Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Estou a remodelar um apartamento, e gostava que alguem entendido na matéria me ajudasse a entender o que preciso dizer ao empreiteiro/electricista tendo isto em conta:
    - não preciso de tomadas de tv/coaxial
    - todas as divisões com TV irão ter uma box da MEO
    - não preciso de telefone fixo
    - quartos e sala terão tomada de rede para ligações de box's da MEO ou PlayStation/PC.

    Estou a pensar então colocar apenas tomadas de rede rj45, juntamente com tomadas eléctricas, nas divisões onde pretendo ter TV. Basta isto, certo?

    Irá ser colocado o MEO FiberGateway na casa, a minha ideia é que ele fique no hall de entrada (ponto mais central do apartamento). Há a possibilidade do MEO FiberGateway ficar dentro do ATI ou imediatamente fora do ATI. Caso fique fora do ATI, que tomadas preciso deixar preparadas, apenas RJ45 ou também tomada de Fibra Otica?

    Imaginando que tenho 5 tomadas rj45 na casa, com 3 box's la ligadas e outros aparelhos ligados nas restantes tomadas rj45, exemplo playstation, ou computador, preciso de ter um switch para isto, ou isto é feito no ATI?

    Como fariam se pudessem fazer tudo de raíz, tendo em conta tudo o que disse atrás?

    Obrigado!
  2.  # 2

    Esquecia o ati e colocava um armário pequeno tipo bastidor onde centralizava tudo router switch derivador coaxial e disco de rede

    Instalação coaxial em estrela e tomada rj45.

    Cada ponto rj45 junto com um cabo coaxial.
    Zona de tv com tomada extra de rj45

    Cabo cat6

    Switch com poe caso faça falta colocar algum switch sem necessidade de tomada eletrica

    Se o apartamento for grande prever uma tomada de rede numa zona central para instalar um access point ou repetidor.

    Deixar um tubo de 40 com interior liso desde a entrada do apartamento até ao bastidor.


    A ideia base é esta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgebsferreira
    • jfs_
    • 9 abril 2020 editado

     # 3

    No meu caso estou a pensar deixar junto do ATI o router, que ficará em modo bridge. Ligo-o a um gateway e a um switch que está por sua vez ligado a cada uma das tomadas de rede do ATI. Desligo a função wifi do router do operador e as ligações wireless passam a ser disponibilizadas através um access point, à partida na sala, onde tenho duas tomadas de rede junto à TV e que é relativamente central. Se necessário coloco outro access point no piso superior para os quartos.

    Ando a ver o material da ubiquiti, que à partida simplifica a configuração de tudo.

    exemplo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgebsferreira
  3.  # 4

    Obrigado pelas respostas. Será que podiam responder diretamente a estas questões:

    Irá ser colocado o MEO FiberGateway na casa, a minha ideia é que ele fique no hall de entrada (ponto mais central do apartamento). Há a possibilidade do MEO FiberGateway ficar dentro do ATI ou imediatamente fora do ATI. Caso fique fora do ATI, que tomadas preciso deixar preparadas, apenas RJ45 ou também tomada de Fibra Otica?

    Imaginando que tenho 5 tomadas rj45 na casa, com 3 box's la ligadas e outros aparelhos ligados nas restantes tomadas rj45, exemplo playstation, ou computador, preciso de ter um switch para isto, ou isto é feito no ATI?


    Para alem destas perguntas, gostava de perguntar se há tomadas rj45 e coaxial. Apesar de eu não precisar de coaxial, nao sei se amanhã nao vendo a casa e gostava de a deixar preparada para quem vier a seguir. Ou seja, no mesmo tubo seguirem cabo de rede e coaxial e na ponta ficar só uma tomada dupla de rj45/coaxial.
  4.  # 5

    Colocado por: jorgebsferreiraPara alem destas perguntas, gostava de perguntar se há tomadas rj45 e coaxial.

    Há 7 anos atrás na remodelação de um apartamento que depois aluguei o empreiteiro montou uma caixa ATI no hall e fichas rj45 e coaxial em todas as divisões. Não faço ideia como os inquilinos estão a usar.
    Agora até ouço falar em fibra dentro de casa mas não faço ideia de como funciona.
  5.  # 6

    Colocado por: jfs_No meu caso estou a pensar deixar junto do ATI o router, que ficará em modo bridge. Ligo-o a um gateway e a um switch que está por sua vez ligado a cada uma das tomadas de rede do ATI. Desligo a função wifi do router do operador e as ligações wireless passam a ser disponibilizadas através um access point, à partida na sala, onde tenho duas tomadas de rede junto à TV e que é relativamente central. Se necessário coloco outro access point no piso superior para os quartos.

