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  1.  # 1

    Boas,
    agora que compramos carro novo, o velhinho astra G ficou para a esposa e, embora conversemos em comprar carro novo (bem, semi-novo) para ela, o certo é que para as pequenas voltas que ela dá parece estúpido... Se fizermos viagens grandes, fins de semana fora, etc, levamos o Skoda Superb, onde cabe tudo e mais alguma coisa. O Astra já tem quase 19 anos e 370.000 Km mas o certo é que pega sempre à primeira, não consome óleo, e está convertido a GPL, pelo que é super económico. A mecânica também é simples e tenho feito eu quase todas as reparações, excepto distribuição e pouco mais. Por isso acho que gostava de o manter até "morrer", mas o facto é que está feio... é azul escuro e está cheio de pequenos riscos, os pára-choques já viram melhores dias (mas estão inteiros) e algumas peças tem a pintura baça e plásticos descolorados. Estava a considerar dar-lhe uma sessão à la "pimp my ride" mas versão soft, sem "azeiteirice" (o chamado tuning). Basicamente pintar todo (num azul mais moderno como os que se vêem nos pequenos SUVs da renault ou peugeot) eventualmente com molduras das janelas a preto, alguns toques de cromado e os plásticos exteriores também pintados /(em azul ou preto). Depois substituir algumas peças interiores que se foram partindo ou estão gastas (porta luvas, interior das portas da frente), trocar o rádio por um touch-screen com navegação e câmara traseira e reparar o AC, cuja bobine morreu recentemente e, eventualmente, nova embraiagem, que ainda é a original.

    Alguém tem ideia do preço que possa ficar pintar o carro? Alguém conhece, na zona de Coimbra, quem faça o trabalho sem "esfolar"? Eu posso fazer grande parte da preparação/desmontar peças, etc.

    Acho que seria um bom projecto e boa maneira de manter uma máquina impecável que já fez uma distância quase igual a uma ida à lua!

    Também aceito as vossas críticas ;-)
    Cumprimentos e votos de um bom ano, que ainda não tinha cá vindo ao fórum desde 2019...
  2.  # 2

    Esses cromados e tal... já me cheira a azeitisse.
    Meta o carro numa loja/ oficina de detail que arranjam isso tudo sem grandes estragos financeiros.
  3.  # 3

    Não faça a asneira de meter um radio com NAV... arranje antes um que consiga fazer mirror link/ espelhar o Smartphone android e depois é usar o google maps ou o waze.
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasNão faça a asneira de meter um radio com NAV... arranje antes um que consiga fazer mirror link/ espelhar o Smartphone android e depois é usar o google maps ou o waze.


    Sim, era isso. Android com android auto.


    Colocado por: Pedro BarradasEsses cromados e tal... já me cheira a azeitisse.
    Meta o carro numa loja/ oficina de detail que arranjam isso tudo sem grandes estragos financeiros.


    Estava apenas a falar, por exemplo, de um friso na parte inferior das portas, ou o puxador da mala. O Passat, por exemplo, tem um friso desses e fica bem... Mas era uma questão de ver, claro. Também não gosto de ver um carro todo da mesma cor. O problema é que não conheço ninguém nesta zona e a preço de tabela vai ser uma pequena fortuna, o que já desmotiva...
    Ou então combino bem a coisa e levo o carro para perto de Braga, onde tenho um grande amigo de liceu que decidiu abandonar a Universidade para seguir a paixão pela mecânica (prepara carros para rallys e outra cenas) que pode ajudar com a mecânica e conhece quem faça a pintura, muito provavelmente a preço de amigo. Mas a logística complica-se j+a que temos a vida na zona de Coimbra.
  5.  # 5

    Já pensou recobrir em vinil em vez de pintar.
  6.  # 6

    Bom vinyl deve sair mais caro que pintar e não acredito que seja duradouro com o calor do verão e geadas no inverno...
  7.  # 7

    Gastar dinheiro numa coisa velha?

    400 na embraiagem, 500 na pintura, 300 no rádio, mais umas centenas na sucata e continua a ter um carro com tudo velho... num mês é um tubo de travão, no outro um fole que rebenta, no seguinte o motor da sofagem, e depois lá vem o vidro que volta e meia desce mas nao sobe, a porcaria do vento que se ouve na borracha ressequida... blhac...

