Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Nos últimos dias apareceram umas manchas, que é possível ver na foto em anexo, por cima da janela do quarto(suite). Numa das fotos dá para ver que passei o dedo e aquilo era uma espécie de pó. Limpei com lixivia e ficou bem.

    Do que já estive a ler por aqui e visto isto ter acontecido numa altura em que não chove algum tempo penso ser humidade por condensação.

    Desconfio que seja porque este inverno coloquei um aquecedor a óleo que durante as horas de vazio, das 22:00 às 8:00, mantêm a temperatura do quarto sempre a 18C o que em conjunto com a alta humidade do quarto (sempre à volta dos 75%) mais as baixas temperaturas exteriores (4C a 5C, zona do Porto) tenha resultado nisto. Normalmente costumo abrir a janela um bocadinho mas não o faço todos os dias.

    Precisava da vossa ajuda para perceber se pelas imagens vos parece humidade por condensação tendo então que resolver o problema da humidade ou se pode ser infiltração.

    Se for humidade, que valores deveria tentar manter? No resto das divisões da casa onde não há produção de vapor de água, como por exemplo banhos, os valores rondam os 55% a 60%.

    Há algum tempo que temos andado a pensar em colocar AC mas vamos adiando pelo investimento inicial no entanto li que acaba por ajudar na questão da humidade, podia ser uma desculpa para avançarmos com esse investimento.

    Se formos para a colocação de um desumidificador na casa de banho que capacidade aconselham para não ter que o despejar todos os dias?
  2.  # 2

    Não há foto, tente adicionar de novo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: metRo_
  3.  # 3

    Acho que agora vai.
      IMG_20200108_080235.jpg
      IMG_20200108_081011.jpg
      IMG_20200108_080104.jpg
  4.  # 4

    Esses valores de HR até não estão mal. Deve manter uma humidade entre 50% e 70%.
    Provavelmente o higrómetro que usa para as medições nao é muito preciso. Experimente com outro.

    Eu tenho um problema parecido com o seu, mas no meu caso a humidade sobe para valores próximos dos 90%
    Nestes dias de chuva/nevoeiro tenho que ligar um desumidificador durante algumas horas para baixar a HR para valores mais aceitáveis.
  5.  # 5

    Colocado por: metRo_Se formos para a colocação de um desumidificador na casa de banho que capacidade aconselham para não ter que o despejar todos os dias?



    Eu uso um trotec TTK 54E que tem um deposito de 3l. Se o usar exclusivamente no WC durante os banhos (2 pessoas) enche em 4 ou 5 dias.
  6.  # 6

    Colocado por: o_inclivelEsses valores de HR até não estão mal. Deve manter uma humidade entre 50% e 70%.
    Provavelmente o higrómetro que usa para as medições nao é muito preciso. Experimente com outro.

    Eu tenho um problema parecido com o seu, mas no meu caso a humidade sobe para valores próximos dos 90%
    Nestes dias de chuva/nevoeiro tenho que ligar um desumidificador durante algumas horas para baixar a HR para valores mais aceitáveis.


    Em anexo tem os registos dos ultimos dias, hoje como detectei o problema, deixei a porta do quarto aberto assim como a janela para o ar circular por toda a casa, normalmente fica fechado.
      Untitled.png
  7.  # 7

    Conseguem me indicar se pela fotografia isto poderia ser infiltração?
    • zed
    • 17 janeiro 2020

     # 8

    Parece ser condensação. A tinta não tem mais nada além do tal pó do fungo? (empolas ou isso)

    Não vê gotículas de água de manhã nessa
    zona da parede? Já morei num apartamento que tinha uma ponte térmica nessa zona devido a vigas, se tiver acesso a um termómetro de infravermelhos aponte para aí a ver se não está uns graus abaixo do resto da parede.

