Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 781

    Colocado por: BricoleiroNum campo de batalha como em qualquer guerra, primeiro tenta-se travar o inimigo com o mínimo possível de baixas no batalhão, depois parte-se para medidas mais drásticas, caso a primeira investida não tenha solucionado.

    Então você está-me a dar razão. Eu nunca defendi as medidas drásticas em primeiro lugar, por isso é que nunca defendi um fecho tão radical da economia como aquele que foi feito.
  2.  # 782

    Do dicionário :
    co·lap·so
    (latim colapsus, -a, -um, particípio passado do verbo collabor, -labi, cair com, desabar, desfalecer)
    substantivo masculino
    1. [Medicina] Diminuição súbita e considerável da energia do cérebro e de todas as forças nervosas.
    2. [Medicina] Depressão ou achatamento de um órgão, de um canal ou de uma estrutura.
    3. [Botânica] Estado da flor ou folha que se fechou.
    4. Estado de decadência ou degradação (ex.: colapso financeiro). = RUÍNA
    6. Destruição ou derrocada de uma estrutura (ex.: o sismo provocou o colapso de muitos prédios).

    "colapso", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/colapso [consultado em 27-04-2020].
    Ou foram deprimidos ou destruídos.
    O ponto 4 aplica-se á economia actual e não ao SNS.
    • AMVP
    • 27 abril 2020

     # 783

    Essa discussão sobre o SNS colapsou ou não faz qualquer sentido.
    Grande parte das atividades médicas foram suspensas, por isso aguentou-se. Se parasse-mos todas as atividades e apenas tratasse-mos uma doença à vez o SNS teria sempre capacidade de resposta para essa doença.
  3.  # 784

    Colocado por: JoelMfolgo em saber que toda a informação que recebi dos vários colegas a trabalhar no NHS está errada!

    Não seja tonto. Não colapsou nada, tanto é assim que por exemplo um hospital de campanha pronto a receber 4000 doentes em Londres, nunca encheu.

    Colocado por: JoelMsim sim... e a sua solução para o problema era... alem das pessoas terem essas patologias, ganharem mais COVID-19 assim que fosse ao hospital... brilhante!

    A minha solução é a que está a ser advogada por muitos especialistas: toda a gente a trabalhar e a estudar, máscaras, desinfectante, luvas, distanciamento social e proteção dos grupos de risco.


    Colocado por: JoelMo seu "problema" é somente este, pura e simples ideologia!

    Não sei que ideologia é que defende parar tudo, mas deve ser algo do tipo dos hippies ou do PAN. De resto, defender uma economia que consiga dar rendimento às pessoas para sobreviverem, apesar da pandemia, não é ideologia, é ter apenas um mínimo de bom senso.
    Concordam com este comentário: hangas, scarecrow
    • eu
    • 27 abril 2020

     # 785

    Colocado por: J.Fernandestoda a gente a trabalhar e a estudar, máscaras, desinfectante, luvas, distanciamento social e proteção dos grupos de risco.


    Com um regresso gradual, para aferir as consequências da abertura de certas atividades.

    O que pode ficar de fora para já são: bares, clubes, concertos, teatro, cinema, futebol e outras atividades que juntem muitas pessoas no mesmo espaço.
    • eu
    • 27 abril 2020

     # 786

    Não compreendo como é que ainda não é obrigatório usar máscara em espaços públicos.
    Concordam com este comentário: Luis Santos Duarte, Bricoleiro
  4.  # 787

    Colocado por: JoelMPorque o UK é só Londres...

    Houve hospitais que colapsaram fora de Londres?! E quantos pessoas morreram debaixo dos escombros?
  5.  # 788

    Colocado por: JoelMObrigado por comprovar o que eu disse!

    Eu acabei de contradizer o que você disse.
  6.  # 789

    Na minha opinião que desde já digo que nada vale.

    Kkkkkkkk

    Segundo tenho observado se bem que vejo mal, a quarentena até agora tem funcionado pois na realidade temos poucos casos e teoricamente o SNS aguentou muito há custa de adiamentos mas aguentou, se tivermos vacina no outono ou tratamento eficaz então o plano foi bem sucedido a nível sanitário e económico, se tivermos outra quarentena no outono então vai ser o caos, pois os patrões não vão voltar a ser enganados, colocar os empregados em Lay off não é mais que ser a empresa a pagar a quarentena pois Na realidade os impostos embora um pouco reduzidos continuam lá, sendo a empresa a suportar sem facturar os empregados algo que na sua maioria não vão ter capacidade nem financeira nem moral para o fazer.

    Mas um estado socialista que na realidade não quer saber dos pequenos mas anda muito preocupado com os grandes, vai ser mais fácil injetar milhões em empresas meio falidas e emprestar a empresas que geram milhões á conta de contratos feitos com o estado enquanto aos pequenos tudo é dificultado.

    E se vamos começar a trabalhar é porque os pequenos tem que começar a trabalhar para pagar impostos.