    Carro velhobem basta ter de reparar o que vai aparecendo... fazer alterações é mandar dinheiro fora, no dia seguinte cansa-se ou aparece um negócio qualquer e nao ha retorno nenhum... ou batem-lhe no carro e o seguro da-lhe 500euros para ir buscar um equivalente.
    Concordam com este comentário: aacc
  8.  # 8

    Colocado por: GT_racingGastar dinheiro numa coisa velha?

    400 na embraiagem, 500 na pintura, 300 no rádio, mais umas centenas na sucata e continua a ter um carro com tudo velho... num mês é um tubo de travão, no outro um fole que rebenta, no seguinte o motor da sofagem, e depois lá vem o vidro que volta e meia desce mas nao sobe, a porcaria do vento que se ouve na borracha ressequida... blhac...

    Carro velhobem basta ter de reparar o que vai aparecendo... fazer alterações é mandar dinheiro fora, no dia seguinte cansa-se ou aparece um negócio qualquer e nao ha retorno nenhum... ou batem-lhe no carro e o seguro da-lhe 500euros para ir buscar um equivalente.


    Discordo :)

    Se o carro cumpre a função sem grandes gastos há que manter. E se quiser manter o aspecto porque não pintar? As reparações e peças nesses carros antigos não são caras.
  9.  # 9

    faz lembrar uma carrinha que tive no passado "datsun 120 y" maquina de guerra e k apos um pequeno acidente morreu com 418000km e ainda tinha tudo de origem inclusive a embraiagem mas n realidade n compensava o arranjo com muita pena minha.
  10.  # 10

    Colocado por: dedao

    Discordo :)

    Se o carro cumpre a função sem grandes gastos há que manter. E se quiser manter o aspecto porque não pintar? As reparações e peças nesses carros antigos não são caras.


    A ideia é um bocado essa... O carro no geral está bom, as peças são abundantes e baratas, mesmo novas, e como percebo bastante de mecânica faço grande parte dos arranjos. E ainda estou para ver um diesel que seja mais económico, aos preços a que está o gasóleo. Se gastar 1000€ com ele e durar mais 4-5 anos não vejo como seja perder dinheiro. Se comprar um semi-novo agora, quanto é que desvalorizou ao fim de 5 anos? Certamente mais do que 1000€ ao ano!
    Se só custar 500€ para repintar o carro todo vale a pena (mas onde??). Um Kit de embraiagem luk ou Sachs não chega a 100€ e um mecânico que se preze não demora um dia inteiro a fazer o trabalho.

    O rádio, tinha pensado em algo mais para os 150€-170€, só para fazer uma pequena actualização tecnológica. As peças de interior que precisam de ser trocadas são baratas nas sucatas.
    • eu
    • 26 janeiro 2020 editado

     # 11

    Colocado por: pcspinheiroastra G

    Tive um que comprei em 98 e deixou saudades.
  11.  # 12

    Avance homem.

    A mim bateram me no clio 2 1.9d, ja nao tinha pintura de jeito, e o seguro deu-me 2000euros mais o salvado que ainda rendeu 500...

    Olha se tinha gasto 500 na pintura, valia o mesmo..

    O carro fazia 6l aos 100...

    Peguei em 10mil euros e o dinheiro do outro e fui buscar um que faz 4,5l, nunca lhe mexi numa unica peça a nao ser numas escovas em 3 anos...

    Pa os bancos são novos, o volante nao lhe falta nenhum bocado nem tem uma capa manhosa, os vidros abrem e sobem quando quero, desembacia em 2/3segundos o vidro e nao em 5minutos, nao faz barulhos esquisitos, se me baterem ainda recebo os 10mil euros que lá meti...

