Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Tenho de mandar aplicar um tratamento curativo às vigas de piso de uma casa em alvenaria que estou a recuperar. Aqui pelo fórum há algumas referências a produtos para esse fim mas sem que haja uma conclusão efectiva.
    Ando a pesquisar sobre esse assunto e encontrei alguns estudos comparativos:

    http://cita.angra.uac.pt/ficheiros/publicacoes/1259146389.pdf
    http://www.azoresbioportal.angra.uac.pt/files/publicacoes_Myles%20et%20al.%20b.pdf

    Pelo que sei, somente o Xylophene SOR40 está certificado pelo LNEC.

    A minha ideia é a de injectar este produto através de seringa nos furos do caruncho nas vigas (pinho e Choupo) e depois mandar aplicar três demãos por trincha nas vigas e na parte de baixo do soalho do piso superior. Algumas das vigas também serão reforçadas com outras de Pinho Nórdico. Sei que a utilização de gás é a melhor maneira mas, para além de haver limitações por lei, também não previne nova infestação e o custo creio que é muito elevado.

    Haverá algum produto mais efectivo do que este SOR40?

    Obrigado
  2.  # 2

    A melhor coisa é contactar um empresa de desinfestação, e fazer um tratamento à casa toda.
    Arranque o que não presta, ou o que quer mudar, depois eles vem e gaseificam a casa toda durante 1 ou 2 dias, o gás vai a todos os buracos. basta um simples espaço onde não seja possivel colocar bem o xilofene e os bichos atacam logo as partes interiores e as que não levaram.
    É o melhor.
    Assentei a carpintaria a uma obra, onde apareceram bichos numas tábuas de alguns pré-aros, e depois colocamos xilofene até onde deu, mas no ano a seguir, tiveram de gasear o prédio todo. nunca mais ouve problemas.
    Pode ao fim da desinfestação ainda aplicar xilofene para reforçar.
  3.  # 3

    Bem, o problema é que não é possível utilizar gás nesta casa pois há casas vizinhas. Contactei uma empresa de desinfestação que mo disse e que também só poderia utilizar o xylophene.
  4.  # 4

    O caso que indiquei, os apartamentos, não foram gaseificados todos ao mesmo tempo, mas também era um obra recente, melhor isolada.
  5.  # 5

    Colocado por: tcamponesO caso que indiquei, os apartamentos, não foram gaseificados todos ao mesmo tempo, mas também era um obra recente, melhor isolada.


    A empresa que eu contactei disse-me que era proibido por lei a utilização de gás havendo casas contíguas. Disseram que só poderiam utilizar insecticidas líquidos tipo xylophene. No meu caso, as vigas estão um bocado em mau estado, havendo a necessidade de mudança, pelo menos, de algumas. A minha dúvida neste momento é se são todas mudadas, soalho incluído, ou se as reparações serão pontuais com posterior aplicação de Xylophene. O soalho parece estar em bom estado, mas... A grande questão é mesmo o custo, cerca de 5-6X mais para a mudança integral.
  6.  # 6

    Acho um bocado estranho porque já usei gás num rés do chão de um prédio com mais três andares por cima em Lisboa. Só se a legislação mudou, porque já foi há uns 10 anos.
  7.  # 7

    Pois, também me lembro de há uns 8 ou 9 anos atrás terem utilizado gás para desinfestação de um Arquivo da Biblioteca Geral de Coimbra o que causou muitos problemas pulmunares aos funcionários durante vários anos subsequentes... Creio que a legislação mudou.

    As vigas são de Choupo e Pinho nacional. O soalho é de pinho, aparentemente nacional mas do bom.

    Obrigado
  8.  # 8

    Aproveito para colocar uma foto de algumas das vigas e da parte de baixo do soalho do piso superior:



    Não sei se será só caruncho pois as cavidades interiores de uma das vigas que foram removidas eram enormes. Um dos bichos que andavam pelas madeiras da cobertura (que já foi restaurada, com a manutenção de algumas das vigas originais...) era este senhor aqui:



    ALguém sabe o que é isto (caruncho gordo?)? (Edit) Estive a pesquisar e parece ser a larva do Caruncho: http://www.youtube.com/watch?v=bzlShi5mQA0&feature=channel
  9.  # 9

    Ora bem, após uma análise mais minuciosa por parte dos carpinteiros, verificaram que afinal há por aquela casa um autêntico catálogo de madeiras. Desde vigas em pinho nacional até a Riga Velha autência, passando por Eucalipto, Castanho, Choupo e Carvalho. É impressionante mas é verdade. As mais atingidas pelo Caruncho são as de eucalipto, choupo e pinho nacional. As outras estão em bom estado.

