Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,
    necessito da vossa preciosa ajuda, pois gostaria de substituir a caldeira que tenho a gasóleo por uma bomba de calor.

    Neste momento, a caldeira serve para aqs e aquecimento central (com radiadores a água). Como apoio tenho 2 coletores solares e 1 depósito acumulador.
    Quero substituir a caldeira por uma bomba de calor, de forma a aproveitar o rendimento dos coletores solares e, também, a produção elétrica de alguns painéis fotovoltaicos.

    A moradia é recente, com capoto, bloco térmico, vidros duplos, boa exposição solar e fica situada a norte do distrito do Porto. A área a aquecer deverá andar entre os 70m2 e os 150m2 (a habitação tem uma área superior a 200m2, mas não se justifica mais que 150m2) e não pretendo "temperaturas de verão"... ;)

    - O que me podem aconselhar? Que tipo/marca/modelo de bomba de calor, sabendo que tenho espaço no exterior (abrigado) para a montar?
    - Que consumos em energia elétrica é que posso esperar (sabendo que depende muita do uso)?

    Agradeço, antecipadamente, a ajuda que me possam dar.
  2.  # 2

    pode colocar uma boa bomba de calor que garante uma alta eficiência por uma fracção do custo do gasóleo,

    existem diversas opções no mercado para esse fim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hugo Sá
  3.  # 3

    Colocado por: Anonimo06082021

    qual é a marca?


    É uma Baxi Gavina.
  4.  # 4

    Colocado por: jorgealvespode colocar uma boa bomba de calor que garante uma alta eficiência por uma fracção do custo do gasóleo,

    existem diversas opções no mercado para esse fim.


    Obrigado pela resposta. Pois o meu desejo é mesmo esse, deixar o gasóleo (por todos os motivos), mas sobretudo pelo valor gasto em gasóleo e também pelo contributo na redução de co2 emitido.

    Será que me pode aconselhar alguma em especial?
  5.  # 5

    O ideal seria ver quantidade de elementos de radiador que tem por divisão...
    Para então de seguida, lhe poderem informar do tipo de bomba de calor.
    Pois pode ter radiadores dimensionados para trabalhar com diferencial temp. Água acima dos 55 ou 60 graus, e aí nem todas as bombas calor vão satisfazer, ou algumas para o conseguirem, vão gastar demasiada energia
    • pjmpjm
    • 3 março 2021 editado

     # 6

    Boa noite.
    Vou aproveitar este tópico para não abrir um novo, uma vez que o tema é o mesmo.
    Pretendo substituir a caldeira a gasóleo da minha casa (para além do consumo exagerado, já tem 20 anos e já não funciona como antes), utilizada para aquecimento central e águas sanitárias..
    A casa é no concelho de Aveiro, logo temperaturas negativas são extremamente raras, mas a casa não tem grande isolamento nem grande exposição solar. E tem janelas bastante grandes.
    As divisões têm todas cerca de 15m2 e 8 a 10 elementos, a sala é que tem 40 m2 mas 2 pontos com 10 elementos cada.
    A bomba de calor é a melhor opção?
    Alguns vizinhos têm gás natural, portanto penso não serão necessárias grandes obras para fazer a ligação, não devendo assim ficar muito cara. Será esta opção mais rentável, mesmo a longo prazo? A DECO diz que sim, mas desconfio muito daqueles comparadores que não explicam absolutamente nada. Apenas lançam um resultado.
    Pelo que li, para aproveitar a instalação, teria de optar por uma bomba de calor de alta temperatura. Será que vale a pena investir em ventiloconvetores para usar uma caldeira de baixa temperatura ou os preços são tão altos que só teria algum retorno em 30 ou 40 anos?
    Aquecimentos a pellets devem ficar fora de questão, certo? Num dos tópicos aqui do fórum falam numa Thinktech com auto-limpeza
    Desculpem o chorrilho de perguntas, mas sinto-me completamente perdido
    Muito obrigado
 
0.0107 seg. NEW