Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: Anonimo09092021E mover o bloco laranja da cozinha para o alinhamento da sala e fazer aquele alpendre em pérgola entre os dois edifícios? Em Santarém, no Verão, essa sombra sabe a mel...
      FDC Santarém.png


    Está muito bem apontado. Há uma razão para a cozinha estar "separada", por assim dizer. O objetivo inicial era fazer um terraço em cima, e o deslocamento tinha a ver com a ligação ao telhado (duas águas, nessa opção). A pérgula (em betão) é para fazer sombra quando as videiras crescerem e criar uma zona de estar. Se estivesse entre a moradia e o anexo perdia-se em privacidade porque a rua principal está perto. De qualquer maneira, repito, está muito bem observado e poderemos sempre criar esse espaço (ligação) depois se viermos a sentir necessidade.
    Obrigado
  2.  # 42

    Colocado por: JoelM

    Se é pela sala, o seu desenhador esqueceu-se de desenhar a porta... na planta que colocou não está lá!
    nem na planta nem nos alçados!


    A porta de entrada teórica será pela sala. Não precisamos grande pormenor (de projeto) agora, até porque não será uma porta muito imponente. Talvez em PVC de cor diferente ou qualquer outra característica que a defina. Diz-me a experiência que será bastante mais usada a porta da cozinha!
  3.  # 43

    É como disse, casa de fds e a experiência de saber que a porta da sala será pouco mais que ornamento. Aliás, como vai ser preciso ter qualquer coisa aberta para a lareira da sala funcionar (lareira de chão, à antiga, com 2 m de largura), essa porta, provavelmente, terá aí o seu uso. Por mim seria de oscilobatente, assim em branco como está. Mas aí quem manda é a esposa.

    A casa é numa zona onde é muito mas muito frequente a porta da cozinha (ou da garagem) ser a principal via de acesso.
  4.  # 44

    Eu por acaso acho o projeto muito bom! :-) desenvolvido com amor e dedicação entre mim e a minha mulher. Os 2 sem qualquer experiência no ramo, com um software gratuito, orçamento limitado e conhecedores do local, fizemos um bom trabalho! Só temos pena de não poder ter o terraço em cima da cozinha como idealizamos.

    E sim, mesmo em frente estão 2 casas recentes com porta de entrada pomposa e muito pouco usada.
    •  
      nunos7
    • 20 fevereiro 2020 editado

     # 45

    é joelm, espero q não se esteja a deixar contagiar pelos tópicos ao lado ;).

    uma pergunta para o autor do tópico, o arquitecto e construtor, são uma mesma equipa (conhecidos)?
  5.  # 46

    Colocado por: JoelMNão entendi!

    Achei as respostas do Joel, um pouco "frias" ;)
  6.  # 47

    Colocado por: nunos7
    Achei as respostas do Joel, um pouco "frias" ;)


    Não se preocupe, eu aguento!
    Sim, são conhecidos e mutuamente recomendados. Eu nunca me meteria a construir uma casa se não tivesse a confiança que tenho no construtor.
  7.  # 48

    Colocado por: JoelM

    Nada disso, só achei estranho os erros que a planta tem, não quer dizer que um arquitecto não os fizesse, mas quando o autor do tópico disse que a planta foi desenhada por ele e pela mulher, entendi que a base vem daí.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nunos7


    Quais são, na sua opinião, os erros da planta? Além da questão da porta de entrada.
    Como já referi, o projeto já está aprovado mas poderei sempre introduzir alterações.
  8.  # 49

    Para onde é o norte na planta? Sinceramente, enquanto leigo também não vejo grandes problemas de circulação, por outro lado a suite estar a paredes meias com a zona social poderia ser melhorado.
  9.  # 50

    Colocado por: HAL_9000Para onde é o norte na planta? Sinceramente, enquanto leigo também não vejo grandes problemas de circulação, por outro lado a suite estar a paredes meias com a zona social poderia ser melhorado.


    A fachada voltada a norte é a das casas de banho. Entendo a questão da proximidade da suite com a sala, mas tinha um limite de área e, a bem dizer, os ocupantes da sala e da suite são os mesmos e não estarão em simultâneo nas 2 divisões.
  10.  # 51

    Colocado por: JoelM

    A questão da entrada não é só "a porta por onde se entra", é todo um ritual associado. Chega a casa de carro ou a pé? e o que que faz? Pousa a chave? Onde? Se estiver a chover, traz guarda chuva, onde fica? Quando entra tira os sapatos? Onde os põe? É o casaco (se for o caso)?


    Em relação à planta e sem conhecer muito da envolvente, neste momento tem um quarto virado a norte e a nascente com vista para os anexos e com pessoas a passar em frente à janela para entrar em casa. Na imagem anexa, o vermelho representa a área social (sala) e o azul a zona privada, conseguia ter uma maior separação (a meu ver).
    Esta simples alteração permitiria entrar para a zona social em vez da cozinha (se decidi-se não ter Hall de entrada de qualquer maneira)
      Screenshot_20200220-134814_DuckDuckGo.jpg


    Nós somos uma família campestre que calça galochas no inverno e chinelos no verão. A chave do carro fica em cima do frigorífico, os sapatos ficam na lareira a secar (assim como os casacos e outra roupa que os garotos estão sempre a molhar). chapéu de chuva usamos pouco. Nós temos já uma casa de fds, no campo, com horta e galinhas, por isso não estou a criar cenários hipotéticos.

    Tem razão na questão do quarto virado para o anexo, simplesmente não conseguimos melhor solução. E a casa é de utilização exclusivamente nossa e festas de família durante o dia.

    Obrigado pela sua ajuda.
  11.  # 52

    Sem alterar nada do que está definido, quero só chamar a atenção para estes pormenores:
    Porta do escritório ao centro.
    Dimensão das IS e consequente disposição das louças na IS da suite.
    Como vai entrar para o poliban?
    Meia parede a dividir a sala da cozinha.
  12.  # 53

    A localização da porta do escritório poderá ser um pormenor a alterar, realmente faz mais sentido encostada a uma das paredes.
    As dimensões das IS são mínimas para cumprir regras e orçamentos. Assim à distancia não vejo problemas em aceder ao poliban, tanto na social como na suite.

    Aquela meia parede é uma divisão em arco com 40 cm de largura feito em gesso cartonado.
  13.  # 54

    .
  14.  # 55

    Projeto aprovado. Licença € 367.31 e alinhamento técnico 15,35.
    Agora é o vírus deixar começar. O ferro já chegou há 1 semana e vai começar a ser montado no estaleiro do construtor.
  15.  # 56

    Boa sorte para a obra Casa da Horta. Também estou a iniciar agora e já estou à espera que mais dia menos dia, me liguem a dizer que a obra vai parar.
  16.  # 57

    Para casa de fim-de-semana está bem bom. Eu conseguia viver nessa moradia... sem o anexo.
  17.  # 58

    Boa noite, pode indicar qual é o construtor?
  18.  # 59

    Publicamente prefiro não o fazer por não ter autorização do próprio. Por certo compreenderá.
  19.  # 60

    Primeiros passos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Goncalo D., NTORION
      20200403_170545.jpg
 
0.0422 seg. NEW