Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    A cerca de 6 meses fui eleito administrador do meu Condomínio em conjunto com outro vizinho, decidimos entre todos contractar uma empresa de administração de condominios e que fornecesse igualmente serviço de limpeza e foi isso que fizemos, pedimos vários orçamentos e dado o optimo preço apresentado seleccionamos uma empresa. Acontece que ao inicio e na apresentação dos serviços tudo parecia que ia correr impecavelmente, no entanto com o passar do tempo verificamos que alguns pontos apresentados na proposta não eram cumpridos e continuam a não ser apesar de insistencia e avisos contantes, que à partida ficamos convictos que vão ser resolvidos mas que depois na prática nada acontece.

    Não fizemos nenhum tipo de contracto escrito mas em reunião de assembleia ficou decidido contractar os serviços por 2 anos, acontece que neste momento, dado que não estamos contentes com os serviços, ponderamos contractar uma outra empresa.

    A minha duvida é, o que tenho legalmente de fazer para distituir esta empresa da Administração do Condomínio ?


    Grato desde já pela ajuda.
    Varandas
    Concordam com este comentário: ddsb
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ddsb
  2.  # 2

    Caro Varandas,

    vá ao site desse empresa contratada e veja lá a informação dada por eles.
    Eu nao tenho acesso a ela, é só para quem está registado.
  3.  # 3

    Caro luisvv, quem não deve não teme, como diz elegante seria essa empresa cumprir aquilo que prometeu a todos os condominos em assembleia. Acho importante falar em nomes para o bem e para o mal pois irá ajudar outros a tomar uma melhor decisão na hora de escolher, penso que é para isso que servem também os foruns certo ? talvez se este post existisse na altura que fizemos a nossa pesquisa não estaria neste momento com os problemas que tenho para resolver no nosso condominio.


    Grato
    Varandas
    Concordam com este comentário: ddsb
  4.  # 4

    Caro Varandas,

    Tambem já estive numa situação em que a unica solução foi prescindir dos serviços de uma empresa de gestão.
    E em boa hora o fizemos.
    Mas nao contratamos outra, fazemos nós a gestão do condominio, que ja nao aumentam as quotas a 4 anos e conseguiu-se um bom pé de meia para efectuar as obras que ha muito necessitavam de ser efectuadas.
    Poderia me alongar a enumerar as situaçoes que deixaram todos os condominos insatisfeitos, mas seria quase um testamento.

    So lhe desejo sorte e aconselho a munir de documentação que faça prova do vosso descontentamento, bem como das promessas efectuadas pela empresa.
  5.  # 5

    Colocado por: varandas quem não deve não teme, como diz elegante seria essa empresa cumprir aquilo que prometeu a todos os condominos em assembleia. Acho importante falar em nomes para o bem e para o mal pois irá ajudar outros a tomar uma melhor decisão na hora de escolher, penso que é para isso que servem também os foruns certo ?


    A elegância, fui eu que a sugeri. De qualquer forma,essa história do quem não deve não teme é óptima se o varandas estiver a falar na presença de alguém que se possa defender, o que não é o caso presente.

    A sua dúvida não é mais bem esclarecida por mencionar o nome da empresa, nem isso tem relevância para a questão que colocou.

    Os problemas ou eventuais deficiências do serviço prestado também não são resolvidos aqui, sendo seguramente melhor resolvê-los cara a cara com alguém da empresa, ou até através de uma reclamação formal, se for o caso.

    Portanto, é razoável deduzir que o seu objectivo principal não é resolver o seu problema, mas antes denegrir a empresa.
  6.  # 6

    Caro luisvv, como Administrador residente penso que deve fazer tudo para que as coisas corram bem e não existam problemas no condominio e foi isso que nós, Administração Residente, fizemos antes de pensar em exenorar quem quer que seja. A empresa foi alertada varias vezes pessoalmente, por telefone inumeras vezes e igualmente por escrito tanto pela administração residente como por alguns condominos mais sensiveis a estas questões, os condominos posso dizer-lhe que nem resposta receberam, e às solicitações da Administração residente foi dito que os problemas iriam ser resolvidos mas na prática passados dias nada acontecia no prazo indicado. Tal como disse anteriormente, não indo de contra as regras do forum acho que se devem chamar as entidades pelos nomes pois irá ajudar quem no futuro assumir esta tarefa. De certo que quando pensa adquirar um carro/serviço ou outro acha simpático pesquisar opiniões de quem já tem alguma experiência na sua utilização, depois cabe-lhe a si decidir!
  7.  # 7