    Carros velhos são bons para quem nao anda neles...
    • DR1982
    • 26 janeiro 2020 editado

     # 13

    Investir em carros velhos so em carros com potencial de valorização, de outra forma investir em pinturas e tudo o que seja estética é so deitar dinheiro fora, uma velha cheia de plásticas continua a ser uma velha :)
    Ate compreendo que se vao fazendo alguns arranjos de baixo custo que sejam necessários ao bom funcionamento do carro, mas mesmos esses quando começam a ser recorrentes mais vale deitar logo o carro ao rio 😂
  12.  # 14

    Colocado por: GT_racingAvance homem


    Se conhecesse quem mo pintasse por 500€ 😁
  13.  # 15

    Colocado por: DR1982Investir em carros velhos so em carros com potencial de valorização, de outra forma investir em pinturas e tudo o que seja estética é so deitar dinheiro fora, uma velha cheia de plásticas continua a ser uma velha :)
    Ate compreendo que se vao fazendo alguns arranjos de baixo custo que sejam necessários ao bom funcionamento do carro, mas mesmos esses quando começam a ser recorrentes mais vale deitar logo o carro ao rio 😂


    Percebo essa lógica, mas comprando outro, assumindo que novo ou semi-novo, ao fim de apenas 1 ano já desvalorizou muito mais do que o que contava gastar em renovar este. Além de que é um hobby meu fazer as pequenas reparações, o que no Skoda ou outro carro moderno é impensável... E a verdade é que gosto do carro. Já me levou vezes sem conta para Bordéus, umas 4 ida e volta para Copenhaga... Tem história e bom registo de fiabilidade. Não quer dizer que não hajam avarias; já troquei pinças de travão, alternador, bomba da direção assistida, mas fiz sempre eu e custou sempre pouco. Mas com mais de 370.000km, acho que não é muito a pedir
    • eu
    • 26 janeiro 2020

     # 16

    Colocado por: DR1982Investir em carros velhos so em carros com potencial de valorização, de outra forma investir em pinturas e tudo o que seja estética é so deitar dinheiro fora


    Por outro lado, um carro novo desvaloriza todos os anos uma pipa de massa.
  14.  # 17

    Se acha que o restauro ainda é rentável e o investimento não for por aí além, sempre fica com um passa tempo. Um carro novo desvaloriza muito mais. Nem sabe quanto me dói ter mandado para a sucata um VW Passat de 88 que foi do meu pai 😭
  15.  # 18

    Não sei quanto é o "investimento" porque não consigo estimar o custo de pintar. Mas acho uma pena andar com um carro que continuo a achar bonito e que funciona bem só que já tem demasiadas marcas de "encontros" de estacionamento de supermercado, o capô embaciado por causa de uma má pintura em França e outras pequenas coisas estéticas. Podia pintar o capô e os pára-choques e polir o resto (que até faço eu na boa) mas há riscos demasiado profundos ou algumas pequenas amolgadelas... não ia ser o mesmo. A fazer, faz-se.

    Para mim a lógica com este carro é a mesma que com, por exemplo, o meu frigorífico e a minha máquina de lavar roupa, ambos de encastre: O primeiro precisa de nova ventoinha do sistema no-frost, que vai custar uns 50-60€ sendo eu a trocar, a máquina de lavar precisa de nova solenoide de entrada de água, outros 50-60€ pela peça, e uma pintura pois tem uns pontos de ferrugem fora isso funcionam bem. Se fosse a vender as máquinas usadas valiam tanto como as peças, mas comprar novas custava 10x isso! Não acredito em descartar coisas só porque tem idade, e não havendo avaria catastrófica porquê deitar fora? Apesar de agora o conduzir muito pouco gosto muito do Opel, mais do que o Superb em pequenas coisas, como os vidros que não abanam e fazem barulho quando meios abertos... 😡😡
  16.  # 19

    Pintar da mesma cor, o tipico banho, ronda 400-800€... dependendo se é num amador sem estufa, que trabalha com tintas, vernizes e pistolas mais baratas e que provavelmente vai deixar o carro com pontos e escorridos. Uma oficina normal com estufa vai levar ai 600euros, mais coisa menos coisa... sendo que nao desmontam nada, metem fita e jornais e dao o banho.

    Mudança de cor, é mais dificil estimar, depende das peças a desmontar, do preço da tinta... mas deve ir prai para uns 600euros no ze da esquina até uns mais normais 1000€ na tal oficina...
  17.  # 20

    GT_Racing,
    são valores com conhecimento ou é a adivinhar?
    Obg.
 
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