Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Gostaria de pedir opinião sobre viver na Aroeira e trabalhar em Lisboa. Moramos atualmente em caxias mas pretendemos mudar para uma moradia mas aqui é proibitivo e temos 2 opções: compra de um terreno deste lado e construir ou comprar uma moradia na Aroeira nova e com tudo o que idealizamos numa casa. Preocupa me as acessibilidades, as ruas esburacadas e o trânsito tremendo da ponte sendo que trabalhamos em Lisboa. Alguém com dicas? Obrigada
  2.  # 2

    mora em caxias em apartamento?
  3.  # 3

    O apartamento não chega bem?
    Quanto mais tempo em deslocação e despesas em combustível e portagens vai ter?
    E em termos de serviços, escolas etc. Etc... É pior ou não?
  4.  # 4

    Sim, moramos em apartamento. Em termos de escolas vimos duas opções junto à Aroeira que nos parecem muito boas. O tema prende se com a vontade de ter uma moradia. Algo que deste lado se verificou impossível. De facto, a moradia que nos apresentaram do outro lado é um sonho com tudo o que podíamos desejar, mas o meu receio e como nunca vivi do outro lado é que o sonho se transforme em pesadelo. Daí estar a pedir conselhos a quem o fez e a quem vive nas redondezas e tem de trabalhar em Lisboa. Quer em termos de opções de transporte, quer em termos de carro e custos
  5.  # 5

    Moradia, para mim, só para destino de fds/ férias... em Lx, acho muito mais pratico viver em apartamento, e quanto mais facil o acesso ao trabalho, melhor. Et endo filhos, há que pensar que eles crescem, depois vem a universidade, e não sendo muito adepto de cada um ter logo carro próprio, o acesso a tudo e aos transportes publicos, é na minha opinião mais simples.
    ainda por cima, se éstá em caxias, esta numa zona "premium".... com acesso a espaços de lazer e estar logo ali, do lado Norte da margem do tejo...
    • zed
    • 26 fevereiro 2020 editado

     # 6

    • JotaP
    • 26 fevereiro 2020

     # 7

    Veja o link acima. Ha malta em Azeitão, que se mete em Lisboa como se morasse no Terreiro do Paço :D
  6.  # 8

    Eu fiz a transição do centro de Lisboa (Alameda) para a Aroeira em 2019, estou lá a viver à cerca de um ano.

    Estou extremamente contente com a transição, levo 15 minutos a pé para chegar à praia da Fonte da Telha, a paisagem protegida da Arriba Fóssil começa literalmente no final da minha rua. Trabalho no Campo Pequeno e levo cerca de 40 minutos para chegar ao trabalho (15 minutos para ir de casa à estação da Fertagus, 23 minutos de comboio, 2 minutos a pé), e sinceramente para quem trabalha em Lisboa não equacionaria outra solução que não o comboio. Acho que para quem trabalha em Lisboa e quer viver numa moradia rodeado de natureza há poucas alternativas à Aroeira (e as que existem são substancialmente mais caras).

    Dito isto há algumas desvantagens:

    - a rede de transportes públicos (com excepção do comboio) é péssima, a TST tem poucos autocarros e faz greve mês sim, mês sim. Ter carro é imprescindível.
    - as estradas estão em mau estado, tanto dentro como fora da Herdade da Aroeira. A câmara de Almada acha que a Aroeira é uma zona premium para ricos e por isso acha que devem ser eles a arranjar as ruas. É uma zona com densidade populacional baixa e rendimentos altos, por isso deduzo que não lhes traga muitos votos... -_-
    - pouca oferta de serviços, correios/farmácias/restaurantes/veterinários, regra geral vai ter de se meter no carro e ir até à Charneca (5 minutos).

    Dito isto, não mudava por nada! Posso ir surfar à Fonte da Telha a pé, pego na BTT e vou até à Lagoa de Albufeira pela Arriba Fóssil... Enfim, para quem se quer livrar da cidade e gostar de atividades ao ar livre, acho que as vantagens superam em muito as desvantagens.

    Relativamente a escolas, existem ofertas muito boas (Externato Campo de Flores (29 no ranking), St. Peter's School (10 no ranking) tem um shuttle que liga a escola à Aroeira, Colégio Guadalupe, Colégio do Vale) mas predominantemente privadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, zed, Clarinha
    •  
      marco1
    • 26 fevereiro 2020 editado

     # 9

    pedrosslp

    excelente testemunho, realmente também já tive esse sonho, apenas que exige não só ter a tal moradia mas um certo nível de vida ( €) para poder ter essa independência. por isso a Clarinha vai ter que analisar isso muito bem, pois Caxias neste momento é uma ótima localização e até acaba por ser um lugar "dentro" da cidade que apresenta alguma qualidade ao respirar e tranquilidade.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zed
  7.  # 10

    pedrosslp

    Também eu trabalho junto ao campo pequeno.
    Muito obrigada pelo seu testemunho. Vou voltar no próximo sábado e visitar melhor a zona para fazer nova avaliação. Mas fiquei desiludida com as infraestruturas que estão lastimáveis. Mas a moradia ultrapassa até o que idealizamos para viver. O receio é que isso não chegue para compensar mudar de caxias
  8.  # 11

    Clarinha,

    Já foi verificar outras zonas periféricas junto a cidade sem ser a margem sul?
    Dentro das condições de campo que procura.
  9.  # 12

    Colocado por: pedrosslppouca oferta de serviços, correios/farmácias/restaurantes/veterinários, regra geral vai ter de se meter no carro e ir até à Charneca (5 minutos).


    Moro na zona e tenho 1 hipermercado que posso ir a pé e mais dois (ALDI e LIDL) a 2 minutos de carro. Farmácia a 5 minutos. Café e restaurantes, vários e posso ir a pé. O Almada Forum a 10 minutos tem cinema etc.

    E depois, claro, se à meia noite me apetece ir dar uma volta de bicicleta é pacífico. O meu filho vem a pé da escola para casa
    • AMVP
    • 26 fevereiro 2020

     # 13

    O ideal seria manter o AP e ter uma moradia de férias/fim de semana, uma vez que gosta de moradias.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 14

    Colocado por: Paramonte

    Moro na zona e tenho 1 hipermercado que posso ir a pé e mais dois (ALDI e LIDL) a 2 minutos de carro. Farmácia a 5 minutos. Café e restaurantes, vários e posso ir a pé. O Almada Forum a 10 minutos tem cinema etc.

    E depois, claro, se à meia noite me apetece ir dar uma volta de bicicleta é pacífico. O meu filho vem a pé da escola para casa


    Tudo isso é verdade, mas eu por exemplo prefiro o Continente o que me força a deslocar até à Charneca. Todas essas coisas existem na Aroeira, mas na minha opinião acabam por estar muito dispersas, e com pouca variedade.

    Para mim pessoalmente é mais fácil meter-me no carro e dar um pulinho à Charneca.

    Ainda assim, acho que é um dos melhores sítios à volta de Lisboa para se viver.
  11.  # 15

    Colocado por: pedrosslpmas eu por exemplo prefiro o Continente

    Pode sempre utilizar o continente proximo da estação da Fertagus, no Monte da Caparica, que agora na nova localização já pode ser frequentado.
 
0.0129 seg. NEW