Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Cumprimentos a todos,
    Tenho uma moradia no norte onde neste momento as minimas variam entre -1 e 5°. Dentro casa a temperatura varia entre 9 e os 11°. A casa tem 20anos , janelas em aluminio com vidro duplo e parede dupla . Para aquecimento tenho lareira com aproveitamento do calor para os radiadores. Mesmo com este sistema a casa mantem se fria pois é muito trabalhoso conseguir manter aquilo ligado .Gasta muita lenha e alguém tem de estar constantemente abastecer. Só preciso de aquecer, pois no verão é agradável. Estou a pensar colocar ar condicionado ou alguem aconselha outro tipo de sistema ou alteraçao ao existente de forma a tornar-se se autônomo e constante .
  2.  # 2

    Se já tem um sistema de aquecimento central e não pretende arrefecer no verão, poderá não fazer sentido instalar ar condicionado.
    Tem mais lógica alterar a fonte de calor. O melhor até será adicionar uma fonte de calor à que já tem, de maneira a que nos dias que acender a lareira aproveitar a energia dessa fonte.


    Do que descreve, poderia adicionar uma caldeira a pellets ou uma caldeira a gás(se a sua casa tiver gás natural). Há também opção de bomba de calor de alta temperatura.

    Mas antes de tudo, se o aquecimento central que tem agora não é suficiente para aquecer algo está mal.
  3.  # 3

    Não tenho gás natural. E consigo manter o que tenho e acrescentar nova fonte de calor utilizando as duas? O meu receio é meter-me neste tipo de soluções e depois não ter efeitos reais. Pois uma caldeira ou bomba de calor poderam custar tanto como um sistema de ac.
  4.  # 4

    Com parede dupla e fica assim tão fria, terá isolamento a meio ? A minha casa tem paredes piores e uma área grande, mas com os radiadores do recuperador até se aguenta, lenha, gás ou electricidade tem sempre que gastar algo. Ou então investir em isolar melhor a casa pelo exterior.
  5.  # 5

    A casa deve estar mal isolada e não tem claramente janelas a sul...dois defeitos mortais.
  6.  # 6

    Colocado por: FEELINGNão tenho gás natural. E consigo manter o que tenho e acrescentar nova fonte de calor utilizando as duas? O meu receio é meter-me neste tipo de soluções e depois não ter efeitos reais. Pois uma caldeira ou bomba de calor poderam custar tanto como um sistema de ac.


    Não tendo gás natural apontaria para uma máquina de pellets, elas têm um silo e tem que ir carregando o silo. De resto, o funcionamento é automático e programável. Também tem que limpar as cinzas, mas produz muito menos cinza do que a lenha.
    Pode utilizar várias fontes de calor adicionando um reservatório, se é que já não tem um que tenha essa funcionalidade.
    Quanto ao AC, é uma opção válida mas se não pretende arrefecimento... Se fosse eu aproveitar ia a instalação que já tem de aquecimento central
  7.  # 7

    As minhas desculpas ao FEELING, mas numa busca pelo forum acerca da possibilidade de integrar recuperador a lenha hidro com caldeira de condensação a gás natural, deparei-me com este tópico....

    Tinha duvidas acerca dessa possibilidade, mas segundo o LrLisboa é possivel, contudo, ainda tenho algumas questões que gostava esclarecer:

    1 - É necessário algum sistema de "segurança" do tipo depósito de inércia ?
    2 - No caso de não acender o recuperador, e estando só a funcionar a caldeira a gás, a agua quente não vai passar pela caldeira do recuperador, perdendo assim eficiência ? Como se evita que isso aconteça?

    Obrigado desde já, pela v/ colaboração !
  8.  # 8

    Boas Ricardo,
    Eu não sou técnico. Só o disse porque profissionais da área já disseram aqui no fórum, pode usar a ferramenta de pesquisa.
    Pelo que sei pode integrar fontes de calor, provavelmente haverá uma unidade ou o próprio depósito de inércia fará a gestão. Entendidos dirão ao certo.
  9.  # 9

    Uma melhoria barata e com resultados imediatos , será a aplicação de isolamento térmico sobre o tecto das zonas habitáveis.
    Como é constituída a cobertura?
  10.  # 10

    Colocado por: Ricardo Francointegrar recuperador a lenha
    sempre que exista lenha pelo meio tem que existir um deposito de inercia,pois pode interligar as fontes que quiser seja directas ao deposito ou directas á instalação.

    obviamente que tem que existir algum cuidado e controle para evitar de trabalharem ambas em simultâneo.
  11.  # 11

    Colocado por: Ricardo Franco2 - No caso de não acender o recuperador, e estando só a funcionar a caldeira a gás, a agua quente não vai passar pela caldeira do recuperador, perdendo assim eficiência ?
    são circuitos separados.
  12.  # 12

    A cobertura é em placa tradicional de cimento.
 
0.0145 seg. NEW