    Colocado por: varandasCaro luisvv, como Administrador residente penso que deve fazer tudo para que as coisas corram bem e não existam problemas no condominio e foi isso que nós, Administração Residente, fizemos antes de pensar em exenorar quem quer que seja. A empresa foi alertada varias vezes pessoalmente, por telefone inumeras vezes e igualmente por escrito tanto pela administração residente como por alguns condominos mais sensiveis a estas questões, os condominos posso dizer-lhe que nem resposta receberam, e às solicitações da Administração residente foi dito que os problemas iriam ser resolvidos mas na prática passados dias nada acontecia no prazo indicado.


    Caro varandas: esses pormenores são para mim irrelevantes e não contrariam o que disse. Os problemas que descreve, maiores ou menores, devem ser resolvidos entre condomínio e empresa.

    Tal como disse anteriormente, não indo de contra as regras do forum acho que se devem chamar as entidades pelos nomes pois irá ajudar quem no futuro assumir esta tarefa. De certo que quando pensa adquirar um carro/serviço ou outro acha simpático pesquisar opiniões de quem já tem alguma experiência na sua utilização, depois cabe-lhe a si decidir!


    Se não percebe, nada a fazer.
  8.  # 8

    A VIDACOMUM Alverca vem prestar os seguintes esclarecimentos:

    1º É totalmente falso que tenhamos assumido a Administração do Condomínio do Sr.Varandas há 6 meses, pois a nossa eleição foi efectivada, através de Assembleia para o efeito, em 20 de Abril de 2010;
    2º Paralelamente aos nossos serviços de Administração, o Condomínio do Sr. Varandas optou também pelos serviços de limpeza que iniciaram em 26 de Abril de 2010;
    2º O Condomínio do Sr. Varandas manteve-se sem limpeza durante aproximadamente 3 anos;
    3º Ao final da primeira semana de limpeza, o Sr. Varandas já reclamava sugerindo que que os efeitos de limpeza já deviam manifestar a qualidade que só se obtem, num prédio com aquelas características, com a continuidade dos trabalhos;
    4º Ao contrário do que estava estabelecido - duas vezes por semana - a Vidacomum por iniciativa chegou a deslocar pessoal para o prédio do Sr. Varandas 3/4 vezes por semana, com o objectivo de repor o mais rapidamente possível os nossos parâmetros de qualidade;
    5º Pelo histórico de contactos com o Sr. David (única pessoa a reclamar directamente e vivamente), concluimos que estaríamos ao serviço daquele Senhor e não do prédio;
    6º Todas as funções a que estamos incumbidos, inclusivé, a exigência da reparação de defeitos ao abrigo da Garantia de Construção têm sido trabalhados com resultados visíveis e demonstráveis;

    Face ao exposto, é certo que estamos perante uma questão pessoal e não profissional, pelo que a utilização abusiva do nome da nossa Empresa (sem nosso consentimento) põe em causa o nosso bom nome que deverá ser reposto através da competente Acção Judicial por danos patrimoniais e de tentativa de difamação.

    Lamentavelmente, somos a utilizar este fórum pela primeira vez para este efeito, cujo o objectivo do mesmo com certeza se pauta pela pedagogia entre membros e por regras de boa educação.
    Aos moderadores deste fórum e a todos os membros, apresentamos desde já as nossas desculpas por esta utilização, certos que iremos futuramente contribuir com o conhecimento que dispomos no esclarecimento de todas as questões inerentes à Propriedade Horizontal.

    O nosso agradecimento,
    Pedro Rodrigues
    Gestão Geral de Clientes Lisboa Norte
  9.  # 9

    Boas

    Independentemente da questão central, há aqui outra com que não posso concordar:

    3º Ao final da primeira semana de limpeza, o Sr. Varandas já reclamava sugerindo que que os efeitos de limpeza já deviam manifestar a qualidade que só se obtem, num prédio com aquelas características, com a continuidade dos trabalhos;

    Parece-me fraca desculpa.