    Ando a ver o material da ubiquiti, que à partida simplifica a configuração de tudo.

    exemplo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jorgebsferreira

    Esse acess point pode colocar no tecto
  6.  # 7

    Colocado por: jorgebsferreiraPara alem destas perguntas, gostava de perguntar se há tomadas rj45 e coaxial. Apesar de eu não precisar de coaxial, nao sei se amanhã nao vendo a casa e gostava de a deixar preparada para quem vier a seguir. Ou seja, no mesmo tubo seguirem cabo de rede e coaxial e na ponta ficar só uma tomada dupla de rj45/coaxial.

    Então mas o seu electricista sabe isso concerteza!? se pesquisar, consegue facilemten descobrir tomadas mistas RJ45+ COAXIAL
    O ATI é uma parvoice, mas supostamente mesmo em remodelação, deverá seguir o ITED, 3, ou a nova versão 4 que ainda não entrou em vigor.



    Colocado por: jorgebsferreiraImaginando que tenho 5 tomadas rj45 na casa, com 3 box's la ligadas e outros aparelhos ligados nas restantes tomadas rj45, exemplo playstation, ou computador, preciso de ter um switch para isto, ou isto é feito no ATI?

    É tudo agregado num switch (a rede RJ45) o ATI não serve para nada, excepto para linha telefonica( quem usa!?) e para o COAXIAL.
    • jfs_
    • 10 abril 2020

     # 8

    Colocado por: callinas
    Esse acess point pode colocar no tecto


    Sim, mas não foi acautelada essa situação e agora fica dificil colocar um ponto no tecto. Devo usar antes os AP in wall

    https://inwall.ui.com
    • zed
    • 10 abril 2020 editado

     # 9

    Também estive a ver os Unifi IW recentemente, infelizmente onde eu queria pôr tenho tomadas duplas de RJ45 e eletricidade ou coaxial ao lado, o que faz com que o AP não caiba. Aquilo é mais largo que uma tomada portanto só fica bem colocado onde houver uma tomada singela.

    Vou antes pelo FlexHD, aliás encomendei hoje mesmo.
  7.  # 10

    Tendo em conta o primeiro post, se eu colocar o router homegateway do meo na sala, que tomadas, para alem da tomada de rede preciso de ter? Preciso de ter tomada de Fibra ótica, certo?

    Depois como posso ligar as restantes tomadas ao router? Ligo o router ao switch no ATI e depois as tomadas dos outros quartos ao switch?
  8.  # 11

    certo.
    • zed
    • 19 abril 2020 editado

     # 12

    Porque vai agora por o MEO Fiber Gateway (FGW) na sala em vez do hall? Depois quer lá pendurar um switch e ou fica também na sala ou então já precisa de outra tomada RJ45 para fazer o retorno ao ATI, não faz sentido. Além de que aquilo é um mono.

    Se conseguir pense em ter isso escondido num bastidor que alberga o ATI. Eu tenho em casa assim, ainda não montei o switch mas já vem a caminho (e 2º AP).


    O meu ATI não tem espaço para quase nada, não sei se são todos assim mas de qualquer forma não aconselho a colocar muitos equipamentos num espaço pequeno pois o router e modem podem aquecer bastante.

    Notas:
    - O ATI não é um switch mas tem espaço para instalar um switch básico. Fica melhor servido com o switch externo.
    - A porta do ATI tem uns furos para passar os cabos, assim pode fechar a porta.
    - A fibra entra na casa pelo ATI. No meu caso vou ter de alargar o furo uns mms para passar o connector com secção quadrada pelo actual furo redondo.
    - O switch alimenta os pontos de rede RJ45 que tenha pela casa fora.
    - O FGW pode-se configurar em "bridge mode", o que quer dizer que ele vai atribuir o seu IP público ao router e desactiva o firewall e roteamento (usa o da Unifi).
    - Se quiser pode reservar uma tomada RJ45 extra algures para meter um telefone VOIP.
 
0.0162 seg. NEW