    Caso opte pelo levantamento geral de soalhos e vigas vou manter as que estão melhor estado e que são também as de madeiras mais nobres.
  10.  # 10

    Existe uma teoria, que não sei se é verdade ou não, que as madeiras que mudam de clima, tipo norte para o sul da Europa,etc não são atingidos pelos bichos.
    Muito provavelmente o pinho, eucalipto, e o choupo são madeiras nacionais e o seu exemplo encoraja esta teoria.
  11.  # 11

    Eu acho é que não é por acaso que o carvalho e o castanho são madeiras nobres (e caras) e as outras não. Duvido que os suecos venham buscar pinho português para construir lá na terra deles.
  12.  # 12

    Colocado por: lobitoDuvido que os suecos venham buscar pinho português para construir lá na terra deles.

    Claro que não, eles tem lá o verdadeiro pinho nórdico, com maiores dimensões e mais leve que o pinho português,....
    Se não fosse o peso do pinho português especialmente com tratamento, tenho a certeza que se faziam cada estrutura com ele em Portugal, não ficava nada atrás das outras madeiras.
  13.  # 13

    Por outro lado, o pinho português que é exportado vai para algum lugar... Fazer o quê e para onde, não sei.

    Neste momento estou a equacionar se as vigas que sairem são substituidas por maciças em casquinha ou se lameladas também em casquinha. A diferença de preços é de cerca de 20-30% e não sei se vale ou não a pena.
  14.  # 14

  15.  # 15

    Colocado por: AgonçalvesPor outro lado, o pinho português que é exportado vai para algum lugar... Fazer o quê e para onde, não sei.

    Neste momento estou a equacionar se as vigas que sairem são substituidas por maciças em casquinha ou se lameladas também em casquinha. A diferença de preços é de cerca de 20-30% e não sei se vale ou não a pena.


    Vale!!!!!!!!
  16.  # 16

    Colocado por: dutilleul

    Vale!!!!!!!!


    Ok!


    A minha dúvida ainda é se a mudança das vigas é integral ou somente pontual. Isto porque mesmo as vigas em Castanho e Carvalho têm furinhos, embora não pareça que o bicho ainda lá se encontre pois não há vestígios de pó de madeira, o que nesta altura do ano deveria acontecer. As ditas vigas, mesmo com os furos e alguns canais superficiais, parecem sólidas, mas só com testes com instrumentos específicos é que se poderia ter a certeza.

    Por um lado, colocando bom material nas vigas e soalho, seria um descanso para o futuro e as coisas ficaram mais perfeitas do que estão (desnível dos pisos e alguns defeitos no soalho causados pela acção dos anos e do caruncho). Por outro, eliminar madeira centenária de qualidade que talvez até esteja em condições para durar mais cem anos, e cujo aproveitamento levaria também a que a obra ficasse bem mais barata.....

    Pelas estimativas que tenho, a mudança e reposição integral dos pisos fica em cerca de 6300 euros. A mudança pontual das vigas com tratamento integral das vigas e soalho com Xylophene fica em cerca de 2300 euros. Não é uma diferença impossível de se justificar, mas será que vale a pena?
  17.  # 17

    Ora bem, as vigas do último piso, e que são as que estão em melhor estado, foram mais ou menos limpas para possibilitar ter uma melhor percepção do seu estado e, no caso de ficarem e levarem com veneno, poderem abserver melhor o tratamento.

    Deixo algumas fotos exemplificativas do seu estado. Gostava que comentassem e se acham que estão para durar mais umas dezenas de anos ou se é mais seguro a sua substituição. O espaçamento médio entre vigas é de 35 cm com uma secção de 12x16 cm (média). Em boa verdade, não sei que madeira é essa e que é predominante nas vigas deste piso. Eucalipto, Carvalho,...?





    Obrigado
  18.  # 18

    Então ninguém opina?
  19.  # 19

    Colocado por: AgonçalvesEntão ninguém opina?


    Não sei, mas pelo que tenho lido é preciso enfiar uma coisa aguçada na madeira e consoante entra ou não, e quanto, é que se vê o estado da madeira. Não sei se se consegue ver qulquer coisa em fotografia.
  20.  # 20

    Colocado por: lobito<

    Não sei, mas pelo que tenho lido é preciso enfiar uma coisa aguçada na madeira e consoante entra ou não, e quanto, é que se vê o estado da madeira. Não sei se se consegue ver qulquer coisa em fotografia.


    Bem, por esse método já experimentei e não entra nada! Aparentemente, todas as vigas estão bem sólidas e secas, mas os furos é que me assustam, nomeadamente quanto à longevidade dessa madeira mesmo saturando-a com veneno. Isto porque toda a substituição, com a eventual manutenção das vigas de madeira nobre, por vigas lameladas de Casquinha, incluíndo a estrutura de madeira de suporte das vigas (frechais) e os tarugos, não é uma grande diferença monetária comparativamente ao custo da limpeza, restauro e aplicação de veneno no que já existe.

    Para mim é mesmo uma questão de durabilidade. Ou seja, o que é que me vai garantir maior durabilidade sem problemas? Limpeza, substiutição pontual de alguma viga em pior estado, substituição integral dos tarugos que são em pinho e aplicação integral de veneno ou a substituição integral de toda a estrutura por vigas lameladas de Casquinha?

    Obrigado
 
0.0197 seg. NEW