Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite

    Antes de mais quero agradecer a partilha de conhecimentos que é feita neste fórum que sem dúvida é de grande ajuda antes de tomarmos decisões importantes em relação a gastar euros nas nossas casas

    Desta forma, gostava de pedir ajuda e saber a vossa opinião em relação a um problema que tenho vindo a passar todos os invernos principalmente neste.
    Tenho uma moradia na Maia de dois andares que é toda em pedra e na parte de baixo a pedra por motivos estéticos está visível não tendo nenhum isolamento nem da parte exterior nem interior. Esteticamente é muito bonito mas de inverno e verão é um problema. Por vezes está mais frio dentro de casa do que no exterior.
    Já o andar de cima está isolado mas em geral a casa toda é fria. Nesta altura do ano tenho a casa na ordem dos 10-12 graus.
    Pelo que tenho lido a nível de poupança/rendimento o uso de PRH com bomba de calor é a melhor opção, mas no meu caso será que se optar por uma solução destas finalmente consigo estabilizar a temperatura internamente? Para que temperatura +-?
    PRH no andar debaixo e a ser colocado por cima da cerâmica que já tenho porque o pé direito da casa permite . Já no andar de cima estava a pensar colocar ventiloconvectores no sótão com as saídas para os quartos porque o piso é em madeira e queria evitar grandes obras.Que vos parece?
    Já agora conseguem me recomendar instaladores perto desta zona com know how para analisar a melhor solução e que os preços sejam “aceitáveis”?

    Obrigado pela ajuda e que este fórum continue a ser uma grande ajuda para o nosso dia-a-dia.
  2.  # 2

    Eu, pelo que tenho lido por aqui, julgo que deveria tratar primeiro do isolamento da casa e posteriormente pensar na climatização.
  3.  # 3

    Parece-me uma boa solução.
    Com os ventiloconvectores, se a bomba de calor conseguir produzir água gelada, tem arrefecimento no verão, claro que devem ter as linhas de condensados instalados e os respectivos sifões. ( para impedir cheiros desagradáveis)
    Atenção que os ventiloconvectores tem filtros que devem ser limpos periodicamente em função da utilização, se estes ficarem demasiado inacessíveis é só trabalho durante a manutenção.
  4.  # 4

    O problema do PRH é que o prh é um sistema de climatização caro, Que deve ser instalado por quem sabe e não por curiosos. Sendo instalado por curiosos, até funciona, mas longe da eficiência devida, pelo que a longo prazo decepciona.
    Sendo na Maia, o clima é ameno, e deduzo que tenha passado verão com uma ventoinha e inverno com alguns aquecedores, e lá foi passando, certo?!
    Por aqui estão menos 1 graus, por aí devem estar uns 6 graus.
    Tirando a parte de baixo em cima tem isolamento?
    Como são as caixilharias e vidros?
  5.  # 5

    Colocado por: mtavaresParece-me uma boa solução.
    Com os ventiloconvectores, se a bomba de calor conseguir produzir água gelada, tem arrefecimento no verão,

    Só de for para ter uma pista de gelo em casa.
  6.  # 6

    Colocado por: Anonimo06082021

    vocês iludem-se pelas temperaturas que são mostradas na televisão.

    Então porque?
  7.  # 7

    @Callinas,
    Obviamente regras, até que o PRH com água gelada vai criar condensados no chão, o objectivo era apenas utilizar a agua gelada nos ventiloconvectores.
    Com as devidas regras "programadas" na gestão do sistema e no utilizado, a pista de agua condensada no chão não se verifica.
  8.  # 8

    Colocado por: callinasO problema do PRH é que o prh é um sistema de climatização caro, Que deve ser instalado por quem sabe e não por curiosos. Sendo instalado por curiosos, até funciona, mas longe da eficiência devida, pelo que a longo prazo decepciona.
    Sendo na Maia, o clima é ameno, e deduzo que tenha passado verão com uma ventoinha e inverno com alguns aquecedores, e lá foi passando, certo?!
    Por aqui estão menos 1 graus, por aí devem estar uns 6 graus.
    Tirando a parte de baixo em cima tem isolamento?
    Como são as caixilharias e vidros?


    Obrigado pela ajuda.
    Hoje quando acordei estavam 4 graus. Também já é fresquinho xP
    A nível de isolamento penso que na reconstrução o anterior proprietário pensou nisso. Por exemplo todas as caixilharias colocou em pvc com vidro duplo. Na parte de cima por dentro das janelas colocou portadas de madeira em vez de as típicas persianas... o telhado do sótão é em vigas e tijolo e esferovite por baixo das telhas de barro.

    Em relação ao isolamento do andar de baixo não quero alterar ou tapar a pedra .

    O acesso ao sótão para a manutenção dos ventiloconvectores é relativamente fácil e acessivel .

    Entretanto se algum instalador ou se conhecerem algum por estas bandas por favor manifestem.
    Não me queria aventurar a colocar isto por mim. Já conclui que há coisas que tem de ser feitas por quem tem experiência.
  9.  # 9

    Existem mais hipóteses além das que menciona no entanto obrigatoriamente tem que ser aferido no local por alguém com capacidade técnica.
  10.  # 10

    Colocado por: jorgealvesExistem mais hipóteses além das que menciona no entanto obrigatoriamente tem que ser aferido no local por alguém com capacidade técnica.


    Bom dia jorgealves
    Antes de ontem enviei-lhe um email. Não sei se teve oportunidade de ver ou se por ventura o endereço possa estar errado.
    Confirme por favor. O jorgealves é da zona sul?

    Obrigado
 
0.0129 seg. NEW