    E vejo (como seria de esperar) algumas contradições:

    varandas disse:

    A empresa foi alertada varias vezes pessoalmente, por telefone inumeras vezes e igualmente por escrito tanto pela administração residente como por alguns condominos


    pedror disse:

    5º Pelo histórico de contactos com o Sr. David (única pessoa a reclamar directamente e vivamente), concluimos que estaríamos ao serviço daquele Senhor e não do prédio;


    Para além da (aparente?) contradição, se o varandas é administrador do condomínio, tem toda a legitimidade para protestar sem que isso seja encarado como uma questão pessoal. É a função dele enquanto administrador.

    cumps
    José Cardoso
    Concordam com este comentário: ddsb
  10.  # 10

    Colocado por: pedrorA VIDACOMUM Alverca vem prestar os seguintes esclarecimentos:

    1º É totalmente falso que tenhamos assumido a Administração do Condomínio do Sr.Varandas há 6 meses, pois a nossa eleição foi efectivada, através de Assembleia para o efeito, em 20 de Abril de 2010;


    Se o sr Pedro verificar bem em nenhum sitio é indicado que os vossos serviços iniciaram à 6 meses! Aconselho uma leitura tenta antes de escrever os seus posts.

    Colocado por: pedror
    3º Ao final da primeira semana de limpeza, o Sr. Varandas já reclamava sugerindo que que os efeitos de limpeza já deviam manifestar a qualidade que só se obtem, num prédio com aquelas características, com a continuidade dos trabalhos;


    Não foi passado uma semana foram passados 15 dias e não foram reclamações, foram pedidos de esclarecimentos que é normal serem efectuados por quem paga um serviço e o pretente bem feito.


    Colocado por: pedror
    5º Pelo histórico de contactos com o Sr. David (única pessoa a reclamar directamente e vivamente), concluimos que estaríamos ao serviço daquele Senhor e não do prédio


    Os condominos mandataram-nos para efectuar este trabalho de acompanhamento embora o sr Pedro tenha recebido emails de condominos por exemplo com queixas de lampadas nos pisos por mudar à 3 meses ao qual não deu qualquer resposta pelo menos até à bem pouco tempo.

    Colocado por: pedror
    6º Todas as funções a que estamos incumbidos, inclusivé, a exigência da reparação de defeitos ao abrigo da Garantia de Construção têm sido trabalhados com resultados visíveis e demonstráveis;


    Como nós gostariamos que isto fosse verdade, pois as nossas chamadas de atenção sempre foram no sentido de manter o serviço, sugira ao sr Pedro que pensasse bem antes de escrever pois em Assembleia todos ouvimos a vossa proposta e todos estão a par dos pontos da proposta que infelizmente após alertas e mais alertas na tentativa de chegar a bom porto não foram cumpridas.

    O nosso condominio está e sempre estará alerta para incomprimento de contracto com qualquer empresa prestadora de serviços pois iremos defender os nosso direitos afincadamente, não pactuaremos com tentativas de incumprimento do previamente comunicado aos condóminos.


    cumprimentos,
    Varandas
  11.  # 11

    Boa tarde,

    Após comunicada a exoneração por carta registada com copia da acta no dia 8 de Julho a empresa em questão não respondeu ao condominio até à presente data. A empresa de administração de condominio recusou-se verbalmente a apresentar contas à nova administração e a entregar toda e reteve toda a documentação, caderneta bancária e valores de cotas do condominio que não foram depositadas na conta do condominio mesmo após varias insistências da parte da nova Administração e que está a colocar o condominio numa situação complicada.

    Ontem fomos à sede da empresa solicitar o livro de reclamações e foi-nos indicado pelo gestor de clientes da empresa que as empresas de administração de condominios não é obrigada a ter livro de reclamação algo que me deixou indignado, isto é mesmo verdade ? as empresas de administração de condominios não são obrigadas a ter livro de reclamações ?

    Obrigado

    cumprimentos
    Varandas
  12.  # 12

    Sr Varandas,
    Aconselho-o a consultar o Decreto-Lei n.º 371/2007 de 6 de Novembro que estipula a obrigatoriedade a "todos os fornecedores de bens ou prestadores de serviços de possuírem e disponibilizarem o livro de reclamações. São pressupostos desta obrigação
    a existência de um estabelecimento físico, fixo ou permanente, o contacto directo com o público e o fornecimento de um bem ou a prestação de um serviço."

