Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Vou começar a construir uma moradia geminada e estou preocupado com a parede que vai encostar ao vizinho. A minha preocupação tem a ver com o isolamento acústico. O meu Arquitecto e Engenheiro projectaram a seguinte solução:
    Execução da parede/empena, junto ao vizinho em betão hidrofugado, com 20cm de espessura espessura, (não leva chapisco, cerzite ou
    emboço, o betão é apenas pintado). Pelo interior será em tijolo de 7 cm com caixa de ar de 5 cm preenchida com lã de rocha de 50 mm.

    Não duvidei que seria a melhor solução até o empreiteiro me dizer que tinha algumas dúvidas pois o betão é um material que faz ponte térmica e acústica.
    Agradeço as vossas opiniões e possíveis soluções alternativas.

    Obrigado!
  2.  # 2

    Embora não possa contribuir para o esclarecimento da sua dúvida, gostaria de saber qual a melhor solução técnica para esta questão pois em breve será também do meu interesse.
    •  
      FD
    • 19 julho 2010

     # 3

    Será possível ser falsamente geminada? Ou seja, guardar uns 30 ou 50cm de distância e dar a ilusão de estar ligada à outra casa?
    É que, desde que haja contacto, os ruídos de percussão (pancadas, cadeiras a arrastar, portas a bater, etc.) são sempre os mais complicados de eliminar...
  3.  # 4

    Colocado por: FDSerá possível ser falsamente geminada? Ou seja, guardar uns 30 ou 50cm de distância e dar a ilusão de estar ligada à outra casa?
    É que, desde que haja contacto, os ruídos de percussão (pancadas, cadeiras a arrastar, portas a bater, etc.) são sempre os mais complicados de eliminar...


    Eu tinha a noção que moradias geminadas feitas por projectos diferentes seriam sempre falsamente geminadas, ou seja qualquer estrutura seria sempre independente da outra. Mas 30 ou 50 cm é demasiado, não bastarão 2 ou 3 cm, como se fosse uma junta de dilatação?
  4.  # 5

    Boas

    Eu tinha a noção que moradias geminadas feitas por projectos diferentes seriam sempre falsamente geminadas, ou seja qualquer estrutura seria sempre independente da outra.

    Se as moradias geminadas constituirem regime de propriedade horizontal - condomínio - a estrutura pode ser comum. Se não for o caso, a estrutura terá de ser independente.

    cumps
    José Cardoso
  5.  # 6

    No meu caso a moradia tem uma estrutura totalmente independente. Contudo a parede /empena vai estar em contacto com a parede do vizinho e a minha questão inicial vai no sentido de encontrar a melhor opção para essa parede.
  6.  # 7

    ...
  7.  # 8

    Se as moradias geminadas constituirem regime de propriedade horizontal - condomínio - a estrutura pode ser comum. Se não for o caso, a estrutura terá de ser independente.


    Boas, mesmo no regime de propriedade horizontal (caso da minha) segundo me foi dito pelo eng. da obra, terá que ter parede dupla independente, a única estrutura a poder ser partilhada é o telhado, neste caso não terá (não me recordo do nome!) a divisória...até o muro tem que ser individual, referiu-me o mesmo.

    Saudações.
  8.  # 9

    Boas

    As paredes são um assunto diferente da estrutura. As paredes de meação podem ou não ser duplas, ou seja, no seu caso nada impede que tenha a sua parede simples e o vizinho outra parede simples, desde que que cumpra as condições regulamentares. O que pode é conseguir melhores condições - acústicas, por exemplo - com parede dupla, mas não é caso para falar de obrigatoriedade.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ugabista
  9.  # 10

    penso que no caso do Serrano visto a estrutura ser independente, uma junta de dilatação bem executada e mais o que ele disse estar preconizado, poderá ser o suficiente para garantir um isolamento sonoro, embora ache que em vez do estreitinho tijolo de 7 ( que até pode dar uma parede empenada e dificil para abrir roços) poderia era aplicar pladur e "engrossar" o isolamento da caixa de ar. Talvez o Alv veja isto e dê uma boa solução tambem.
  10.  # 11

    já pensou aplicar isloamento (Xps ex.) pelo lado exterior da sua parede contra a do vizinho ?!?
  11.  # 12

    Obrigado pelos vossos comentários. de facto o empreiteiro já me disse que posteriormente quanto for construída a casa que encosta à minha, deverei utilizar um material isolante na junta de dilatação de forma melhorar o isolamento. Quanto a aplicar pladur em lugar do tijolo de 7 , vou falar com o arquitecto e com o empreiteiro. Obrigado! Penso que esta é uma discussão importante pois há muita gente que sai de apartamentos para "fugir" aos ruídos e compra ou constrói casas geminadas que podem ser uma decepção nesse sentido.

    Monte Serrano
    •  
      FD
    • 20 julho 2010

     # 13

    Seria viável a utilização de um "tijolo acústico" (com características de isolamento) só nessa fachada?
  12.  # 14

    Já vi muita coisa, mas "moradias geminadas" que contactam pelo telhado de uma água, nunca. Mas existe. Ambas as moradias têm o beiral do telheiro/garagem a "inclinar" uma para a outra. Resolveram o problemas dos ruídos, certamente, mas não sei se estará em conformidade com o RGEU e se a fiscalização deixará passar.
    Se alguém souber responder agradecia.
    Cumps
    Pina
 
0.0158 seg. NEW