    Para não falar dos trolhas que na sua maioria nunca parou pois o vírus não gosta do pó do cimento portanto não há risco de infecção.
  7.  # 790

    Colocado por: eu

    "...O coronavirus é muito diferente do HIV..."


    será assim tão diferente do HIV ?...
    só porque não se consegue replicar nas T cells..."
    Na comunidade internacional não têm sido assinaladas outras diferenças relevantes..
    daí a consequência da infecção estar directamente relacionada com o grau de exposição e da forma como se apresenta o sistema imunitário do hospedeiro...
    no longo prazo, não estão estudadas as consequências no corpo humano...

    https://www.todayonline.com/world/coronavirus-could-attack-immune-system-hiv-targeting-protective-cells-warn-scientists

    https://www.thailandmedical.news/news/covid-19-alert-new-study-shows-sars-cov-2-coronavirus-targets-and-destroys-t-cells,-similarly-as-what-hiv-does

    https://www.nature.com/articles/s41423-020-0424-9
  8.  # 791

    Colocado por: J.Fernandes
    Então você está-me a dar razão. Eu nunca defendi as medidas drásticas em primeiro lugar, por isso é que nunca defendi um fecho tão radical da economia como aquele que foi feito.

    Se tentar ver menos economia e também um bocadinho de lado humanitário e saúde pública, vai perceber que no contexto correcto a mensagem é outra.
    • hangas
    • 28 abril 2020 editado

     # 792

    Colocado por: JoelMPara quem estiver interessado a Netflix tem um novo documentario sobre os coronavírus, muito interessante!


    Vi ontem, muito interessante. Julgo que deve haver mais episódios, visto que nos outros titulos do "Explained" havia sempre uns 5 ou 6 por tema.

    Há também outro semelhante chamado Pandemic: Covid19 na Amazon Prime Video, mas visto ser do Discovery, é possivel que de também no Canal cabo.
  9.  # 793

    https://www.noticiasaominuto.com/mundo/1465618/bebe-milagre-com-seis-meses-e-problemas-cardiacos-venceu-a-covid-19

    Parabéns à pequena guerreira e a quem tratou dela, grande exemplo de esperança porque as boas notícias também existem.
  10.  # 794

  11.  # 795

    Colocado por: JoelM"não se sabe" os efeitos que terá no futuro (a nível de pandemia)

    O futuro ninguém sabe, mas decorridos estes dois meses vão-se já sabendo algumas coisas e não são boas notícias:

    "António Vaz Carneiro, médico especialista em medicina interna, é um dos autores do trabalho e, em entrevista à Rádio Observador, explicou que esse número (que se situa entre os 2.400 e os 4.000 óbitos) representa as “mortes em excesso” quando comparadas com a média nacional – e que, provavelmente, “não existiriam se não fosse a pandemia da Covid-19”, assegura o professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e presidente do Conselho Científico do Instituto de Saúde Baseada na Evidência.

    O que é de realçar é o facto do aumento da mortalidade se ter sentido mais entre os doentes não Covid-19 – 4 a 6 vezes mais, segundo ainda o estudo. Ou seja, o novo coronavírus só foi responsável por uma pequena percentagem dos óbitos. Para Vaz Carneiro, foram as “doenças crónicas que se agudizaram” e fizeram aumentar a taxa de mortalidade.
    "

    https://observador.pt/2020/04/28/estudo-alerta-para-o-aumento-da-mortalidade-em-doentes-nao-covid-19/
  12.  # 796

    Colocado por: JoelME quantas seriam as mortes se o pessoal doente fosse ao hospital ser tratado e fosse contaminado? Principalmente os "grupos de risco" que não são só os velhos...

    Não sei. Como você tinha dito num comentário anterior que do futuro nada sabe mas preocupa-o é o presente, aqui estão dados do presente para todos nos preocuparmos.

    Só espero é que quando se fizer a contabilidade da COVID-19 se incluam estes óbitos também.

    A confirmarem-se estes dados podemos afirmar que a suspensão de tratamentos, cirurgias, consultas, exames e o medo dos pacientes de se deslocarem ao hospital, já provocou muito mais mortos que o vírus. Isto são factos, dizer que se não se fizesse assim as coisas seriam piores ou melhores já é especulação.
    • eu
    • 28 abril 2020

     # 797

    Não discordo do argumento, mas foram feitos testes post mortem à presença do vírus?

    Uma parte dessas mortes não terá sido precipitada pela infeção "não detetada" com o covid-19 ?
  13.  # 798

    Colocado por: JoelMou seja, dizer que se nao se tivessem tomado medidas as pessoas teriam ido ao hospital e nao teriam morrido já nao é especulacao, certo?

    Se eu não tivesse feito a ressalva: "a confirmarem-se estes dados...", era especulação.

    O que não é especulação mas é facto, é dizer que você só lê metade das palavras que os outros aqui escrevem.
  14.  # 799

    Colocado por: JoelMjá para nao falar que as pessoas deixariam ter medo de ir ao hospital só porque o J.Fernandes diz...

    Não porque eu digo mas porque a procura de urgências diminuiu 45% nas últimas semanas. A não ser, claro, que as pessoas tenham de repente ficado mais saudáveis, com menos enfartes, AVC´s e tudo o resto.
  15.  # 800

    Colocado por: JoelMMesmo que este número de mortes de confirme, como é que vão aferir se tendo estas pessoas sido assistidas no hospital, não teriam morrido na mesma quer por esta doença quer por covid 19?

    Usando a mesma lógica de raciocínio (ou a falta dela), podemos dizer - como aliás alguns têm dito - que não sabemos também se a maioria das pessoas que morreu de COVID-19 sendo idosas e/ou com doenças crónicas não iria morrer nas próximas semanas/meses mesmo que não tivesse sido contagiado.
 
0.0312 seg. NEW