    Portanto, da próxima vez que visitar essa empresa, faça-o acompanhado de um agente da autoridade e solicite de novo o livro de reclamações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: varandas
  13.  # 13

    Além dos que vendam bens ou serviços ao público, são obrigados a possuir livro de reclamações:

    -serviços e organismos da Administração Pública;
    -empreendimentos turísticos (hotéis, apartamentos turísticos, pousadas e estalagens);
    -estabelecimentos de restauração e bebidas (restaurantes, cafés, bares, snack-bares);
    -agências de viagens;
    -salas de jogo de Bingo;
    -empresas de animação turística;
    -recintos com diversões aquáticas;
    -unidades privadas de saúde;
    -centros de inspecção automóvel;
    -escolas de condução;
    -centros de exames de condução;
    -estabelecimentos de apoio social (lares de idosos, por exemplo);
    -serviços de apoio domiciliário;
    -agências de mediação imobiliária;
    -agências funerárias.

    Minuta de denúncia de recusa do livro de reclamações:
    http://www.deco.proteste.pt/actividades-de-tempos-livres-atl/denuncia-de-recusa-do-livro-de-reclamacoes-s397661.htm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: varandas
  14.  # 14

    Ok, muito obrigado pela rápida resposta e pelos esclarecimentos!

    cumprimentos,
    Varandas
  15.  # 15

    Boa noite,

    Pretendo convocar uma assembleia de condominos para forçar a minha actual administração a apresentar contas coisa que já não faz desde 2007.

    O que é que deve constar nessa convocatória? Qual o artigo que devo mencionar?

    Somos 15 condóminos e já falei com 9 e todos eles querem a reunião, até porque queremos mandar a empresa embora e ficar-mos nós a gerir.

    Agradeço desde já uma vossa resposta.

    Muito obrigada.
  16.  # 16

    Pessoal,

    em se tratando de gestão de condomínio, no meu prédio também optamos em não contratar uma empresa administradora, e então eu criei um sistema informatizado para gestão e está tudo dando certo desde Janeiro/2010.

    O portal para sustentação da ferramenta é www.siscac.com, onde é possível obter a cópia grátis do programa e ainda acessar as video-aulas contendo instruções desde a instalação até a geração de diversas impressões, etc.

    Enfim, o sisCAC propõe tornar-se uma ferramenta completa a partir das colaborações dos usuários, ao manifestarem suas idéias e necessidades para implementações de recursos.


    Sucesso a todos!
  17.  # 17

    Aproveitando este tópico, exponho o seguinte:
    Faço parte de um condomínio com 45 frações, e devido ao mau serviço prestado pela empresa gestora do condomínio, pensamos em juntar-nos e destituir a actual a dministração para se fazer a administração entre proprietários.
    O problema é que mais de metade das frações são utilizadas em tempo de férias e tal como eu terão uma morada diferente para receber correspondência relativa ao imóvel. Uma vez que será necessário reunir 25% da permilagem estamos a ter dificuldade em convocar o n.º de condóminos suficientes para marcar uma assembleia geral extradionária e de depois também será necessário enviar uma cópia da acta a realizar dessa assembleia para os condóminos que não comparecerem.
    Já solicitei as moradas dos vizinhos à actual administração com a desculpa de que necessitava de dar-lhes conhecimento do desejo de fazer uma pequena alteração à minha fachada, ao que eles me responderam o que poderiam fazer por mim.~
    Perante o exposto solicito ideias para obter as moradas fiscais dos proprietários das fracões!
    Cumprimentos
  18.  # 18

    Colocado por: Kazuza148
    Perante o exposto solicito ideias para obter as moradas fiscais dos proprietários das fracões!
    Cumprimentos


    Terão que desembolsar algum dinheiro, para junto da Conservatória do Registo Predial, solicitarem uma fotocópia não certificada de cada fracção, onde constará a morada de cada proprietário.
    Cada fotocópia custará cerca € 1,50.
  19.  # 19

    Colocado por: size

    Terão que desembolsar algum dinheiro, para junto da Conservatória do Registo Predial, solicitarem uma fotocópia não certificada de cada fracção, onde constará a morada de cada proprietário.
    Cada fotocópia custará cerca € 1,50.

    Obrigado
 
0.0207 seg. NEW