Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: antonylemosos mais antigos não eram imbecis... não tinha muito hábito em construir casas nos locais onde por hábito há cheias... que porventura são terrenos super férteis por isso mesmo e mais propícios ao cultivo de alimentos
    Concordam com este comentário:****


    Este imbecil comprou um lote, num loteamento situado numa urbanização completamente infra-estruturada, licenciado pela Câmara Municipal de Coimbra, cujo alvará foi levantado em 2007. Este imbecil acreditou que a informação que consta no PDM seria suficiente para assumir que seria um local seguro para construção.

    Estamos sempre a aprender...
    • buzio
    • 27 dezembro 2019 editado

     # 22

    Sendo uma zona de risco, na minha opinião, o pedido de loteamento deveria ter sido recusado...esta zona nem deveria constar no PDM como zona de construção...Enfiaram-me o chamado "barrete"
  2.  # 23

    Colocado por: ****

    Onde viu escrito essa zona de risco ?


    No sábado passado, após ter sido lançado o alerta de evacuação pela protecção civil, fiz algumas pesquisas e encontrei alguns arquivos com diversas noticias sobre cheias em 2001, que afectaram esta zona. A data do alvará de loteamento é de 2007.


    • buzio
    • 27 dezembro 2019 editado

     # 24

    No relatório que enviei em anexo no post anterior, elaborado pela associação de riscos, prevenção e segurança pode ler-se sobre a rotura do dique que aconteceu em 2001 e inundou a área onde estou a construir.
    • AMVP
    • 27 dezembro 2019

     # 25

    Mas em termos práticos, ainda vai a tempo de melhorar alguma coisa na construção para o proteger de possíveis cheias?

    Por exemplo, já vivi num local em que todos os prédios tinham obrigatoriamente de ter bomba nas garagens porque a zona estava cheia de linhas de águas e a CM exigia isso para licenciar as casas.
    • buzio
    • 28 dezembro 2019 editado

     # 26

    A cota soleira está elevada cerca de 1 metro em relação ao nível da estrada, de acordo com as regras do loteamento. Não sei se é comum ou se estará relacionado com o risco de inundação. Em termos de melhoramentos, penso que nesta fase já não haverá grandes coisas a fazer, neste momento já estão terminadas as alvenarias.
  3.  # 27

    Colocado por: buzioA cota soleira está elevada cerca de 1 metro em relação ao nível da estrada, de acordo com as regras do loteamento. Não sei se é comum ou se estará relacionado com o risco de inundação. Em termos de melhoramentos, penso que nesta fase já não haverá grandes coisas a fazer, neste momento já estão terminadas as alvenarias.

    Eu parava ja tudo. Nao investia nem mais um chavo.
    Estas intemperies vão continuar a acontecer. E no nosso país é o salve-se quem puder. Porque ninguem tem coragem de corrigir os erros quando sao descobertos.
    Teve azar. Se tivesse comecado a conatruir 3 meses mais tarde, tinha evitado ter começado.
    • AMVP
    • 28 dezembro 2019

     # 28

    Sendo assim, penso que o melhor a fazer é tentar falar com as pessoas lá vivem e saber se é frequente haver cheias na zona, pode ser raro. Se for frequente as pessoas já sabem o que fazer e como lidar com a situação.

    Não digo que seja a situação ideal, mas tem de ter pensamento prático neste momento. Imagine que é raro ocorrer cheias, ou até no seu terreno nem nunca ter havido se calhar não vale a pena preocupar-se com o assunto, o melhor será esquecer e viver descansado.

    Fale com as pessoas da terra, vizinhos mais antigos.
  4.  # 29

    Colocado por: pauloagsantos
    Desde 2001 foram apenas 3 vezes.
    Nada preocupante, portanto.

    voce vê noticias?
    Concordam com este comentário:21papaleguas
  5.  # 30

    Colocado por: buzioEm termos de melhoramentos, penso que nesta fase já não haverá grandes coisas a fazer


    Olá, deixe que os Engenheiros pensem e projectem isso por si. Adapte-se à nova realidade e viva tranquilo.

    Ou venda, o que é moralmente duvidoso... Afinal, "não faças aos outros o que não queres que te façam a ti"...

    Sobre o PDM, é a vida. No PDM não estava previsto a rutura do dique... imagine um PDM na Holanda... Seja bem-vindo a Portugal, o país da impunidade...
  6.  # 31

    Colocado por: buzio

    Este imbecil comprou um lote, num loteamento situado numa urbanização completamente infra-estruturada, licenciado pela Câmara Municipal de Coimbra, cujo alvará foi levantado em 2007. Este imbecil acreditou que a informação que consta no PDM seria suficiente para assumir que seria um local seguro para construção.

    Estamos sempre a aprender...
    não o estava a chamar de imbecil.. vc comprou uma coisa que estava à venda sem saber o que isso implicaria.. mas quem permitiu o loteamento numa bacia hidrográfica sujeita a cheias .. jé poderei chamar de imbecil

    Colocado por: ****Acha que cabe a câmara a responsabilidade sobre esse loteamento ?
    a quem mais caberá a respondabilidade? são eles que fazem os PDM e aprovam estas coisas...
    Concordam com este comentário: Capuchinha
  7.  # 32

    Colocado por: ****

    tambem aprovam o projeto e não têm responsabilidade ? e esta ?
    aprovar um projecto é uma coisa, os projectistas assinam os termos, mas elaborar um PDM que permite esse projecto é outra.. é ai que eles têm responsbilidade.
  8.  # 33

    Colocado por: buzioFiz algumas pesquisas e encontrei alguns artigos de arquivo que referem que aquela zona esteve inundada em 2001, algo que desconhecia até então.


    Colocado por: ****

    sera que a zona é inundavel ?
  9.  # 34

    Colocado por: ****Isso é muito vago !
    é, mas se em 2001 teve cheia e se este ano também teve cheia o Dias que acha?
  10.  # 35

    Colocado por: SirruperEstas intemperies vão continuar a acontecer. E no nosso país é o salve-se quem puder. Porque ninguem tem coragem de corrigir os erros quando sao descobertos.

    Felizmente que só existem inundações em Portugal. Em Espanha, França, Itália, Reino Unido, etc nunca ouviram falar em tal coisa. Acho que vão criar um novo motivo para fazer turismo em Portugal - ver inundações.
    Claro que se construíssem mais barragens e menos autoestradas os rios não serviam só para levar a agua para o mar. Com mais barragens regulava-se o ciclo de anos secos e anos chuvosos e até se produzia eletricidade verdinha daquela que o pessoal só conhece das faturas da EDP. Mas com gajas inteligentes como aquela que acha que as barragens evaporam, não se pode fazer melhor.
    E já agora um conselho ao Buzio - construa a casa vá habitá-la e não se preocupe com uma eventual cheia. Faça é um seguro decente. Afinal Lisboa é uma zona sísmica e continua a construir-se com fartura.
    Concordam com este comentário: larkhe
  11.  # 36

    Colocado por: ****

    Antony precisas mais dados
    Concordam com este comentário:Capuchinha
    de que tipo? isso para mim chegava perveitamente. não são necessários, estudos nem teses de doutoramento para perceber que ali, quando chove muito e o leito do rio sobe, existe uma grande probabilidade de seres inundado. não fosse assim não seriam necessários os diques...
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
 
0.0197 seg. NEW