    O fungo desenvolve a partir de 60% de HR mas é de desenvolvimento lento, se ventilar diariamente por forma a baixar a HR ele não desenvolve mesmo que depois a HR volte a subir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: metRo_, casinhaDaAvo
  8.  # 9

    Colocado por: zed
    O fungo desenvolve a partir de 60% de HR mas é de desenvolvimento lento, se ventilar diariamente por forma a baixar a HR ele não desenvolve mesmo que depois a HR volte a subir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:casinhaDaAvo

    Interessante, não sabia que era assim.
    A humidade nas casas parece-me um tema interessante.
    O meu higrometro, do Aldi, não me parece muito fiável em certos valores...
    O higrometro dá 70%, o desumidificador dá 80% e tal... Que são os valores de humidade que dev rondar a casa.
    A partir desta semana vou testar tomar banho com a porta fechada, pois tenho tido bastante humidade durante esta semana...
  9.  # 10

    Ponha mais calor kkkkk
    Há pessoas q não percebem nada


    Você tem q usar desumificadir
    • zeto
    • 18 janeiro 2020

     # 11

    Boas, aproveito o tópico para a tirar uma duvida, hoje fiquei um pouco chocado ao ver este cenário, pois tenho muito bom isolamento na casa, com caixilharia vidro tripulo, tenho o aquecimento central ligado 24h, 22/23 graus, menos no quarto de dormir este está a 20graus, é engraçado que em todos os compartimentos, tivemos a ver nos roupeiros que a roupa está toda em perfeitas condições, no quarto onde dormimos aquele que está a 20 graus reparamos que no roupeiro muita roupa está neste estado, o que será?
      7DEA30BF-ADC2-4890-9DED-F27297142885.jpeg
  10.  # 12

    Mas se tem aquecimento não devi a aparecer ....
  11.  # 13

    Durante a noite produzimos e expiramos cerca de 1 a 2 litros de vapor de água..
  12.  # 14

    Mas pensava que o aquecimento reduzia esses fenómenos
  13.  # 15

    Colocado por: zetoBoas, aproveito o tópico para a tirar uma duvida, hoje fiquei um pouco chocado ao ver este cenário, pois tenho muito bom isolamento na casa, com caixilharia vidro tripulo, tenho o aquecimento central ligado 24h, 22/23 graus, menos no quarto de dormir este está a 20graus, é engraçado que em todos os compartimentos, tivemos a ver nos roupeiros que a roupa está toda em perfeitas condições, no quarto onde dormimos aquele que está a 20 graus reparamos que no roupeiro muita roupa está neste estado, o que será?
      7DEA30BF-ADC2-4890-9DED-F27297142885.jpeg


    também tenho tido esse problema e a nossa casa não é assim tão isolada quanto isso. de qualquer forma a humidade não desaparece com o aquecimento.

    o problema é que tem havido muitos dias seguidos com humidade exterior nos 90%, mesmo abrindo janelas torna-se difícil baixar a humidade dentro de casa nesses dias. temos um desumidificador mas provavelmente vamos ter que arranjar mais um.

    curioso é o tipo de superfícies onde têm aparecido essas manchas. mochilas, lancheiras, um ou outro casaco impermeável... não sei se terá a ver com o tipo de material que atrai mais humidade ou se terá outro motivo.
    • zeto
    • 18 janeiro 2020 editado

     # 16

    Colocado por: zinnaMas se tem aquecimento não devi a aparecer ....


    Colocado por: zinnaMas pensava que o aquecimento reduzia esses fenómenos



    Colocado por: zinnaDurante a noite produzimos e expiramos cerca de 1 a 2 litros de vapor de água..


    Então deve estar tudo dito,como não tenho o aqc. ligado no quarto,dormimos sempre com a janela fechada, e ainda o que nós produzimos e expiramos por noite deve ser isso, visto que é só nesse quarto não aquecido que aparece esse bolor??
  14.  # 17

    E o que acham disto?o senhorio diz que a casa nao tem humidade...pintem estas divisoes em setembro(4meses)
    Ate lesmas andam na parede
    A agua escorre das janelas
      20200118_191739.jpg
  15.  # 18

    Está a brincar?!
    E é o quarto de crianças?
  16.  # 19

    Pois na realidade era,estamos a 2 anos a dormir na sala...estou aqui a 7 anos o contrato nao esta nas financas e desde sempre quiz que passemos os 500€em dinheiro
      20200118_001307.jpg
  17.  # 20

    Conseguem mudar de casa?
 
0.0195 seg. NEW