Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Porque que grande parte dos andares têm os quartos virados para a rua?
    As salas e cozinha ficam nas traseiras e os quartos ficam sempre à face da rua.

    Obrigado
  2.  # 2

    grande parte significa quantos no pais?

    não é verdade isso que acha, tanto há assim como ao contrário.
  3.  # 3

    Já passei por 8 casas, todas arrendadas. E em todas os quartos eram virados para a rua.
    Onde pretendo centrar a questão é "isso é boa prática?"
  4.  # 4

    não tem nada a ver com pratica, é uma questão que tem a ver com um sem numero de razões, desde a orientação solar, a planta geral que assim obriga, as vistas, etc etc

    é claro que é preferível ter os quartos mais resguardados dos barulhos da via publica mas isso pode ser muito bam atenuado com o tipo de construção e revestimentos e ainda a qualidade da caixilharia e respetivos vidros.
  5.  # 5

    Colocado por: marco1não tem nada a ver com pratica, é uma questão que tem a ver com um sem numero de razões, desde a orientação solar, a planta geral que assim obriga, as vistas, etc etc

    é claro que é preferível ter os quartos mais resguardados dos barulhos da via publica mas isso pode ser muito bam atenuado com o tipo de construção e revestimentos e ainda a qualidade da caixilharia e respetivos vidros.


    Haaa, chegou onde eu queria! "é claro que é preferível ter os quartos mais resguardados dos barulhos da via publica".
    Vou convida-lo para vir dormir cá a casa ao som dos carros e dos autocarros que passam cá na rua :) (eu ando há 25 anos a levar com os sons da rua, das pessoas a entrar no prédio, dos carros a pegar no frio da manha e dos inteligentes que passam na rua a berrar às 5 da manha)

    "planta geral que assim obriga". Quem decide essa planta? Não é a mesma pessoa que desenha o prédio?
  6.  # 6

    ouça o mercado tem tanta variedade que nada o obriga a ir para essas casas
    a planta assim o obriga e porque tem de haver oferta diferente, há quem prefira ter os quartos virados a nascente ( mesmo que a dar para a via publica) e a sala para tras
    e vice versa
    para ser sincero não entendo a razão deste tópico.
  7.  # 7

    A razão do tópico é que de todas as casas que tive têm os quartos virados para a rua.
    Não entrar em debate se são 80%, 20%, 50%, pois que tem esses dados deverá ser uma entidade qualquer que eu não sei o nome. Mas da minha experiência, todas as casas que vi tem os quartos virados para a rua.

    Onde não vi isto foi nos prédios que têm, por exemplo, o segundo trás e o segundo frente.

    Mas o que queria saber era se era alguma imposição (regra). Mas pelo que explicou depende apenas do arquitecto. É isso?
  8.  # 8

    Se for um moradia, a maior parte das pessoas prefere ter as cozinhas e as salas viradas para o quintal.

    Se for um prédio, pode ter a ver até com questões relacionadas com o terreno e modo de implantar o edifício em si, bem como de maximização do numero de fracções - algo muito pedido pelos promotores.
  9.  # 9

    Acustica

    não tem a ver com regra nenhuma, já disse que isso tem inúmeras razões para ser assim ou NÃO ser, tanto existem casas assim como ao contrário
    os seus casos não chegam para que se defina isso como um padrão, calhou apenas.
  10.  # 10

    Colocado por: AcusticaMas o que queria saber era se era alguma imposição (regra). Mas pelo que explicou depende apenas do arquitecto. É isso?

    Olá.
    Não depende de nada em particular.
    Cada caso é um caso.
    Coincidência apenas.
    Não há regra alguma sobre isso.
  11.  # 11

    Acustica, voce precisa é de melhorar a acústica do seu apartamento. Incomoda-o, teve azar, procure agora melhorar ( as caixilharias, as caixas de estore, as paredes e porta que confinam com as zonas comuns)
    • smst
    • 30 abril 2020

     # 12

    Colocado por: ADROatelierSe for um moradia, a maior parte das pessoas prefere ter as cozinhas e as salas viradas para o quintal.

    Se for um prédio, pode ter a ver até com questões relacionadas com o terreno e modo de implantar o edifício em si, bem como de maximização do numero de fracções - algo muito pedido pelos promotores.


    Não necessáriamente. Depende do tipo de casa que se pretenda construir e do gosto dos donos.
    Um exemplo, os meus pais e os meus tios compraram um lote de terreno cada um na mesma rua (e no mesmo lado da rua), lotes esses separados penas por um lote do vizinho. Os meus pais dada a configuração do terreno e gosto deles construiram uma moradia com res do chão e 1º andar em em o res do chão é uma garagem ampla e o 1º andar moradia sendo a sala e a cozinha voltada para a estrada e os quartos voltado para a traseira/quintal(dois deles) e um para a lateral. Já os meus tios dizeram uma moradia de res do chão e 1º andar em que no res do chão tem sala e cozinha voltada para a estrada, garagem e escritorio atrás e no primeiro andar 3 quartos voltados para a estrada. Dai a sua afirmação não ser regra.
    O que é estranho neste tópico é a autora escolher sempre casas para arrendar com quartos voltados para a rua e depois queixar-se desse facto.
    • smst
    • 30 abril 2020

     # 13

    Procure uma casa que tenha os quartos na posição que quer, existem muitas, podem é não estar disponiveis para arrendar, agora se embirra com esse facto cometeu 7 vezes o mesmo erro (à primeira todos caem, já à segunda cai quem quer...)
    No meu caso, primeira casa arrendada tenho um quarto e sala virado para uma rua e outro quarto e cozinha virado para outra rua (2.º andar, num bloco de 3 andares com 2 apartamentos por andar). Antes deste fui ver outro (T1) com todas as divisões viradas para uma rua secundária e não o queria nem de "borla", ficava no rés do chão por cima da entrada da garagem e a porta da entrado do prédio ficava perpendicular à parede do quarto mesmo a meio onde tinha de ficar a cabeceira da cama, num edificio com oito andares e quatro apartamentos por andar, sendo que neste caso os partamentos virados para a rua principal eram os que estavam melhor.
  12.  # 14

    Epah... xD

    Olhe ja vou no terceiro apartamento em que vivo, o primeiro apanhava o prédio em L, tanto um quarto como o outro davam para a "rua" e era um em cada ponta. O segundo apanhava a parte de trás e da frente do prédio e ambas partes confrontavam com a "rua" sendo que os quartos eram de um lado e a cozinha e sala do outro. Agora o meu apartamento apanha apenas uma frente do prédio e confronta todo com a "rua".

    Isso nem tem ponta por onde se lhe pegue honestamente, há prédios tão diferentes em Portugal inteiro... É impossível sequer determinar que a maior parte deles tem quartos de um lado e cozinha e sala do outro... há apartamentos em prédios isolados com 4 fachadas principais que apanham as 4 fachadas todas... oooofff epah. Se você tentar reduzir a uma área geográfica secalhar talvez seja verdade, mtas casas na cidade de Lisboa têm a cozinha na parte de trás e os quartos/sala confrontam com a rua... porquê? Porque sim, porque quiseram fazer assim na altura.
 
0.0142 seg. NEW