o que for necessário.

    Possui flutuadores de emergência, 2 barcos internos de 20 pessoas, 1 guincho primário e um guincho secundário, NITESUN e FLIR. É equipado com um RADAR de busca da GALILEO com capacidade de identificar e monitorizar 32 alvos de superfície em simultâneo. Todas as aeronaves têm a capacidade para operarem em ambiente NVG.

    Com esta aquisição a FAP ficou com um meio de topo e tornou-se capaz de acudir a qualquer situação dentro da sua área de actuação. Para além disso, já se fez missões na Galiza e já quase nos EUA (tal é a autonomia do dito aparelho).

    Ao longo de mais uma década de uso houve inúmeros problemas relacionados com contratos de manutenção, falta de peças por as mesmas estarem a ser precisas pelos países donos da empresa (guerra no Iraque/Afeganistão).

    São meios muito caros de comprar e de manter.


    Os 5 AW119MKII "Koala" são a última aquisição da FAP e os cinco foram basicamente o preço de um único Merlin. Foram adquiridos para Instrução Básica, Instrução Complementar, Vigilância e Reconhecimento, Busca e Salvamento e Evacuação Sanitária. Por serem monomotores têm sérias limitações a fazerem missões SAR no mar.
    • eu
    • 4 dezembro 2019
    Colocado por: branco.valterA manutenção é feita em Portugal.

    Podia explicar a razão da aquisição, mas palavras como "soberania" parece que é uma palavra desconhecida para muito boa pessoa por este país fora.


    Segunda esta notícia (https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/revisao-intermedia-de-um-dos-submarinos-de-portas-vai-custar-24-milhoes-de-euros) foi feito um ajuste direto de 24 milhões de euros à empresa Thyssenkrupp Marine Systems para a revisão de um submarino.

    Quanto à soberania: os submarinos são essenciais para garantir a soberania? porquê?
  16. Colocado por: eu

    Segunda esta notícia (https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/revisao-intermedia-de-um-dos-submarinos-de-portas-vai-custar-24-milhoes-de-euros) foi feito um ajuste direto de 24 milhões de euros à empresa Thyssenkrupp Marine Systems para a revisão de um submarino.

    Quanto à soberania: os submarinos são essenciais para garantir a soberania? porquê?


    https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/arsenal-do-alfeite-ja-esta-a-reparar-submarinos-alemaes-do-thyssen-krupp-2-458999
  17. Colocado por: eu

    Segunda esta notícia (https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/revisao-intermedia-de-um-dos-submarinos-de-portas-vai-custar-24-milhoes-de-euros) foi feito um ajuste direto de 24 milhões de euros à empresa Thyssenkrupp Marine Systems para a revisão de um submarino.

    Quanto à soberania: os submarinos são essenciais para garantir a soberania? porquê?


    Colocado por: eu

    Segunda esta notícia (https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/revisao-intermedia-de-um-dos-submarinos-de-portas-vai-custar-24-milhoes-de-euros) foi feito um ajuste direto de 24 milhões de euros à empresa Thyssenkrupp Marine Systems para a revisão de um submarino.

    Quanto à soberania: os submarinos são essenciais para garantir a soberania? porquê?

    Hum..
    Acho que o portas sabe a resposta á questão...🤡lol
  18. Colocado por: euQuanto à soberania: os submarinos são essenciais para garantir a soberania? porquê?


    Temos uma grande ZEE e com a pretensão da extensão da plataforma continental, devemos provar às Nações Unidas que a podemos defender (quer dizer: pelo menos controlar). Daí os patrulhas oceânicos e também os submarinos. Uma das vantagens é nunca se saber onde estão. Na minha opinião 2 até são pouco.

    Cumprimentos.
    Concordam com este comentário: branco.valter
 
0.0391 seg. NEW